Logo Passei Direto
Buscar
Paulo Freire é um pensador comprometido com a vida, não pensa ideias, pensa a existência. A concepção de alfabetização de Paulo Freire, tem como ideia animadora toda a amplitude humana, fundada no diálogo e na reflexão crítica, oferece aos educandos a oportunidade de reencontrar-se com os outros e nos outros e os instrumentos para despertá-los para a transformação das relações entre opressores e oprimidos, assumindo, assim, características emancipatórias.
Nessa perspectiva, a alfabetização é entendida como:
a) prática da liberdade. (correta)
b) educação bancária.
c) educação compensatória.
d) prática de inculcação.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

A concepção de alfabetização de Paulo Freire é realmente centrada na ideia de emancipação e na prática da liberdade. Ele critica a "educação bancária", que é uma forma de educação onde o conhecimento é depositado nos alunos, sem espaço para diálogo e reflexão crítica. Analisando as alternativas: a) prática da liberdade - Esta opção está correta, pois reflete a visão de Freire sobre a alfabetização como um processo que visa a libertação e a conscientização dos educandos. b) educação bancária - Esta é uma crítica de Freire, não uma definição de sua concepção de alfabetização. c) educação compensatória - Não é uma definição que se alinha com a proposta de Freire. d) prática de inculcação - Também não se alinha com a ideia de diálogo e reflexão crítica que Freire defende. Portanto, a alternativa correta é: a) prática da liberdade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os Colégios Jesuítas no Brasil colônia entre 1549 e 1599 tinham como objetivos principais:
a) ensinar apenas os dogmas da fé católica. b) a catequização além de ensinar a ler, escrever. (correta) c) o ensino da teologia, teatro e Língua Grega. d) a formação de padres que formariam o grupo chamado templários. e) manutenção dos valores do Estado-família e a formação do cidadão.

O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como suas propostas para a alfabetização de adultos, inspirou os principais programas de alfabetização e educação popular que foi realizado no país no início dos anos 1960.
Esses programas foram organizados por:
a) Intelectuais, estudantes e religiosos engajados numa ação política junto aos grupos populares. [CORRETA]
b) Estudiosos, Intelectuais, e pelos jesuítas numa ação social unida aos grupos populares.
c) Intelectuais, jesuítas e religiosos numa ação política e religiosa unida aos grupos sociais.
d) Intelectuais, políticos e voluntários unidos a uma ação política junto aos grupos sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina