Escutar atentamente a criança e a família sobre o comportamento apresentado e contextualizá-lo, além de levar em consideração se as queixas estão restritas à um único contexto ou é um padrão da criança (todos os contextos como família, escola, igreja, etc.) é importante, bem como evitar
considerar que todas as manifestações sejam decorrentes da hereditariedade ou da carga biológica e evitar desmerecê-las.
Sobre a avaliação da criança e adolescente, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Ao identificar as queixas e caracterizá-las, elas devem ser, quando possível, resolvidas no próprio ambiente da criança, antes de recorrer a programas de atenção secundária ou a hospitais.
PORQUE
II. Para a criança, estar inserida em um contexto desconhecido e longe da família, é um estressor, podendo gerar traumas e promover ameaças ou julgamentos depreciativos e deixa-la pressionada ou intimidada para falar
sobre seus comportamentos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Opções da pergunta 6:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Ed
há 3 semanas
Vamos analisar as asserções: I. Ao identificar as queixas e caracterizá-las, elas devem ser, quando possível, resolvidas no próprio ambiente da criança, antes de recorrer a programas de atenção secundária ou a hospitais. Essa afirmação é verdadeira, pois é geralmente preferível resolver questões no ambiente familiar ou escolar antes de buscar intervenções mais intensivas. II. Para a criança, estar inserida em um contexto desconhecido e longe da família é um estressor, podendo gerar traumas e promover ameaças ou julgamentos depreciativos e deixá-la pressionada ou intimidada para falar sobre seus comportamentos. Essa afirmação também é verdadeira, pois a separação do ambiente familiar e a mudança para um contexto desconhecido podem ser estressantes para a criança. Agora, vamos verificar a relação entre as asserções: A asserção II justifica a I, pois se a criança se sente estressada em um ambiente desconhecido, isso reforça a ideia de que é melhor resolver as queixas no ambiente familiar antes de buscar intervenções externas. Portanto, a alternativa correta é: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.