Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

ESTÁCIO

Em nosso dia a dia, no contato com outras pessoas e com as diversas informações que recebemos, estamos expostos a várias situações comunicativas, cada uma situada em seu devido contexto. Na escrita e na fala existem algumas estruturas padronizadas que recebem o nome de gêneros textuais.

No simples ato de abrir um jornal ou uma revista, já estamos expostos aos diversos gêneros textuais: nesses dois meios de comunicação é possível encontrar artigos, cartas de leitor, artigos de opinião, notícias, reportagens, charges, tirinhas, ensaios, e-mails e tantos outros textos que se adequam às necessidades de quem os escreve, apresentando finalidades distintas e definidas. Assim são os gêneros, eles existem em grande quantidade justamente porque as práticas sociocomunicativas são dinâmicas e variáveis.

Com relação ao texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.

I. Os gêneros textuais variam pouco, pois não se adaptam-se às práticas sociocomunicativas.

II. Os gêneros textuais possuem características específicas, que dependem dos usuários da linguagem e das necessidades em sua comunicação.

III. O leitor/produtor de textos é um usuário da linguagem à medida que recorre aos gêneros textuais para, em diferentes situações comunicativas, externalizar os sentidos dos textos que lê ou produz.

É correto o que se afirma em:

A I, apenas.

B II, apenas.C I e III, apenas.

D II e III, apenas.

E I, II e III.

User badge image
Gabriel Ferreira

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Os gêneros textuais variam pouco, pois não se adaptam-se às práticas sociocomunicativas. Falso. Os gêneros textuais são dinâmicos e se adaptam às práticas sociocomunicativas, portanto essa afirmação está incorreta. II. Os gêneros textuais possuem características específicas, que dependem dos usuários da linguagem e das necessidades em sua comunicação. Verdadeiro. Essa afirmação está correta, pois os gêneros textuais realmente têm características que variam conforme o contexto e as necessidades dos usuários. III. O leitor/produtor de textos é um usuário da linguagem à medida que recorre aos gêneros textuais para, em diferentes situações comunicativas, externalizar os sentidos dos textos que lê ou produz. Verdadeiro. Essa afirmação também está correta, pois descreve bem o papel do leitor e do produtor de textos em relação aos gêneros textuais. Com base na análise, as afirmações corretas são II e III. Portanto, a alternativa correta é: D) II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina