Logo Passei Direto
Buscar
Considere o caso hipotético a seguir: João é um inventor que desenvolveu um novo dispositivo eletrônico capaz de melhorar a eficiência energética em residências. Após meses de pesquisa, ele decidiu solicitar uma patente para seu dispositivo. João registrou sua invenção no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e, com isso, obteve a exclusividade sobre a produção, uso e comercialização da invenção. No entanto, João descobriu que uma empresa estava fabricando e vendendo um produto similar ao seu, sem sua autorização, e sem pagar pelos direitos de patente.
É correto o que se afirma em:
I. A empresa pode utilizar a invenção de João, desde que pague uma taxa de licenciamento, dispensando acordos.
II. O direito de uso da invenção de João deve ser transferido para a empresa, pois a invenção foi divulgada publicamente antes de ser registrada.
III. O pedido de patente concede a João o direito exclusivo sobre a invenção por um tempo determinado, permitindo que o direito de uso possa ser licenciado.
IV. João pode buscar judicialmente a interrupção da comercialização do produto similar, além de exigir uma indenização pelos prejuízos causados pela infração da patente.
A II, III e IV, apenas.
B I e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D II e III, apenas.
E III e IV, apenas.
User badge image
ServicoSocializando

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. A empresa pode utilizar a invenção de João, desde que pague uma taxa de licenciamento, dispensando acordos. Falso. Para utilizar a invenção, a empresa precisa de um acordo formal de licenciamento, não apenas pagar uma taxa. A licença deve ser acordada entre as partes. II. O direito de uso da invenção de João deve ser transferido para a empresa, pois a invenção foi divulgada publicamente antes de ser registrada. Falso. A divulgação pública antes do registro não transfere automaticamente os direitos de uso. João ainda mantém os direitos da patente, desde que tenha registrado corretamente. III. O pedido de patente concede a João o direito exclusivo sobre a invenção por um tempo determinado, permitindo que o direito de uso possa ser licenciado. Verdadeiro. Isso está correto, pois a patente garante a exclusividade e permite que João licencie sua invenção. IV. João pode buscar judicialmente a interrupção da comercialização do produto similar, além de exigir uma indenização pelos prejuízos causados pela infração da patente. Verdadeiro. João tem o direito de tomar medidas legais contra a empresa que infringe sua patente. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são III e IV. Portanto, a alternativa correta é: E) III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação ao ano de 2022, os depósitos cresceram em patentes (+2,9%), marcas (+0,9%), programas de computador (+16,1%) e indicações geográficas (+22,7%). Houve queda em pedidos de averbações de contratos de tecnologia (-16,9%) e de desenhos industriais (-2,0%). Quanto às concessões, em 2023 apresentaram crescimento acumulado os registros de marcas (29,3%), programas de computador (56,6%) e averbações de contratos (0,1%). Já as concessões de patentes (-21,1%) sofreram queda no período considerado. Podem ser acessados os totais de depósitos e concessões de registros para cada ativo de propriedade industrial, além do perfil dos depositantes por país de origem e por natureza jurídica do residente. Entre os países que mais depositaram pedidos de patentes de invenção, estiveram os Estados Unidos (30%), Brasil (20%), China (7%), Alemanha (6%) e Suíça (5%). As pessoas físicas responderam por 34% dos 4.971 depósitos de patentes de invenção efetuados por residentes. Entre os 387.310 depósitos de marcas, destaque para MEI, microempresa e EPP (51%).
Com base nas informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O Brasil registrou crescimento em todas as áreas de propriedade intelectual.
II. As empresas buscam os registros para garantirem a proteção de suas inovações.
III. Os registros de patentes realizados visam à obtenção de vantagem competitiva no mercado.
IV. As patentes e suas correlações requerem a necessidade de CNPJ para iniciar as negociações e registros.
A - III e IV, apenas.
B - I e IV, apenas.
C - I, II e III, apenas.
D - II e III, apenas.
E - II, III e IV, apenas.

Durante o Renascimento, o comércio e as relações de consumo se expandiram significativamente, promovendo uma notável produção artística, especialmente impulsionada pelo mecenato. Esse sistema, por meio do patrocínio de mecenas, incentivava a criação de obras artísticas e literárias. Contudo, muitas das produções do Cinquecento não trazem a assinatura de seus autores. Apenas com a invenção da prensa por Johannes Gutenberg, que possibilitou a reprodução em larga escala e tornou-se economicamente viável, surgiu a preocupação em identificar o autor de uma obra. Esse reconhecimento passou a ter importância tanto no aspecto físico quanto na obra em si, considerada sob sua dimensão imaterial.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A invenção da prensa de Gutenberg no século XV foi um dos primeiros eventos que impulsionaram a necessidade de regulamentação dos direitos de propriedade intelectual.
II. A invenção da prensa de Gutenberg fez as cópias de obras escritas se tornarem mais acessíveis, destacando a importância de proteger os direitos dos autores e inventores.
A As asserções I e II são falsas.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina