A governança corporativa tem, entre suas funções, a de integrar os níveis hierárquicos da organização em propósitos e princípios organizacionais na prática das atividades operacionais e na transparência de relatórios de resultados e de iniciativas ESG. O desdobramento da governança operacional inclui sistemas e controles que sustentam, mediante o acompanhamento e controle da governança, as iniciativas para o meio-ambiente (E) e sociais (S) do ESG.
Na norma IWA 48:2024, no item 7.5.1, estão os aspectos gerais de liderança na governança corporativa, que incluem, como responsabilidade da estrutura organizacional da governança corporativa, os valores de liderança, como probidade, integridade, competência, transparência, diversidade e inclusão, e as responsabilidade da liderança ESG para o mapeamento, organização e distribuição de iniciativas ESG.
Avalie as asserções sobre a diversidade de ideias, diversidade e inclusão no ESG:
I. Compete à governança corporativa os desafios construtivos das iniciativas do ESG, o que inclui a “diversidade de pontos de vista” nas iniciativas sociais do ESG, assim como aspectos de diversidade e inclusão incluídos no grupo de iniciativas sociais, o “S” das iniciativas ESG.
PORQUE
II. A ética da diversidade e inclusão deve ditar as normas e regras morais contidas na cultura organizacional, ou seja, as diretrizes éticas dos sócios, pautadas nas normas do ESG, devem prever uma empresa diversa e inclusiva.
Considerando as asserções apresentadas sobre a diversidade de ideias, a diversidade e a inclusão no ESG, assinale a alternativa correta.
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar as asserções I e II: I. Compete à governança corporativa os desafios construtivos das iniciativas do ESG, o que inclui a “diversidade de pontos de vista” nas iniciativas sociais do ESG, assim como aspectos de diversidade e inclusão incluídos no grupo de iniciativas sociais, o “S” das iniciativas ESG. Essa afirmação é verdadeira, pois a governança corporativa realmente deve lidar com a diversidade de pontos de vista e promover a inclusão nas iniciativas sociais. II. A ética da diversidade e inclusão deve ditar as normas e regras morais contidas na cultura organizacional, ou seja, as diretrizes éticas dos sócios, pautadas nas normas do ESG, devem prever uma empresa diversa e inclusiva. Essa afirmação também é verdadeira, pois a ética da diversidade e inclusão deve ser parte fundamental da cultura organizacional e das diretrizes que regem a empresa. Agora, precisamos verificar se a II justifica a I. A II fornece uma base ética que apoia a necessidade de diversidade e inclusão mencionada na I, portanto, a II justifica a I. Com base nessa análise, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.