Logo Passei Direto
Buscar

Farmacia

Outros
O sistema de dispensação por dose unitária é um método farmacêutico de dispensação e controle de medicamentos em instituições de saúde.
Sobre os três tipos de sistema distribuição por dose unitária, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sistema Centralizado.
II- Sistema Descentralizado.
III- Sistema Combinado.
( ) O sistema caracteriza-se pelo fato de que quando ao mesmo tempo, que as Farmácias Satélites estão atuando na preparação de doses, a Farmácia Central deixará de operar e vice-versa. Este esquema facilita a adequação aos horários de administração de doses e objetiva uma redução nos recursos humanos, aproveitando da melhor forma possível, o horário de trabalho do pessoal existente no quadro de funcionários da Farmácia.
( ) Neste sistema as doses são preparadas na Farmácia Central e distribuídas para todo o Hospital. Pelo fato da centralização, o controle de estoque e a supervisão da preparação das doses, pelo Farmacêutico, ficam mais contundentes.
( ) Caracteriza-se devido as doses serem preparadas nas Farmácias Satélite e ao final de cada preparação, os quantitativos do consumo são enviados à Farmácia Central.
User badge image
Desafios para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada item e associá-los corretamente aos sistemas de distribuição por dose unitária: 1. ( ) O sistema caracteriza-se pelo fato de que quando ao mesmo tempo, que as Farmácias Satélites estão atuando na preparação de doses, a Farmácia Central deixará de operar e vice-versa. Este esquema facilita a adequação aos horários de administração de doses e objetiva uma redução nos recursos humanos, aproveitando da melhor forma possível, o horário de trabalho do pessoal existente no quadro de funcionários da Farmácia. - Este item descreve o Sistema Combinado. 2. ( ) Neste sistema as doses são preparadas na Farmácia Central e distribuídas para todo o Hospital. Pelo fato da centralização, o controle de estoque e a supervisão da preparação das doses, pelo Farmacêutico, ficam mais contundentes. - Este item descreve o Sistema Centralizado. 3. ( ) Caracteriza-se devido as doses serem preparadas nas Farmácias Satélite e ao final de cada preparação, os quantitativos do consumo são enviados à Farmácia Central. - Este item descreve o Sistema Descentralizado. Agora, vamos associar os itens: - Primeiro item: III - Sistema Combinado - Segundo item: I - Sistema Centralizado - Terceiro item: II - Sistema Descentralizado Portanto, a associação correta é: III, I, II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma vez concluído o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, é papel do serviço de saúde definir os processos de acondicionamento e destinação dos resíduos, visando sempre à redução do volume dos infectantes. O gerenciamento correto segue as etapas descritas na RDC nº 306/2004.
Sobre o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, assinale a alternativa CORRETA:
A Segregação, acondicionamento, armazenamento temporário, identificação, armazenamento externo e coleta e transporte externos.
B Identificação, segregação, acondicionamento, armazenamento temporário, armazenamento externo e coleta e transporte externos.
C Segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento temporário, armazenamento externo e coleta e transporte externos.
D Segregação, identificação, acondicionamento, armazenamento temporário, armazenamento externo e coleta e transporte externos.

De acordo com a RDC nº 306/2004 e a Resoluções nº 358/2005, os serviços de saúde, humano ou animal, são os responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os resíduos dos serviços de saúde (RSS) por eles gerados, devendo atender às normas e exigências legais, desde o momento de sua geração até a sua destinação final.
Sobre local de serviço de saúde gerador de resíduos, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Hospitais, clínicas, UBS, HUPA.
B) Serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo.
C) Unidades móveis de atendimento à saúde.
D) Loja de material médico e ortopédico.

Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico (AT Bio), por definição é todo caso de acidente de trabalho ocorrido com QUALQUER CATEGORIA PROFISSIONAL, envolvendo exposição direta ou indireta do trabalhador ao material biológico potencialmente contaminado por patógenos (vírus, bactérias, fungos, príons e protozoários), por meio de material perfurocortante ou não.
Sobre paciente-fonte, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Paciente-fonte HIV negativo.
II- Paciente-fonte com situação sorológica desconhecida.
III- Paciente-fonte desconhecido.
( ) Na impossibilidade de se colher as sorologias do paciente-fonte ou de não se conhecer o mesmo (Ex.: acidente com agulha encontrada no lixo), recomenda-se a avaliação do risco de infecção pelo HIV, levando em conta o tipo de exposição (agulha, bisturi), dados clínicos e epidemiológicos (local do acidente de acordo com a fonte).
( ) Paciente-fonte com situação sorológica desconhecida deve, sempre que possível, ser testado para o vírus HIV, depois de obtido o seu consentimento; deve-se colher também sorologias para HBV e HCV.
( ) Envolve a existência de documentação laboratorial disponível e recente (até 30 dias para o HIV) ou no momento do acidente, através do teste convencional ou do teste rápido. Não está indicada a quimioprofilaxia antirretroviral.

O sistema de dispensação individualizado já é adotado em hospitais brasileiros, existindo algumas variações, de acordo com as peculiaridades de cada instituição, como: forma da prescrição médica, o modo de preparo e dispensação das doses e fluxo de rotina operacional.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- No sistema de dispensação individualizado os medicamentos são dispensados em um único compartimento, podendo ser um saco plástico identificado com a unidade assistencial, o número do leito, o nome do paciente, contendo todos os medicamentos de forma desordenada, semelhante ao sistema de distribuição coletivo e para um período determinado que, geralmente, pode ser 12 horas, 24 horas ou por turno de trabalho.
II- No sistema de dispensação individualizado os medicamentos são fornecidos em embalagens, dispostos – segundo o horário de administração constante na prescrição médica –, individualizados e identificados para cada paciente e para, no máximo, de 24 horas. Sua distribuição pode ser feita em embalagem plástica, com separações obtidas por termo solda ou em escaninhos adaptáveis a carros de medicamentos, adequados ao sistema de distribuição.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

O sistema de dispensação individualizado caracteriza-se pelo fato de o medicamento ser dispensado por paciente, geralmente, para um período de 24 horas.
Com relação ao Sistema de Dispensação Individualizado, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Os medicamentos são dispensados em um único compartimento, podendo ser um saco plástico identificado com a unidade assistencial, o número do leito, o nome do paciente, contendo todos os medicamentos de forma desordenada, semelhante ao sistema de distribuição coletivo e para um período determinado que, geralmente, pode ser 12 horas, 24 horas ou por turno de trabalho.
B) Os medicamentos são fornecidos em embalagens, dispostos – segundo o horário de administração constante na prescrição médica –, individualizados e identificados para cada paciente e para, no máximo, de 24 horas. Sua distribuição pode ser feita em embalagem plástica, com separações obtidas por termo solda ou em escaninhos adaptáveis a carros de medicamentos, adequados ao sistema de distribuição.
C) Caracteriza-se pelo fato de os medicamentos serem distribuídos por unidade de internação e/ou serviço, a partir de uma solicitação da enfermagem, implicando a formação de vários estoques nas unidades assistenciais.
D) A solicitação à farmácia é feita por paciente e não por unidade assistencial, e divide-se em direto e indireto. No sistema indireto a dispensação é baseada na transcrição da prescrição médica e no direto, a dispensação é baseada na cópia da prescrição médica, eliminando a transcrição.

Mais conteúdos dessa disciplina