Logo Passei Direto
Buscar
A transição demográfica é uma consequência do comportamento das variáveis mortalidade e fecundidade, provocando mudanças significativas na estrutura etária da população.
De acordo com as projeções populacionais, em um período de 70 anos (1950 a 2020), a população brasileira aumentará em 05 vezes, enquanto o grupo de idosos (pessoas acima de 60 anos) aumentará, aproximadamente, 16 vezes, trazendo implicações para os serviços de saúde e os setores econômicos.
A) o aumento da expectativa de vida e, consequentemente, o envelhecimento populacional refletem as inadequações e as vulnerabilidades sociais e econômicas de uma população.
B) as taxas de fecundidade e de mortalidade determinam o crescimento vegetativo de uma população, que traduz o número médio de anos a serem vividos, por uma coorte populacional.
C) a transição demográfica no Brasil é caracterizada por um envelhecimento progressivo, com aumento da taxa de natalidade e mudança no perfil de morbi-mortalidade.
D) o índice de envelhecimento populacional informa o número de idosos vivos para cada 100 jovens em uma dada população e período. Quanto menor esse índice, mais jovem é a população estudada.
User badge image
Debate de Saúde Coletiva

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à transição demográfica e suas implicações: A) O aumento da expectativa de vida e, consequentemente, o envelhecimento populacional refletem as inadequações e as vulnerabilidades sociais e econômicas de uma população. - Essa afirmação é um pouco confusa, pois o aumento da expectativa de vida geralmente é visto como um indicador positivo, embora possa refletir desigualdades. B) As taxas de fecundidade e de mortalidade determinam o crescimento vegetativo de uma população, que traduz o número médio de anos a serem vividos, por uma coorte populacional. - Essa opção mistura conceitos. O crescimento vegetativo é realmente influenciado por fecundidade e mortalidade, mas não se relaciona diretamente com a expectativa de vida de uma coorte. C) A transição demográfica no Brasil é caracterizada por um envelhecimento progressivo, com aumento da taxa de natalidade e mudança no perfil de morbi-mortalidade. - Essa afirmação está incorreta, pois a transição demográfica é caracterizada pela diminuição da taxa de natalidade e mortalidade, não pelo aumento da natalidade. D) O índice de envelhecimento populacional informa o número de idosos vivos para cada 100 jovens em uma dada população e período. Quanto menor esse índice, mais jovem é a população estudada. - Esta afirmação está correta. O índice de envelhecimento realmente mede a proporção de idosos em relação aos jovens, e um índice menor indica uma população mais jovem. Após essa análise, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as afirmativas referentes a Reforma Sanitária do Brasil que ocorreu na década de 80 marque V de Verdadeiro ou F de Falso.
Assinale a resposta CORRETA.
( ) No período da Reforma Sanitária a saúde era de responsabilidade do Ministério da Saúde através do INAMPS.
( ) Neste período as ações de saúde eram pautadas na prevenção dos agravos principalmente das pessoas idosas.
( ) A 8ª Conferência de Saúde foi um marco decisivo na consolidação dos princípios da Reforma Sanitária, que defendia a centralização das ações de saúde curativas nas mãos dos municípios.
( ) A Reforma propunha a saúde como direito de todos e não somente dos trabalhadores de carteira assinada que contribuíam para o INAMPS.
a) V,V,F,F
b) F,F,F,V
c) V,F,V,F
d) V,F,F,V.

A grande mobilização da sociedade pela reforma do sistema de saúde teve como marco a oitava CNS, em 1986. Em seus grupos e assembleias foram discutidas e aprovadas as principais demandas do movimento sanitarista foram:
Marque a alternativa CORRETA:
I- Fortalecer o setor público de saúde;
II- Expandir a cobertura a todos os cidadãos;
III- A medicina previdenciária à saúde pública, constituindo assim um sistema único.
a) Apenas I está correta
b) Todas estão corretas
c) Todas estão erradas
d) I e II estão corretas

Marque Verdadeiro ou Falso sobre as afirmativas da 8a Conferência Nacional de Saúde:
A sequência CORRETA é:
( ) A oitava CNS foi convocada pela Presidência da República
( ) Entre os principais temas da Conferência estavam o dever do Estado e direito do cidadão no tocante à saúde
( ) Temas específicos, como a hierarquização dos cuidados médicos segundo sua complexidade e especialização, e a participação popular nos serviços de saúde não foram discutidos.
( ) A VIII Conferência Nacional de Saúde (CNS), realizada no ano de 1986, contou com a participação de técnicos do setor saúde, de gestores e da sociedade organizada, propondo um modelo de proteção social com a garantia do direito à saúde integral.
a) V,V,F,F
b) V,F,V,V
c) V,V,F,V
d) V,F,F,V.

Desde 1988, o Brasil tem estabelecido um sistema de saúde dinâmico e complexo, o Sistema Único de Saúde (SUS), baseado nos princípios da saúde como um direito do cidadão e um dever do Estado (PAIM, et al., 2011).
Baseado em tal premissa, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O SUS tem o objetivo de prover uma atenção abrangente e universal, preventiva e curativa, por meio da gestão e prestação descentralizadas de serviços de saúde, promovendo a participação da comunidade em todos os níveis de governo.
II. A reforma do setor de saúde brasileiro ocorreu de forma simultânea ao processo de democratização, tendo sido liderada por profissionais da saúde e pessoas de movimentos e organizações da sociedade civil.
III. No processo de reestruturação do modelo do SUS, o Programa Saúde da Família nasce com ênfase na reorganização das unidades básicas de saúde para que focassem nas famílias e comunidades e integrassem a assistência com a promoção de saúde.
IV. Alguns dos desafios do SUS, são a reforma de sua estrutura de financiamento, para assegurar a universalidade, igualdade e sustentabilidade no longo prazo e a adequação do modelo para atender às mudanças demográficas e epidemiológicas do país.
A) Apenas I e II são verdadeiras.
B) Apenas I e III são verdadeiras.
C) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
D) I, II, III e IV são verdadeiras.

Doenças crônicas são caracterizadas por início gradual, de prognóstico usualmente incerto, com longa ou indefinida duração. Apresentam curso clínico que muda ao longo do tempo, com possíveis períodos de agudização, podendo gerar incapacidades. Requerem intervenções com o uso de tecnologias leves, leve-duras e duras, associadas às mudanças de estilo de vida, em um processo de cuidado contínuo. O cuidado de usuários com doenças crônicas deve se dar de forma integral. Essa atenção integral só é possível se o cuidado for organizado em rede. A implantação da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas tem o objetivo de promover mudanças na atenção à saúde em uma série de dimensões.
O Projeto Terapêutico Singular, componente destas mudanças, pode ser abordado como:
a) Classificação dos usuários de determinado serviço de acordo com a gravidade da enfermidade, permitindo a definição de uma série de ofertas que serão programadas de acordo com o nível em que se encontra o usuário. Serve para avaliar, organizar e garantir o atendimento a cada usuário, conforme a necessidade.
b) Atitude de autocuidado que leve a estilos e práticas de vida mais saudáveis, assim como a adesão ao tratamento, que não depende apenas de uma prescrição profissional, mas de uma conscientização do usuário sobre sua condição de saúde e a relação dela com suas práticas, além da colaboração estreita entre a equipe de saúde e os usuários, os quais trabalham em conjunto para definir o problema, estabelecer as metas, monitorá-las, instituir os planos de cuidado e resolver os problemas que apareçam ao longo do processo de manejo.
c) Fluxo assistencial garantido ao usuário, no sentido de atender às suas necessidades de saúde. Define as ações e os serviços que devem ser desenvolvidos nos 23 diferentes pontos de atenção de uma rede (nível primário, secundário e terciário) e nos sistemas de apoio, bem como utiliza a estratificação para definir ações em cada estrato de risco.
d) Ferramenta para qualificar o atendimento à pessoa com doença crônica, favorecendo a discussão de um sujeito em situação de maior vulnerabilidade e complexidade. Consiste em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, construídas a partir do movimento de coprodução e de cogestão do processo terapêutico, resultado da discussão coletiva da equipe multiprofissional com o usuário e sua rede de suporte social.

Mais conteúdos dessa disciplina