Logo Passei Direto
Buscar
Quais estão corretas?
I - Atenção Primária à Saúde (APS), por ser a principal porta de entrada no sistema, deve ser espaço de fomento à implementação de políticas e ações intersetoriais de promoção da equidade em saúde, acolhendo e articulando as demandas de grupos em situação de iniquidade, no acesso e na assistência à saúde.
II - Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas; População imigrante, refugiada e apatriada; bem como População Privada de Liberdade são exemplos de políticas de promoção de equidade em saúde.
III - Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; Pessoas com Albinismo e Política Nacional para a População em Situação de Rua são exemplos de políticas de promoção de equidade em saúde.
(A) Apenas I.
(B) Apenas III.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.
User badge image
Praticando Para Aprender

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada afirmativa: I - Atenção Primária à Saúde (APS), por ser a principal porta de entrada no sistema, deve ser espaço de fomento à implementação de políticas e ações intersetoriais de promoção da equidade em saúde, acolhendo e articulando as demandas de grupos em situação de iniquidade, no acesso e na assistência à saúde. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois a APS realmente deve atuar na promoção da equidade em saúde. II - Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e das Águas; População imigrante, refugiada e apatriada; bem como População Privada de Liberdade são exemplos de políticas de promoção de equidade em saúde. Verdadeira, essa afirmativa também está correta, pois essas políticas visam atender grupos que enfrentam iniquidades em saúde. III - Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais; Pessoas com Albinismo e Política Nacional para a População em Situação de Rua são exemplos de políticas de promoção de equidade em saúde. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois essas políticas também visam promover a equidade em saúde para grupos historicamente marginalizados. Diante da análise, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: (E) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quais estão corretas?
I - A crise econômica gera crescimento negativo do produto interno bruto (PIB), o que determina uma crise fiscal que atinge, ao mesmo tempo, a União, os estados e os municípios e leva ao aumento do desemprego e à queda da renda média do trabalhador. A crise política, por sua vez, expressa, de forma aguda, o esfacelamento dos processos de representação política, o que dificulta a formulação e a aplicação de uma agenda que inclua soluções para o sistema público de saúde.
II - As principais mazelas da saúde devem ser resolvidas com a devida organização do SUS em Redes de Atenção à Saúde, coordenadas pelos Serviços de Urgência e Emergência. Para tanto, “é preciso ressaltar as conquistas do SUS, o que éramos e onde chegamos, sabendo que as circunstâncias que nos trouxeram à atual situação da saúde pública brasileira justificam uma nova atitude. É grande o esforço para se fazer o que é feito e para conseguir resultados com o recurso existente, o que não quer dizer que não temos de perseguir a eficiência” (MENDES, 2016).
III - O SUS apresenta três grandes problemas estruturantes: no plano da organização macroeconômica, a segmentação que conduz ao dilema entre a universalização e a segmentação; no plano da organização microeconômica, a fragmentação do sistema e seu modelo de gestão; e, no plano econômico, o subfinanciamento. A solução desses problemas implica mudanças, concomitantemente, no modelo de atenção à saúde, no modelo de gestão e no modelo de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas I e III.
(E) I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina