Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
A respeito da concordância verbal no texto CB1A1, assinale a opção correta. - Na primeira oração do primeiro período do terceiro parágrafo, a flexão da forma verbal "verificou-se" na terceira pessoa do singular justifica-se pelo fato de o sujeito dessa oração ser indeterminado. (3) Estaria mantida a correção gramatical do primeiro parágrafo caso a forma verbal "aparentam" estivesse flexionada na terceira pessoa do singular, dada a possibilidade de concordância do verbo com a oração "ser as principais evidências da ação protetiva da atividade física contra doenças crônicas". (4) Estaria mantida a correção gramatical do segundo período do segundo parágrafo caso a forma verbal "produz" estivesse flexionada na terceira pessoa do plural dada a possibilidade de concordância com "caminhadas regulares", que é seu antecedente mais próximo. (5) No segundo período do segundo parágrafo, a substituição de "Há" por Existem não prejudicaria a correção gramatical do texto visto que os verbos haver e existir são sinônimos no contexto.
(3) Estaria mantida a correção gramatical do primeiro parágrafo caso a forma verbal "aparentam" estivesse flexionada na terceira pessoa do singular, dada a possibilidade de concordância do verbo com a oração "ser as principais evidências da ação protetiva da atividade física contra doenças crônicas".
(4) Estaria mantida a correção gramatical do segundo período do segundo parágrafo caso a forma verbal "produz" estivesse flexionada na terceira pessoa do plural dada a possibilidade de concordância com "caminhadas regulares", que é seu antecedente mais próximo.
(5) No segundo período do segundo parágrafo, a substituição de "Há" por Existem não prejudicaria a correção gramatical do texto visto que os verbos haver e existir são sinônimos no contexto.
User badge image
CuriosidadesGerais

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Para analisar as opções sobre a concordância verbal no texto mencionado, vamos considerar cada uma delas: 1. Opção (3): A afirmação sobre "verificou-se" estar na terceira pessoa do singular por causa do sujeito indeterminado está correta. Quando o sujeito é indeterminado, a forma verbal deve ser flexionada na terceira pessoa do singular. 2. Opção (4): A forma verbal "aparentam" não poderia ser flexionada na terceira pessoa do singular, pois o sujeito "as principais evidências" é plural. Portanto, essa opção está incorreta. 3. Opção (5): A forma "produz" poderia ser flexionada na terceira pessoa do plural, pois "caminhadas regulares" é plural e é o antecedente mais próximo. Essa opção está correta. 4. Opção (6): A substituição de "Há" por "Existem" não prejudica a correção gramatical, pois ambos os verbos podem ser usados em contextos semelhantes, mas "Há" é mais comum para indicar a existência de algo no singular. Essa opção é discutível, mas geralmente aceita. Portanto, as opções corretas são a (3) e a (5).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina