Leia o excerto abaixo:
Lacan retoma a teoria freudiana dos complexos de castração e de Édipo para articulá-la com a metáfora paterna, conceito que vem elaborando em seus seminários, com a finalidade de estabelecer as funções do pai no processo de simbolização. Para Lacan, a interdição do incesto é estrutural e não algo meramente histórico. Ele brinca dizendo que prefere chamar o complexo de Édipo de Nome-do-Pai, porque isso “não é tão complexo assim”. Sem dúvida, a elaboração do Complexo de Édipo por Freud corresponde precisamente à construção da metáfora paterna e do Nome-do-Pai.
Esse processo de simbolização se realiza em três tempos: frustração, castração e privação. Cada um desses três tempos é marcado pela falta do objeto. Justamente por isso, os três tempos do complexo de Édipo correspondem também às três modalidades de falta da estrutura. (Jorge, 2005, p. 51). (Fonte: JORGE, M. A. C. Lacan, o grande freudiano. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.)
Agora, leia as proposições a seguir, avaliando-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).
A. O nome-do-pai de Lacan não tem relação com o Édipo de Freud.
B. O nome-do-pai em Lacan trata do processo de entrada na ordem simbólica e nas proibições e leis.
C. A ausência da mediação do nome-do-pai em Lacan não causa nenhum problema no desenvolvimento do sujeito.
A respeito das proposições acima, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Opção A
F – F – F.
Opção B
F – V – V.
Opção C
V – F – F.
Opção D
F – V – F.
Opção E
V – F – V.
Ed
há 4 meses
Vamos analisar cada proposição em relação ao excerto sobre Lacan e Freud: A. O nome-do-pai de Lacan não tem relação com o Édipo de Freud. É falsa (F). O nome-do-pai em Lacan está diretamente relacionado ao Complexo de Édipo de Freud, pois Lacan retoma e articula essa teoria com a metáfora paterna. B. O nome-do-pai em Lacan trata do processo de entrada na ordem simbólica e nas proibições e leis. É verdadeira (V). O nome-do-pai é um conceito central na teoria lacaniana que se refere à introdução do sujeito na ordem simbólica, que inclui as proibições e as leis sociais. C. A ausência da mediação do nome-do-pai em Lacan não causa nenhum problema no desenvolvimento do sujeito. É falsa (F). A ausência do nome-do-pai pode causar problemas significativos no desenvolvimento do sujeito, pois a mediação do nome-do-pai é fundamental para a estruturação do sujeito na ordem simbólica. Portanto, a sequência correta é: F – V – F. A alternativa que apresenta essa sequência é a opção D: F – V – F.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade