Logo Passei Direto
Buscar
As características de absorção de medicamentos referem-se a uma série de fatores que influenciam a capacidade do corpo de absorver uma substância após a sua administração. Esses fatores podem variar dependendo da via de administração utilizada e das propriedades do próprio medicamento.
Acerca do processo farmacocinético da absorção, analise as afirmativas a seguir: I- A absorção é o processo de transferência de um fármaco do local de administração para a corrente sanguínea, e sua eficácia e velocidade variam de acordo com a via de administração utilizada. II- A administração intravenosa (I.V) garante que toda a dose do fármaco atinja diretamente a circulação sistêmica, enquanto outras vias podem resultar em absorção parcial, reduzindo a biodisponibilidade. III- A absorção oral requer que o fármaco se dissolva nos líquidos do trato gastrointestinal e atravesse as células epiteliais da mucosa intestinal, processo que pode ser afetado por condições como doenças ou a presença de alimentos, influenciando assim a absorção do medicamento. IV- Independentemente da via de administração ou forma farmacêutica, todos os medicamentos serão absorvidos em pelo menos 50% pelo organismo, uma vez exposto a este. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- A absorção é o processo de transferência de um fármaco do local de administração para a corrente sanguínea, e sua eficácia e velocidade variam de acordo com a via de administração utilizada.
II- A administração intravenosa (I.V) garante que toda a dose do fármaco atinja diretamente a circulação sistêmica, enquanto outras vias podem resultar em absorção parcial, reduzindo a biodisponibilidade.
III- A absorção oral requer que o fármaco se dissolva nos líquidos do trato gastrointestinal e atravesse as células epiteliais da mucosa intestinal, processo que pode ser afetado por condições como doenças ou a presença de alimentos, influenciando assim a absorção do medicamento.
IV- Independentemente da via de administração ou forma farmacêutica, todos os medicamentos serão absorvidos em pelo menos 50% pelo organismo, uma vez exposto a este.
A I, III e IV, apenas.
B II e III, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I e IV, apenas.
E III e IV, apenas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas para determinar a sequência correta: I- A absorção é o processo de transferência de um fármaco do local de administração para a corrente sanguínea, e sua eficácia e velocidade variam de acordo com a via de administração utilizada. - Esta afirmativa é verdadeira, pois descreve corretamente o processo de absorção. II- A administração intravenosa (I.V) garante que toda a dose do fármaco atinja diretamente a circulação sistêmica, enquanto outras vias podem resultar em absorção parcial, reduzindo a biodisponibilidade. - Esta afirmativa também é verdadeira, pois a administração intravenosa realmente proporciona 100% de biodisponibilidade. III- A absorção oral requer que o fármaco se dissolva nos líquidos do trato gastrointestinal e atravesse as células epiteliais da mucosa intestinal, processo que pode ser afetado por condições como doenças ou a presença de alimentos, influenciando assim a absorção do medicamento. - Esta afirmativa é verdadeira, pois descreve corretamente o processo de absorção oral e os fatores que podem influenciá-lo. IV- Independentemente da via de administração ou forma farmacêutica, todos os medicamentos serão absorvidos em pelo menos 50% pelo organismo, uma vez exposto a este. - Esta afirmativa é falsa, pois a absorção de medicamentos pode variar muito e não é garantido que todos os medicamentos sejam absorvidos em pelo menos 50%. Com base na análise, as afirmativas I, II e III são verdadeiras, enquanto a IV é falsa. Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: C) I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os antifúngicos são medicamentos utilizados para tratar infecções fúngicas, também conhecidas como micoses. Assim como os antibióticos combatem as bactérias, os antifúngicos são projetados para combater os fungos que causam infecções em humanos.
Acerca da farmacologia dos antifúngicos, analise as afirmativas a seguir: I- Antifúngicos, por tratarem microrganismos que não são resistentes, costumam não ser tóxicos mesmo em doses de ataque. II- A anfotericina B é eficaz contra uma ampla variedade de fungos, além de não apresentar efeitos adversos significativos, justificando seu uso sistêmico para resolução de infecções fúngicas desde as mais simples até as mais complexas. III- Devido à sua farmacocinética, a anfotericina B só pode ser administrada por via intravenosa, enquanto a nistatina, outro antifúngico semelhante, é restrita ao uso tópico devido à sua toxicidade sistêmica. IV- O mecanismo de ação da anfotericina B envolve a ligação à ergosterol na membrana celular de fungos sensíveis, causando a formação de poros ou canais que aumentam a permeabilidade, resultando na morte celular fúngica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Antifúngicos, por tratarem microrganismos que não são resistentes, costumam não ser tóxicos mesmo em doses de ataque.
II- A anfotericina B é eficaz contra uma ampla variedade de fungos, além de não apresentar efeitos adversos significativos, justificando seu uso sistêmico para resolução de infecções fúngicas desde as mais simples até as mais complexas.
III- Devido à sua farmacocinética, a anfotericina B só pode ser administrada por via intravenosa, enquanto a nistatina, outro antifúngico semelhante, é restrita ao uso tópico devido à sua toxicidade sistêmica.
IV- O mecanismo de ação da anfotericina B envolve a ligação à ergosterol na membrana celular de fungos sensíveis, causando a formação de poros ou canais que aumentam a permeabilidade, resultando na morte celular fúngica.
A I e IV, apenas.
B II e III, apenas.
C I, II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E I, III e IV, apenas.

Os antibióticos são medicamentos essenciais no tratamento de infecções bacterianas, mas seu uso deve ser cuidadosamente gerenciado para evitar o desenvolvimento de resistência bacteriana e garantir sua eficácia contínua no tratamento de infecções.
Acerca da farmacologia dos antibióticos, analise as afirmativas a seguir: I- Os antibióticos, sejam de origem natural ou derivados semissintéticos e sintéticos, possuem diferenças em suas propriedades químicas, espectros de ação e mecanismos de ação, o que influencia sua eficácia e uso clínico. II- As principais classes de antibióticos em uso clínico incluem os β-lactâmicos (como penicilinas e cefalosporinas), tetraciclinas, aminoglicosídeos, macrolídeos, peptídios cíclicos (como glicopeptídeos), estreptograminas, sulfonamidas, fluoroquinolonas, oxazolidinonas, entre outros. III- Cada classe de antibiótico possui características específicas que determinam sua eficácia contra determinados microrganismos e suas indicações terapêuticas, sendo essenciais para o tratamento de infecções bacterianas diversas. IV- É comum que antibióticos apresentem poucos efeitos adversos, uma vez que interagem exclusivamente com bactérias gram negativas. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Os antibióticos, sejam de origem natural ou derivados semissintéticos e sintéticos, possuem diferenças em suas propriedades químicas, espectros de ação e mecanismos de ação, o que influencia sua eficácia e uso clínico.
II- As principais classes de antibióticos em uso clínico incluem os β-lactâmicos (como penicilinas e cefalosporinas), tetraciclinas, aminoglicosídeos, macrolídeos, peptídios cíclicos (como glicopeptídeos), estreptograminas, sulfonamidas, fluoroquinolonas, oxazolidinonas, entre outros.
III- Cada classe de antibiótico possui características específicas que determinam sua eficácia contra determinados microrganismos e suas indicações terapêuticas, sendo essenciais para o tratamento de infecções bacterianas diversas.
IV- É comum que antibióticos apresentem poucos efeitos adversos, uma vez que interagem exclusivamente com bactérias gram negativas.
A I e IV, apenas.
B II e III, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D III e IV, apenas.
E I, II e III, apenas.

Uma questão interessante sobre farmacocinética está relacionada com o fenômeno conhecido como "meia-vida" de um medicamento. A meia-vida é o tempo necessário para que a concentração plasmática de um fármaco seja reduzida pela metade após sua administração e é uma medida importante na farmacocinética.
Acerca dos processos farmacocinéticos, analise as afirmativas a seguir: I- A ação do fármaco pode ser interrompida através do metabolismo, ou biotransformação, onde o fármaco é modificado em metabólitos que são eventualmente excretados do organismo, geralmente através da urina, bile ou fezes. II- A distribuição refere-se à passagem das moléculas do fármaco através de membranas mucosas, pele ou tecido subcutâneo para entrar na circulação sanguínea, permitindo que o medicamento seja distribuído pelo corpo. III- A absorção é o processo pelo qual as moléculas do fármaco são transportadas pela circulação sistêmica para vários tecidos e órgãos do corpo, onde exercem seus efeitos terapêuticos. IV- Uma das principais vias de excreção de fármacos é a renal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- A ação do fármaco pode ser interrompida através do metabolismo, ou biotransformação, onde o fármaco é modificado em metabólitos que são eventualmente excretados do organismo, geralmente através da urina, bile ou fezes.
II- A distribuição refere-se à passagem das moléculas do fármaco através de membranas mucosas, pele ou tecido subcutâneo para entrar na circulação sanguínea, permitindo que o medicamento seja distribuído pelo corpo.
III- A absorção é o processo pelo qual as moléculas do fármaco são transportadas pela circulação sistêmica para vários tecidos e órgãos do corpo, onde exercem seus efeitos terapêuticos.
IV- Uma das principais vias de excreção de fármacos é a renal.
A I, II e III, apenas.
B III e IV, apenas.
C I e IV, apenas.
D I, III e IV, apenas.
E II e III, apenas.

A biotransformação, também conhecida como metabolismo, refere-se aos processos bioquímicos pelos quais o organismo converte substâncias químicas em outras formas, geralmente com o objetivo de torná-las mais solúveis em água e mais facilmente excretáveis pelo corpo.
Acerca do processo farmacocinético da biotransformação, analise as afirmativas a seguir: I- A biodisponibilidade de um fármaco representa a fração do fármaco administrado que entra na circulação sistêmica sem sofrer alterações químicas. Por exemplo, se 50 mg de um fármaco são administrados por via oral e 25 mg são absorvidos inalterados, a biodisponibilidade é de 100%. II- Vários fatores influenciam a biodisponibilidade de um fármaco administrado por via oral, incluindo o tamanho das moléculas, grau de ionização, lipossolubilidade e qualidade do fluxo sanguíneo mesentérico. Todos esses fatores afetam a quantidade de fármaco que é absorvida pelo trato gastrointestinal. III- Além da absorção limitada no trato gastrointestinal, a biotransformação das moléculas do fármaco durante sua primeira passagem pelo fígado também reduz a quantidade de fármaco que entra na circulação sistêmica. O fígado pode metabolizar uma parte significativa das moléculas do fármaco antes que elas atinjam a corrente sanguínea. IV- Os processos de biotransformação que ocorrem no organismo são independentes de sistemas enzimáticos. Estes processos são mediados em grande parte por moléculas lipídicas que não apresentam atividade catalítica. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- A biodisponibilidade de um fármaco representa a fração do fármaco administrado que entra na circulação sistêmica sem sofrer alterações químicas. Por exemplo, se 50 mg de um fármaco são administrados por via oral e 25 mg são absorvidos inalterados, a biodisponibilidade é de 100%.
II- Vários fatores influenciam a biodisponibilidade de um fármaco administrado por via oral, incluindo o tamanho das moléculas, grau de ionização, lipossolubilidade e qualidade do fluxo sanguíneo mesentérico. Todos esses fatores afetam a quantidade de fármaco que é absorvida pelo trato gastrointestinal.
III- Além da absorção limitada no trato gastrointestinal, a biotransformação das moléculas do fármaco durante sua primeira passagem pelo fígado também reduz a quantidade de fármaco que entra na circulação sistêmica. O fígado pode metabolizar uma parte significativa das moléculas do fármaco antes que elas atinjam a corrente sanguínea.
IV- Os processos de biotransformação que ocorrem no organismo são independentes de sistemas enzimáticos. Estes processos são mediados em grande parte por moléculas lipídicas que não apresentam atividade catalítica.
A I, II e III, apenas.
B I e IV, apenas.
C II e III, apenas.
D I, III e IV, apenas.
E III e IV, apenas.

A farmacocinética é o estudo da absorção, distribuição, metabolismo e excreção de substâncias químicas, como medicamentos, no corpo humano. Ela descreve os processos pelos quais os medicamentos entram no organismo, se distribuem pelos tecidos, são metabolizados pelo corpo e finalmente eliminados.
Acerca da determinação da biodisponibilidade dos fármacos, analise as afirmativas a seguir: I- A biodisponibilidade de um fármaco é determinada comparando-se os níveis plasmáticos do medicamento após sua administração oral com os níveis plasmáticos obtidos por injeção intravenosa, em que o fármaco entra na circulação sistêmica imediatamente. II- A área sob a curva (ASC) resultante da concentração plasmática do fármaco em função do tempo reflete a extensão da excreção do medicamento, sendo uma medida importante na determinação da sua biodisponibilidade. III- Ao administrar um fármaco pela via intravenosa, deve-se sempre considerar ao menos 10% de perda da biodisponibilidade, devido ao efeito do metabolismo de primeira passagem. IV- Ao administrar um fármaco por via oral, apenas uma fração da dose é detectada no plasma sanguíneo, pois parte do medicamento pode ser metabolizado ou excretado antes de entrar na corrente sanguínea. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- A biodisponibilidade de um fármaco é determinada comparando-se os níveis plasmáticos do medicamento após sua administração oral com os níveis plasmáticos obtidos por injeção intravenosa, em que o fármaco entra na circulação sistêmica imediatamente.
II- A área sob a curva (ASC) resultante da concentração plasmática do fármaco em função do tempo reflete a extensão da excreção do medicamento, sendo uma medida importante na determinação da sua biodisponibilidade.
III- Ao administrar um fármaco pela via intravenosa, deve-se sempre considerar ao menos 10% de perda da biodisponibilidade, devido ao efeito do metabolismo de primeira passagem.
IV- Ao administrar um fármaco por via oral, apenas uma fração da dose é detectada no plasma sanguíneo, pois parte do medicamento pode ser metabolizado ou excretado antes de entrar na corrente sanguínea.
A I e IV, apenas.
B III e IV, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.
E II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina