Logo Passei Direto
Buscar
Na aula de Tecnologia educacional, em uma escola de Educação de Jovens e Adultos – EJA (fase do Ensino Médio), ao trabalhar um determinado assunto a partir do livro didático adotado, o professor é interpelado por um aluno sobre a atualidade daquela matéria. O aluno explicou que, tendo acessado o site de uma universidade pela Internet, leu que havia novos conhecimentos sobre o conteúdo em pauta, que contrariavam o que estava no livro.
Diante da situação, o professor, que sempre tivera posturas que valorizam a produção de conhecimentos pelos alunos, deve:
a) Acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação.
b) Desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis.
c) Incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula (correta)
d) Recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base.
e) Impor-se ao aluno, confirmando que o livro adotado é atual e suas informações estão corretas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Analisando a situação apresentada, o professor deve valorizar a curiosidade e a iniciativa do aluno em buscar informações adicionais sobre o conteúdo. A abordagem mais adequada em um contexto educacional, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é promover a pesquisa e a discussão crítica. Vamos analisar as alternativas: a) Acatar a informação do aluno como verdadeira, indicando à turma que esse conhecimento será objeto de avaliação. - Isso não é adequado, pois o professor deve verificar a veracidade da informação antes de aceitá-la como verdadeira. b) Desqualificar a Internet como meio de transmissão do conhecimento, informando sobre a existência de muitos sites não confiáveis. - Essa abordagem é negativa e não incentiva a pesquisa. c) Incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula. - Esta é a alternativa correta, pois promove a pesquisa e a construção do conhecimento. d) Recomendar à turma que estude pelo livro didático adotado, explicando que a prova terá o livro como base. - Isso limita a discussão e não valoriza a nova informação. e) Impor-se ao aluno, confirmando que o livro adotado é atual e suas informações estão corretas. - Essa postura é autoritária e não estimula o pensamento crítico. Portanto, a alternativa correta é: c) Incentivar a turma a pesquisar sobre o assunto para avaliar as novas informações trazidas pelo aluno, deslocando a discussão para uma próxima aula.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os Colégios Jesuítas no Brasil colônia entre 1549 e 1599 tinham como objetivos principais:
a) ensinar apenas os dogmas da fé católica. b) a catequização além de ensinar a ler, escrever. (correta) c) o ensino da teologia, teatro e Língua Grega. d) a formação de padres que formariam o grupo chamado templários. e) manutenção dos valores do Estado-família e a formação do cidadão.

O pensamento pedagógico de Paulo Freire, assim como suas propostas para a alfabetização de adultos, inspirou os principais programas de alfabetização e educação popular que foi realizado no país no início dos anos 1960.
Esses programas foram organizados por:
a) Intelectuais, estudantes e religiosos engajados numa ação política junto aos grupos populares. [CORRETA]
b) Estudiosos, Intelectuais, e pelos jesuítas numa ação social unida aos grupos populares.
c) Intelectuais, jesuítas e religiosos numa ação política e religiosa unida aos grupos sociais.
d) Intelectuais, políticos e voluntários unidos a uma ação política junto aos grupos sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina