A Constituição Federal de 1988 representou um divisor de águas na história dos direitos sociais no Brasil, ao reconhecer a cidadania, a dignidade da pessoa humana e os direitos sociais como fundamentos do Estado Democrático de Direito. Para o Serviço Social, a Constituição fortaleceu a dimensão político-pedagógica da profissão, ao reforçar o compromisso ético com a universalização dos direitos e com a superação das desigualdades. Nessa direção, o Projeto Ético-Político Profissional (PEPP) reafirma a atuação crítica do assistente social, ancorada na defesa intransigente dos direitos sociais e humanos.
Considerando a Constituição Federal de 1988 e nos princípios que orientam o Serviço Social brasileiro, que representa a relação entre os direitos sociais e a atuação profissional do assistente social, assinale a alternativa correta.
1-Os direitos sociais são garantias abstratas, sendo pouco utilizados na prática profissional do assistente social.
2-O compromisso com os direitos sociais é opcional e depende do campo de atuação e da escolha pessoal do profissional.
3A atuação do assistente social deve estar fundamentada na defesa intransigente dos direitos sociais e humanos, conforme o Projeto Ético-Político Profissional.
4~ efetivação dos direitos sociais é responsabilidade exclusiva do Estado, não exigindo ação direta do assistente social.
5~-A Constituição de 1988 restringe a atuação do assistente social às ações técnicas, excluindo sua participação em pautas políticas e de direitos.
Ed
há 2 meses
A alternativa correta é: 3 - A atuação do assistente social deve estar fundamentada na defesa intransigente dos direitos sociais e humanos, conforme o Projeto Ético-Político Profissional. Essa opção reflete o compromisso do Serviço Social com a promoção e defesa dos direitos sociais, alinhando-se aos princípios da Constituição Federal de 1988. As outras alternativas não estão de acordo com a realidade da profissão e os fundamentos éticos e políticos que a regem.