I. O governo federal, como instrumento de gestão pública, poderia reduzir os impostos federais que incidem sobre a gasolina, exercendo o poder regulatório do Estado para minimizar os impactos econômicos e sociais do preço dos combustíveis.
II. A eliminação dos impostos federais sobre a gasolina teria um maior efeito no preço do combustível do que a eliminação dos impostos estaduais cobrados nos postos, beneficiando a população de maior renda.
III. O papel regulatório do Estado, tendo em vista a redução dos impactos econômicos e sociais do preço dos combustíveis, seria mais efetivo, caso o governo federal, na condição de acionista majoritário da Petrobras, pautasse a redução da "Parcela Petrobras" no preço da gasolina, considerando o componente lucro do produto que integra essa parcela.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa: I. O governo federal, como instrumento de gestão pública, poderia reduzir os impostos federais que incidem sobre a gasolina, exercendo o poder regulatório do Estado para minimizar os impactos econômicos e sociais do preço dos combustíveis. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o governo pode sim atuar na redução de impostos para tentar amenizar os efeitos dos preços dos combustíveis. II. A eliminação dos impostos federais sobre a gasolina teria um maior efeito no preço do combustível do que a eliminação dos impostos estaduais cobrados nos postos, beneficiando a população de maior renda. Falso, a eliminação dos impostos estaduais geralmente tem um impacto mais direto no preço final ao consumidor, já que esses impostos costumam ser uma parte significativa do preço da gasolina. III. O papel regulatório do Estado, tendo em vista a redução dos impactos econômicos e sociais do preço dos combustíveis, seria mais efetivo, caso o governo federal, na condição de acionista majoritário da Petrobras, pautasse a redução da "Parcela Petrobras" no preço da gasolina, considerando o componente lucro do produto que integra essa parcela. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois a atuação do governo como acionista majoritário pode influenciar o preço da gasolina ao considerar a redução da margem de lucro da Petrobras. Com base nas análises, os itens verdadeiros são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I e III.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade