Logo Passei Direto
Buscar

Logística

Colégio Objetivo
Quando uma empresa fecha um frete de transporte logístico, no momento da cotação do frete, ela precisa repassar alguns itens para a transportadora. Sobre as principais características das cargas, assinale a alternativa CORRETA:
Peso, volume, dimensões, valor e fragilidade.
Granel, sólida, líquida, química.
Animal, vegetal, papel e metal.
Dimensões, rota, forma especiais e valor.
User badge image
logisticaeficiente

há 4 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 semanas

A alternativa CORRETA é: Peso, volume, dimensões, valor e fragilidade. Esses são fatores essenciais que a empresa deve considerar ao repassar informações para a transportadora na cotação do frete, pois influenciam diretamente no custo e na forma de transporte da carga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A movimentação de material, quanto às suas formas de operação, compreende as seguintes ações, a de levantamento, de transporte e de empilhamento.
Assinale a alternativa CORRETA que expressa a ação de levantamento:
( ) Ação representada pelo deslocamento de carga de um local para outro, por meio de operação manual direta ou equipamento de movimentação de carga.
( ) Ação representada pela formação de pilhas de volumes por meio de operação manual ou com auxílio mecânico.
( ) Ação representada pela transição de materiais de um local a outro, por meio de operação automática, como no lançamento de mísseis.
( X ) Ação representada pelo içamento de carga por meio de operação manual direta ou com auxílio mecânico.

O tamanho da estrutura bem como o Layout dos armazéns são determinados conforme a necessidade da empresa.
Sobre as características deste modelo, assinale a alternativa CORRETA:
( ) Este modelo adéqua a estrutura para atender às necessidade de movimentação dos materiais e aproveitamento eficiente dos espaços, considerando a necessidade de estocagem da organização.
( ) Este modelo facilita a estocagem dos materiais de forma ordenada, seguindo com os parâmetros do fluxo de movimentação, além de possibilitar que muitos materiais sejam armazenados fora da estrutura.
( ) Este modelo possibilita o aproveitamento total dos espaços e classifica os produtos por tamanhos e fluxos de movimentação, conforme a necessidade do armazém.
( X ) Este modelo permite adequar os estoques por critérios de necessidades para facilitar no processo de disposição e busca dos materiais, porém nem sempre proporciona o melhor aproveitamento do espaço.

Um layout mal desenhado pode acarretar uma ineficiência do processo logístico dentro das estruturas de armazenagem.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Considerar os itens em estoque que tenham maior fluxo de movimentação para que sejam dispostos próximos das saídas para facilitar seu manuseio.
( V ) Análise das portas de acesso para que permitam o fluxo de movimentação dos equipamentos necessários para manuseio e transporte das mercadorias.
( V ) Considerar a estrutura de embarque, considerando altura e espessura corretas, conforme as necessidades dos veículos de transporte, possibilitando, desta forma, determinar o número de lugares (docas) para carga e descarga.
( F ) Analisar a necessidade de corredores, considerando que quanto maior a quantidade de corredores, menor será a facilidade de acesso, e tanto maior o espaço disponível para o armazenamento.

As estruturas de armazéns estão em constante evolução, seja para aumentar sua eficiência interna ou externa.
Dentro dos desafios a serem atingidos, podemos apontar como um dos objetivos:
( X ) Aplicar métodos logísticos para escolha de estruturas com foco no aumento da eficiência nos processos de recebimento dos materiais, assim como para despacho para os clientes.
( ) Proporcionar a redução de custos com mão de obra, com foco na geração de lucro para a estrutura de armazenagem.
( ) Agregar valor a materiais e equipamentos ligados ao ativo da organização.
( ) Proporcionar a viabilidade de projetos ligados à área de produção da organização.

Em 1980, a Massachusetts Institute of Technology com outros centros de pesquisas nos Estados Unidos iniciou o estudo de um sistema que utilizasse recursos tecnológicos com base em radiofrequência.
Dentro dos benefícios apresentados pelo sistema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) Este sistema permite acessar os dados dos produtos em qualquer ponto da estrutura que esteja coberta pelo campo magnético.
( F ) O sistema necessita que o material esteja em contato direto com o escâner físico para que possibilite a transmissão das informações sobre o material.
( V ) Por apresentar uma transmissão de dados por radiofrequência, o sistema possibilita a prevenção de roubos e falsificação de mercadorias.
( V ) Devido ao seu modelo, o sistema permite uma redução de erros e otimização de processos.

Ao projetar um armazém, devemos considerar um layout da estrutura física que favoreça o fluxo de movimentação dos materiais.
Sobre os principais aspectos do layout a serem analisados em um armazém para facilitar o processo de organização, analise as sentenças a seguir:
I- Análise do desenho físico, combinando os diversos elementos para proporcionar o melhor manuseio e distribuição de materiais. CORRETA
II- Análise do fluxo de movimentação das mercadorias, para classificação e disposição próximos a imediações de saída, reduzindo o deslocamento desnecessário. CORRETA
III- Análise das necessidades de armazenagem das mercadorias, como fragilidade, volatização e radiação. CORRETA
IV- Análise sobre armazenagem por agrupamento destina-se a materiais cujas propriedades físicas exigem tratamento especial. ERRADA

Os equipamentos de movimentação de material são aqueles que têm condições para movimentar uma carga.
Sobre esses equipamentos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Carro Prancha.
II- Ponte Rolante.
III- Pórticos.
IV- Viatura automotora.
( IV ) Equipamento montado sobre rodas, com propulsão própria, apto a utilizar diretamente ou por adaptação, assim como empilhadeiras, guindaste automotor, carro pórtico, trator de armazém.
( II ) São equipamentos de movimentação e elevação de cargas, que percorrem determinados trechos retos sobre trilhos, sendo também conhecidos como guindastes. Para esta categoria existem também as monovias.
( I ) São utilizados para movimentação de cargas na horizontal, por serem muito versáteis e de baixo custo, sendo que encontramos carros prancha de pneu duro e pneu com câmara, onde a sua movimentação é feita por meio de tração humana.
( III ) Podem ser fixos ou móveis, permitindo que o material seja erguido e manuseado de forma horizontal.

Os armazéns representam para as organizações um estrutura física destinada à armazenagem de equipamento e materiais.
Sobre os tipos de armazéns, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Miniarmazéns.
II- Armazéns de mercadorias gerais.
III- Armazéns de "commodities".
IV- Armazéns com temperatura controlada.
( III ) Sua estrutura permite a estocagem de produtos como algodão, madeira que facilmente são danificados. Este modelo permite a estocagem de grandes quantidades destes materiais.
( II ) Possui uma flexibilização de armazenagem, podendo atender às necessidades de todos os tipos de mercadorias que não necessitem de instalações especiais.
( IV ) Sua estrutura é condicionada à estocagem de alimentos perecíveis que necessitam de controle de ambiente para se manterem dentro das condições de consumo.
( I ) São definidos por terem de 20 a 200 pés quadrados. Trabalham com baixo estoque e servem apenas para suprir a necessidade imediata do cliente.

Mais conteúdos dessa disciplina