ASSERTIVA I: A morte de uma criança por desnutrição em um país que produz toneladas de alimentos é considerada uma iniquidade em saúde.
PORQUE
ASSERTIVA II: Iniquidade em saúde é uma desigualdade que, além de ser sistemática e evitável, é considerada injusta e inaceitável do ponto de vista ético e dos direitos humanos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Opção A
As asserções I e II são proposições falsas.
Opção B
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Opção C
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Opção D
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Opção E
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Ed
mês passado
Vamos analisar as duas asserções: ASSERTIVA I: A morte de uma criança por desnutrição em um país que produz toneladas de alimentos é considerada uma iniquidade em saúde. Essa afirmativa é verdadeira, pois a morte de uma criança por desnutrição em um contexto onde há abundância de alimentos é um exemplo claro de iniquidade em saúde, refletindo desigualdade no acesso e na distribuição de recursos. ASSERTIVA II: Iniquidade em saúde é uma desigualdade que, além de ser sistemática e evitável, é considerada injusta e inaceitável do ponto de vista ético e dos direitos humanos. Essa afirmativa também é verdadeira, pois define corretamente o conceito de iniquidade em saúde, que envolve desigualdades que são evitáveis e que têm implicações éticas e de direitos humanos. Agora, vamos verificar se a segunda asserção justifica a primeira. A ASSERTIVA II explica o que é iniquidade em saúde e, portanto, fornece uma base para entender por que a situação descrita na ASSERTIVA I é considerada uma iniquidade. Diante disso, ambas as asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Portanto, a alternativa correta é: Opção C - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.