Logo Passei Direto
Buscar
Conforme a Lei Geral do Esporte, Lei nº 14.597/2023, há um foco no direito desportivo criminal, principalmente ao considerarmos os crimes e as penas previstas e harmonia do sistema transnacional denominado Lex Sportiva.
Assinale a alternativa CORRETA referente ao direito desportivo criminal:
A Assegurar a integridade e a incerteza sobre resultados esportivos, além de proteger a ordem econômica esportiva.
B Combater exclusivamente o atraso de pagamento dos jogadores profissionais.
C A regulamentação exclusiva das eleições presidenciais nos órgãos esportivos.
D A proteção da autonomia política nos clubes esportivos.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as alternativas em relação ao foco da Lei Geral do Esporte, Lei nº 14.597/2023, que aborda o direito desportivo criminal e a integridade do esporte. A) Assegurar a integridade e a incerteza sobre resultados esportivos, além de proteger a ordem econômica esportiva. - Esta alternativa está alinhada com os objetivos do direito desportivo criminal, que busca garantir a integridade das competições e a proteção contra fraudes. B) Combater exclusivamente o atraso de pagamento dos jogadores profissionais. - Essa alternativa é muito restrita e não abrange o escopo do direito desportivo criminal. C) A regulamentação exclusiva das eleições presidenciais nos órgãos esportivos. - Embora a regulamentação das eleições seja importante, não é o foco principal do direito desportivo criminal. D) A proteção da autonomia política nos clubes esportivos. - Essa alternativa também não se relaciona diretamente com o foco do direito desportivo criminal. Diante da análise, a alternativa correta é: A Assegurar a integridade e a incerteza sobre resultados esportivos, além de proteger a ordem econômica esportiva.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Justiça Desportiva, embora considerada autônoma por alguns, é objeto de divergências, sendo vista por Bastos (2000) como uma justiça administrativa criada por ato administrativo. Originada em 1941, busca oferecer soluções ágeis para conflitos desportivos, evitando demora e falta de conhecimento da Justiça Comum. Caracterizada por informalidade e princípios como oralidade e celeridade, destaca-se pela especialização em conflitos únicos, sendo mais adequada para questões desportivas. Não faz parte do Poder Judiciário, sendo de natureza administrativa e ministerial.
Considerando as informações apresentadas sobre a Justiça Desportiva:
( ) Segundo Bastos (2000), a Justiça Desportiva é considerada autônoma, constituindo-se como uma justiça administrativa criada por ato administrativo.
( ) A Justiça Desportiva foi criada em 1941 pelo Conselho Nacional de Desportos (CND), conforme regulamentado pelo Decreto-Lei nº 3.199/41.
( ) A Justiça Desportiva, por ser mais ágil e eficaz, é uma alternativa preferencial para resolver conflitos desportivos em comparação com a justiça comum.
( ) De acordo com Sant’Ana e Souza (2021), a Justiça Desportiva se destaca pela sua formalidade, linguagem complexa e suntuosidade dos tribunais.
( ) O acesso à Justiça no Direito Desportivo, segundo o parágrafo 1º do Art. 217 da Constituição Federal (Brasil, 1988), exige o esgotamento das instâncias da Justiça Desportiva ou a não resolução dentro de sessenta dias.
A F - F - V -V - F.
B F - V - V - F - V.
C V - F - F - V - V.
D V - V - F - F- V.

Mais conteúdos dessa disciplina