Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Descrever é uma forma de representar as informações contidas em documentos e/ou fundos de arquivo, para tala atividade existem alguns princípios gerais que foram elencados por Maurel e Champagne (1999). Sobre esses princípios, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A descrição deve ser feita do geral para o particular.
( ) O princípio do respeito aos fundos deve ser adotado na classificação.
( ) A descrição depende da classificação.
A I - II - III.
B II - III - I.
C III - I - II.
D III - II - I.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada afirmativa e sua correspondência: 1. A descrição deve ser feita do geral para o particular. 2. O princípio do respeito aos fundos deve ser adotado na classificação. 3. A descrição depende da classificação. Agora, vamos correlacionar as afirmativas com os princípios: - A descrição deve ser feita do geral para o particular: Isso é um princípio comum na descrição de documentos, onde se começa com uma visão geral antes de entrar em detalhes específicos. - O princípio do respeito aos fundos deve ser adotado na classificação: Este princípio é fundamental na arquivologia, pois respeita a proveniência dos documentos. - A descrição depende da classificação: A descrição de documentos está intimamente ligada à forma como eles são classificados. Agora, vamos organizar as correspondências: I - A descrição deve ser feita do geral para o particular. II - O princípio do respeito aos fundos deve ser adotado na classificação. III - A descrição depende da classificação. A sequência correta é: A I - II - III. Portanto, a alternativa correta é: A. I - II - III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O arquivo permanente é o “conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função de seu valor” (ARQUIVO NACIONAL, 2005, p. 34).
Sobre o arquivo permanente, assinale a alternativa CORRETA:
A) No arquivo permanente, as atividades de descrição e de publicação incluem a análise de descrição de documentos de modo a torná-los disponíveis para uso.
B) A função de um arquivo permanente é reunir, conservar, arranjar, classificar e facilitar a consulta dos documentos oficiais, de uso não corrente.
C) A descrição arquivística é aplicada somente nas fases correntes e intermediria.
D) As atividades de arquivo permanente dividem-se em quatro grupos distintos, arranjo, descrição, eliminação, conservação e referência.

O arquivo se forma a partir da acumulação natural e progressiva dos documentos oriundos das atividades de empresas ou pessoa. Dentro as atividades arquivísticas, temos as funções arquivísticas que norteia o trabalho do arquivista.
Sobre as funções arquivísticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Consideramos a função arquivística de classificação como a base para o trabalho de descrição.
( ) O controle da criação de documentos é atividade da função arquivística no domínio da criação.
( ) No contexto da organização e representação da informação e do conhecimento a descrição e a classificação são consideradas as principais funções arquivísticas.
A F - F - V.
B V - V - V.
C F - V - F.
D V - F - F.

Os arquivistas elaboram representações dos registros do conhecimento existentes como forma de individualizar o documento e de facilitar a busca e recuperação de informação, buscando extrair do documento as informações de interesse para os usuários.
Esse processo é denominado de descrição arquivística. Sobre a descrição arquivística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O processo de descrição arquivística individualiza o documento e facilita a busca e recuperação de informação, pois permite extrair do documento as informações de interesse para os usuários.
( ) O objetivo da descrição arquivística é identificar e explicar o contexto e o conteúdo dos documentos de arquivo, a fim de promover o seu acesso.
( ) A descrição é uma atividade intelectual, não exige competências de interpretação de texto e conhecimento histórico acerca do produtor e de sua época.
A V – F – V.
B F – F – V.
C V – V – F.
D F – V – V.

A descrição de documentos de arquivo consiste em uma atividade característica dos arquivos permanentes (BELLOTTO, 2006).
Sobre a descrição arquivística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A atividade de descrição deve-se levar em consideração o usuário, o público que vai acessar o documento e que fará uso da informação registrada.
( ) A descrição pode ser definida como uma ponte que comunica o documento com os usuários.
( ) A atividade de descrição arquivística surgiu com base na impossibilidade de um usuário ter acesso físico aos documentos de um arquivo.
A V - V - V.
B F - F - V.
C F - V - F.
D V - F - F.

O arquivo se forma a partir da acumulação natural e progressiva dos documentos oriundos das atividades de empresas ou pessoas, por isso dizemos que os documentos de arquivo são aqueles com organicidade e proveniência.
Sobre o princípio da proveniência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No princípio da proveniência, só documentos pertencentes a um mesmo fundo podem formar um conjunto de documentos, chamado arquivo.
( ) No princípio da proveniência, os documentos pertencentes a diferentes tipos fundo e formam um conjunto de documentos, chamado arquivo.
( ) O princípio da proveniência é o fundamento da ciência arquivística, por isso o arquivista deve observar a origem do documento para que possa entender como os documentos se acumulam em decorrência de sua produção.
A F – V – F.
B V – F – V.
C V – V – F.
D F – F – V.

A representação da informação pode ocorrer por meio da descrição dos documentos. A descrição tem como uma das suas finalidades situar o pesquisador quanto ao contexto que o gerou, quanto a sua localização, identificação e gestão.
Para que o arquivista realize a descrição Maurel e Champagne (1999) elencou um conjunto de cinco princípios gerais. Sobre esses princípios, analise as sentenças a seguir:
I- Em termos hierárquicos, o fundo é a unidade de descrição mais especifica.
II- Na descrição, o respeito aos fundos deve ser aplicado desde a classificação e isso deve estar representado na hierarquia que se estabelece entre os diversos níveis de um mesmo fundo.
III- A descrição evolui durante os ciclos de vida dos documentos. Da fase corrente à fase permanente, e dessa forma pode se acrescentar novo elementos informativos.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina