Logo Passei Direto
Buscar
A intersetorialidade em saúde se tornou um instrumento capaz de ultrapassar os limites do setor no enfrentamento dos problemas de saúde que surgem no cotidiano dos serviços de saúde, promovendo a articulação entre diferentes áreas para a melhoria das condições de vida da população.
Considerando o excerto apresentado acima referente o conceito de intersetorialidade em saúde, analise as afirmativas a seguir.
I. O setor saúde tem ação limitada sobre diferentes fatores, como determinantes sociais que atuam sobre o processo saúde e doença da população, a citar saneamento básico, urbanização, violência, acidentes de trânsito, entre outros, deixando claro a necessidade de associação com outros setores.
II. A intersetorialidade como ferramenta de mudança do setor saúde, é um grande desafio, pois implica na alteração da organização do setor, estimulando a participação comunitária e profissional.
III. A intersetorialidade deve ser aplicada diretamente com as demandas da população.
IV. Para efetivar a prática intersetorialidade busca-se incentivar ações de promoção da saúde, incentivando a intervenção sobre fatores que influenciam o adoecimento da população, como a violência, o desemprego, o saneamento básico, habitação inadequada, fome, poluição do ar e da água, entre outros.
a. I, II e IV, apenas.
b. I, II, III e IV.
c. I, II e III, apenas.
d. II e III, apenas.
e. I e II, apenas.
User badge image
ServicoSocializando

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. O setor saúde tem ação limitada sobre diferentes fatores, como determinantes sociais que atuam sobre o processo saúde e doença da população, a citar saneamento básico, urbanização, violência, acidentes de trânsito, entre outros, deixando claro a necessidade de associação com outros setores. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois reconhece que o setor saúde não pode atuar isoladamente e precisa da colaboração de outros setores. II. A intersetorialidade como ferramenta de mudança do setor saúde, é um grande desafio, pois implica na alteração da organização do setor, estimulando a participação comunitária e profissional. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a intersetorialidade realmente exige mudanças na organização e na forma de atuação do setor saúde. III. A intersetorialidade deve ser aplicada diretamente com as demandas da população. Essa afirmativa é um pouco vaga, mas pode ser considerada verdadeira, pois a intersetorialidade deve, de fato, considerar as demandas da população para ser efetiva. IV. Para efetivar a prática intersetorialidade busca-se incentivar ações de promoção da saúde, incentivando a intervenção sobre fatores que influenciam o adoecimento da população, como a violência, o desemprego, o saneamento básico, habitação inadequada, fome, poluição do ar e da água, entre outros. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve bem o objetivo da intersetorialidade em saúde. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II, III e IV) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: b) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A epidemia de dengue enfrentada pelo Brasil em 2023 levou diversos órgãos do Governo Estadual a se reunirem periodicamente com representantes de várias instituições e formarem o Comitê Intersetorial para Ações de Vigilância e Controle do Aedes aegypti. Esse grupo deveria realizar encontros periódicos para a troca de informações e planejamento de ações intersetoriais para a prevenção e controle do mosquito no estado do Paraná.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta apenas ações de mobilização para intensificar o combate à doença.
a. Divulgar e incentivar o uso de água sanitária em todos os recipientes que ficam expostos podendo acumular água, sendo essa medida suficiente para evitar a proliferação do mosquito.
b. Fazer orientações em escolas, igrejas e outros espaços comunitários quanto manter as casas fechadas, sem abrir janelas para evitar que o mosquito entre nas residências.
c. Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias, assim como em vasos de plantas, vasilhas de animais domésticos, além de limpar regularmente a caixa d'água e mantê-la fechada, cobrir bem a cisterna e todos os reservatórios de água.
d. Não é necessário se preocupar com o acúmulo de água, basta usar repelentes, principalmente em horários em que os mosquitos mais picam, como ao amanhecer e no final da tarde, além de mosquiteiros e telas nas janelas das casas.
e. Evitar o acúmulo de água parada, deixando de cultivar plantas ou cuidar de animais domésticos que irá demandar o uso de água potável.

Uma equipe multiprofissional de saúde é composta por profissionais de diferentes áreas que atuam em conjunto para oferecer um atendimento integral ao paciente, sua família e comunidade. Seu objetivo é promover a recuperação da saúde de maneira mais abrangente e eficaz, considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e ambientais no cuidado.
Nesse contexto, assinale a alternativa correta sobre as características de uma equipe multiprofissional em saúde.
a. O trabalho multiprofissional apenas pode ser desenvolvido integralmente na Atenção Primária em Saúde (APS), pois integra diferentes saberes e habilidades importantes para atender a comunidade.
b. A equipe multiprofissional de saúde pode trabalhar em várias frentes, desde atendimentos emergenciais até a atenção preventiva, tendo como principais vantagens a abordagem holística do cuidado, que considera aspectos físicos, emocionais, sociais e ambientais.
c. O trabalho multiprofissional é um processo exclusivo da Atenção Primária em Saúde (APS) que envolve profissionais de saúde com experiências e habilidades complementares e importantes para a atuação frente à complexidade da vivência em comunidade.
d. O trabalho multiprofissional na Atenção Primária em Saúde (APS) é uma estratégia de trabalho que envolve profissionais médicos de diferentes especialidades, que trabalham de forma integrada para avaliar, planear e atender os pacientes.
e. O objetivo da equipe multiprofissional é promover a recuperação do paciente de forma mais rápida e efetiva, oferecendo um atendimento personalizado, se atendendo a um paciente por vez.

A Atenção Primária à Saúde (APS) compreende um conjunto de ações voltadas à promoção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. Nesse contexto, a intersetorialidade é um elemento fundamental para o desenvolvimento de um modelo de assistência mais abrangente e eficaz no país.
Diante desse cenário, analise as asserções abaixo e a relação estabelecida entre elas.
I. Na Atenção Primária à Saúde (APS), a ação intersetorial caracteriza-se como um processo colaborativo entre diferentes setores, visando a criação de estratégias conjuntas para promover a qualidade de vida da população. Esse modelo pressupõe compartilhamento de responsabilidades e gestão integrada, permitindo intervenções mais eficazes sobre os determinantes sociais da saúde.
II. a intersetorialidade é uma abordagem de gestão que possibilita a elaboração, execução e monitoramento de políticas públicas, porém, direcionadas exclusivamente ao setor da saúde, sem envolver outras áreas de atuação.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina