Logo Passei Direto
Buscar
Com relação às emendas constitucionais que veicularam reformas previdenciárias, é correto afirmar que
a) a Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, estabeleceu nova sistemática para o cálculo e reajuste das aposentadorias e pensões dos servidores titulares de cargo efetivo, mas manteve intacta a aplicação dos critérios da “integralidade” e da “paridade” no âmbito da previdência dos militares.
b) a Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, vedou a percepção de proventos de mais de uma aposentadoria, ressalvadas apenas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma da Constituição.
c) a Emenda Constitucional nº 47, de 5 de julho de 2005, consagrou a aposentadoria especial para aqueles que exercem atividade de risco, mediante requisitos e critérios diferenciados, em benefício de policiais civis e militares.
d) a Emenda Constitucional nº 3, de 17 de março de 1993, estabeleceu a cobrança de contribuição previdenciária dos servidores públicos federais, aí incluídos os militares das Forças Armadas.
e) a Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, vedou a concessão de pensões por morte às filhas solteiras dos militares.
User badge image
Portuguesando

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) A Emenda Constitucional nº 41, de 19 de dezembro de 2003, realmente estabeleceu nova sistemática para o cálculo e reajuste das aposentadorias e pensões dos servidores, mas não manteve intacta a aplicação dos critérios da “integralidade” e da “paridade” para os militares, pois houve mudanças significativas. b) A Emenda Constitucional nº 20, de 15 de dezembro de 1998, realmente vedou a percepção de proventos de mais de uma aposentadoria, mas não se limita apenas às aposentadorias decorrentes de cargos acumuláveis, pois a vedação é mais ampla. c) A Emenda Constitucional nº 47, de 5 de julho de 2005, não consagrou a aposentadoria especial para policiais civis e militares, mas sim para outras categorias, e não é específica para atividades de risco. d) A Emenda Constitucional nº 3, de 17 de março de 1993, não existe. Portanto, essa alternativa é incorreta. e) A Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, não vedou a concessão de pensões por morte às filhas solteiras dos militares. Essa informação não é correta. Após a análise, a alternativa que apresenta a informação correta é a b), pois a Emenda Constitucional nº 20 realmente vedou a percepção de proventos de mais de uma aposentadoria, ressalvadas as aposentadorias decorrentes dos cargos acumuláveis na forma da Constituição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Motoristas e cobradores do transporte público de Itajaí voltaram ao trabalho por volta das 15h30 desta sexta-feira [07.04.2017], após uma _________ que começou às 10h. Eles protestavam contra o _________ nos salários. A empresa informou que não tinha dinheiro para fazer o depósito. Houve uma reunião no fim da manhã. A prefeitura __________ e a empresa concordou em depositar os salários até o início da tarde. De acordo com a norma-padrão, as lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com:
a) paralisação … atraso … interveio
b) paralisação … atrazo … interveio
c) paralização … atraso … interviu
d) paralização … atrazo … interviu
e) paralisação … atraso … interviu

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho a seguir, de acordo com a norma-padrão.
Além disso, ___certamente ____entre nós ____do fenômeno da corrupção e das fraudes.
(A) a ... concenso ... acerca
(B) há ... consenso ... acerca
(C) a ... concenso ... a cerca
(D) a ... consenso ... há cerca
(E) há ... consenço ... a cerca

Assinale a alternativa que completa corretamente a frase dada. Uma final de Copa do Mundo é um evento
(A) de que um observador cultural não pode ficar indiferente.
(B) sob o qual um observador cultural não pode ficar indiferente.
(C) ao qual um observador cultural não pode ficar indiferente.
(D) ao que um observador cultural não pode ficar indiferente.
(E) do qual um observador cultural não pode ficar indiferente.

Mais conteúdos dessa disciplina