Logo Passei Direto
Buscar
INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL PENAL - QUESTÕES
Sobre conceito, finalidade e fontes do processo penal, assinale a alternativa correta.
a) A competência para legislar sobre direito processual penal é concorrente entre a União, os Estados e o Distrito Federal.
b) Direito processual penal é o ramo do direito público que compreende princípios e normas definidoras de condutas criminosas com previsão de determinada sanção.
c) É possível que os Estados legislem sobre questões específicas de direito processual penal, desde que autorizados por lei complementar editada pela União.
d) Os tratados e convenções internacionais são considerados fontes materiais do direito processual penal.
e) O direito processual penal é sub-ramo do Direito Penal. Por isso que é chamado de “Direito Penal adjetivo”. Logo, não possui autonomia científica.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o conceito, finalidade e fontes do processo penal: a) A competência para legislar sobre direito processual penal é concorrente entre a União, os Estados e o Distrito Federal. - Esta afirmação é verdadeira, pois a Constituição Federal prevê a competência concorrente. b) Direito processual penal é o ramo do direito público que compreende princípios e normas definidoras de condutas criminosas com previsão de determinada sanção. - Esta definição se refere mais ao Direito Penal do que ao Direito Processual Penal, que trata do processo e dos procedimentos. c) É possível que os Estados legislem sobre questões específicas de direito processual penal, desde que autorizados por lei complementar editada pela União. - Embora os Estados possam legislar sobre questões processuais, não é necessário que haja autorização por lei complementar da União. d) Os tratados e convenções internacionais são considerados fontes materiais do direito processual penal. - Esta afirmação é verdadeira, pois os tratados podem influenciar a legislação processual penal, mas não é a definição mais comum de fontes do direito. e) O direito processual penal é sub-ramo do Direito Penal. Por isso que é chamado de “Direito Penal adjetivo”. Logo, não possui autonomia científica. - Embora o direito processual penal seja considerado um "direito adjetivo", ele possui autonomia científica e não é apenas um sub-ramo do Direito Penal. Após essa análise, a alternativa correta é a) A competência para legislar sobre direito processual penal é concorrente entre a União, os Estados e o Distrito Federal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Lei 13.964/2019, entre as várias alterações na legislação, incluiu o artigo 3º-A no Código de Processo Penal, com a seguinte redação: “O processo penal terá estrutura acusatória, vedadas a iniciativa do juiz na fase de investigação e a substituição da atuação probatória do órgão de acusação.” Portanto, desde a alteração supracitada, está expressa na legislação processual a escolha pelo sistema processual acusatório.
Nas alternativas a seguir, enumeraram-se algumas características desse sistema, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
A) separação entre as funções de acusar, julgar e defender
B) os princípios do contraditório e da ampla defesa que informam todo o processo
C) a possibilidade de o juiz produzir provas para dirimir dúvidas
D) a publicidade dos atos processuais como regra
E) a imparcialidade do julgador (o juiz fica equidistante do conflito de interesses instaurado entre partes)

Mais conteúdos dessa disciplina