Logo Passei Direto
Buscar
A epidemia de dengue enfrentada pelo Brasil em 2023 levou diversos órgãos do Governo Estadual a se reunirem periodicamente com representantes de várias instituições e formarem o Comitê Intersetorial para Ações de Vigilância e Controle do Aedes aegypti. Esse grupo deveria realizar encontros periódicos para a troca de informações e planejamento de ações intersetoriais para a prevenção e controle do mosquito no estado do Paraná.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas ações de mobilização para intensificar o combate à doença.
a. Divulgar e incentivar o uso de água sanitária em todos os recipientes que ficam expostos podendo acumular água, sendo essa medida suficiente para evitar a proliferação do mosquito.
b. Fazer orientações em escolas, igrejas e outros espaços comunitários quanto manter as casas fechadas, sem abrir janelas para evitar que o mosquito entre nas residências.
c. Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias, assim como em vasos de plantas, vasilhas de animais domésticos, além de limpar regularmente a caixa d'água e mantê-la fechada, cobrir bem a cisterna e todos os reservatórios de água.
d. Não é necessário se preocupar com o acúmulo de água, basta usar repelentes, principalmente em horários em que os mosquitos mais picam, como ao amanhecer e no final da tarde, além de mosquiteiros e telas nas janelas das casas.
e. Evitar o acúmulo de água parada, deixando de cultivar plantas ou cuidar de animais domésticos que irá demandar o uso de água potável.
User badge image
ServicoSocializando

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para identificar a alternativa que apresenta apenas ações de mobilização para intensificar o combate à dengue, vamos analisar cada uma das opções: a) Divulgar e incentivar o uso de água sanitária em todos os recipientes que ficam expostos podendo acumular água, sendo essa medida suficiente para evitar a proliferação do mosquito. - Essa ação é válida, mas não é suficiente sozinha, pois a prevenção deve ser mais abrangente. b) Fazer orientações em escolas, igrejas e outros espaços comunitários quanto a manter as casas fechadas, sem abrir janelas para evitar que o mosquito entre nas residências. - Essa ação é uma forma de mobilização, mas não aborda diretamente a eliminação de criadouros. c) Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias, assim como em vasos de plantas, vasilhas de animais domésticos, além de limpar regularmente a caixa d'água e mantê-la fechada, cobrir bem a cisterna e todos os reservatórios de água. - Esta opção apresenta ações diretas e efetivas para combater a proliferação do mosquito. d) Não é necessário se preocupar com o acúmulo de água, basta usar repelentes, principalmente em horários em que os mosquitos mais picam, como ao amanhecer e no final da tarde, além de mosquiteiros e telas nas janelas das casas. - Essa opção minimiza a importância de eliminar os criadouros, o que não é uma ação de mobilização eficaz. e) Evitar o acúmulo de água parada, deixando de cultivar plantas ou cuidar de animais domésticos que irá demandar o uso de água potável. - Essa opção é extrema e não é uma ação prática de mobilização. A alternativa que apresenta ações de mobilização efetivas e práticas para intensificar o combate à dengue é a c).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma equipe multiprofissional de saúde é composta por profissionais de diferentes áreas que atuam em conjunto para oferecer um atendimento integral ao paciente, sua família e comunidade. Seu objetivo é promover a recuperação da saúde de maneira mais abrangente e eficaz, considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e ambientais no cuidado.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre as características de uma equipe multiprofissional em saúde.
a. O trabalho multiprofissional apenas pode ser desenvolvido integralmente na Atenção Primária em Saúde (APS), pois integra diferentes saberes e habilidades importantes para atender a comunidade.
b. A equipe multiprofissional de saúde pode trabalhar em várias frentes, desde atendimentos emergenciais até a atenção preventiva, tendo como principais vantagens a abordagem holística do cuidado, que considera aspectos físicos, emocionais, sociais e ambientais.
c. O trabalho multiprofissional é um processo exclusivo da Atenção Primária em Saúde (APS) que envolve profissionais de saúde com experiências e habilidades complementares e importantes para a atuação frente à complexidade da vivência em comunidade.
d. O trabalho multiprofissional na Atenção Primária em Saúde (APS) é uma estratégia de trabalho que envolve profissionais médicos de diferentes especialidades, que trabalham de forma integrada para avaliar, planear e atender os pacientes.
e. O objetivo da equipe multiprofissional é promover a recuperação do paciente de forma mais rápida e efetiva, oferecendo um atendimento personalizado, se atendendo a um paciente por vez.

A Atenção Primária à Saúde (APS) compreende um conjunto de ações voltadas à promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. Nesse contexto, a intersetorialidade é um elemento fundamental para o desenvolvimento de um modelo de assistência mais abrangente e eficaz no país.
Diante desse cenário, analise as asserções abaixo e a relação estabelecida entre elas.
I. Na Atenção Primária à Saúde (APS), a ação intersetorial caracteriza-se como um processo colaborativo entre diferentes setores, visando a criação de estratégias conjuntas para promover a qualidade de vida da população. Esse modelo pressupõe compartilhamento de responsabilidades e gestão integrada, permitindo intervenções mais eficazes sobre os determinantes sociais da saúde.
II. a intersetorialidade é uma abordagem de gestão que possibilita a elaboração, execução e monitoramento de políticas públicas, porém, direcionadas exclusivamente ao setor da saúde, sem envolver outras áreas de atuação.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de estratégias planejadas por uma equipe multiprofissional para atender às necessidades específicas de um indivíduo, família ou grupo, visando um cuidado integral e personalizado. Essa abordagem busca garantir a integralidade da atenção à saúde, considerando não apenas a condição clínica do paciente, mas também seus aspectos sociais, psicológicos e culturais. O PTS é uma ferramenta fundamental para lidar com casos complexos, promovendo a corresponsabilização do cuidado entre os profissionais de saúde e o usuário.
Com base nisso, analise as afirmacoes a seguir e a relação estabelecida entre elas.
I. O PTS é especialmente recomendado para casos mais complexos, pois prioriza a individualidade do paciente e a construção de um plano terapêutico personalizado, que considera suas necessidades específicas e o contexto em que está inserido.
II. ele pode ser uma ferramenta eficaz de cogestão e corresponsabilização do cuidado, já que permite a definição de metas comuns e acordadas entre a equipe de saúde e o paciente, favorecendo a adesão ao tratamento e o protagonismo do usuário no próprio processo de cuidado.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

conceito passou a ser entendido de forma mais ampla, considerando fatores biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. O processo saúde-doença também passou por transformações conceituais. Ele não pode ser entendido apenas como um evento biológico isolado, mas sim como um fenômeno complexo influenciado por múltiplos determinantes, como condições socioeconômicas, ambientais, culturais e comportamentais. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), essa visão ampliada do processo saúde-doença fundamenta a organização dos serviços de saúde sob a ótica da Atenção Primária à Saúde (APS).
Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto ao trabalho multiprofissional e intersetorial na saúde.
I. Somente ações coletivas, intersetoriais e multiprofissionais que promovam o desenvolvimento de autonomia no sujeito podem apresentar resultados satisfatórios na resolução de problemas sociais.
II. O trabalho em equipe multiprofissional na Atenção Primária em Saúde busca atender as demandas de gestão do serviço, sistematizando informações e registros de dados produzidos pela Unidade.
III. A concepção de integralidade é vista como uma dimensão/valor das práticas de saúde que além de contribuir na organização do processo de trabalho das equipes, busca uma apreensão ampliada das necessidades de saúde da população atendida.
IV. A abordagem integral dos indivíduos/famílias é facilitada pela soma de olhares dos distintos profissionais que compõem as equipes multiprofissionais atuantes na Atenção Primária em Saúde.
a- II, III e IV, apenas.
b- I e II, apenas
c- II, III e IV apenas.
d- I, III e IV apenas.
e- I, II e III, apenas.

O Projeto Saúde no Território (PST) é uma estratégia utilizada pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para fortalecer a produção da saúde no território. Ele visa articular os serviços de saúde com outros setores e políticas públicas, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a autonomia dos indivíduos e comunidades. A partir de um diagnóstico inicial das condições de saúde da população, o PST direciona suas ações para a assistência integral e para a resolução dos problemas mais prevalentes na comunidade.
Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo sobre o PST e o processo de trabalho na ESF.
I. O PST busca identificar e reduzir os riscos à saúde presentes em cada área de abrangência, articulando ações dos profissionais.
II. O PST favorece a assistência integral aos indivíduos e comunidade, ao passo que articula ações assistenciais em saúde com a própria população na busca pela qualificação do cuidado e resolução dos problemas daquele território.
III. O PST pretende propagar ações que qualifiquem o trabalho na APS, garantindo maior qualidade de vida e autonomia para os indivíduos e comunidades, através de espaços que permitam a abordagem coletiva dos problemas enfrentados.
IV. O PST busca organizar o processo de trabalho da equipe multiprofissional à medida que destaca as doenças e agravos mais prevalentes na comunidade, sinalizando assim quais são os grupos prioritários para atendimento da equipe.
a- I, III e IV apenas.
b- I, II, III e IV.
c- I e II, apenas
d- II e IV, apenas.
e- I, II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina