Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
O profissional precisa conhecer as diferentes possibilidades que permeiam o processo de representação gráfica por meio das técnicas de desenho e a disponibilidade de uso e adaptabilidade ao material que será utilizado no processo de desenvolvimento. O primeiro material e o mais importante é o tipo de papel, disponível no mercado desde papéis com gramatura fina, como o papel sulfite comum que possui gramatura de mais ou menos 70g/m² até os papéis de aquarela que possuem uma alta gramatura de mais ou menos 300g/m².
Analisando o fragmento do texto mencionado acima, a respeito importantes sobre a aplicabilidade dos papéis, a seguir analise as afirmacoes:
I. A grande variedade de tipos de papel, normalmente usados nas profissões de design, pode ser usada com bom resultado em desenhos de projeto a cores.
II. Até mesmo o papel manteiga branco – pode ser usado em fotocopiadora em preto-e-branco.
III. Permite a fácil transferência de desenhos a traço, por exemplo, do papel manteiga para o papel Canson, para obter um desenho a cores com melhor acabamento.
IV. Ao escolher um papel para iniciar seu processo de desenho é importante entender que os papéis de gramatura baixa são indicados para técnicas secas como o grafite ou lápis de cor.
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas I e II estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I está correta.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

semana passada

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

semana passada

Vamos analisar cada afirmativa: I. A grande variedade de tipos de papel, normalmente usados nas profissões de design, pode ser usada com bom resultado em desenhos de projeto a cores. Verdadeiro, a variedade de papéis permite diferentes resultados em desenhos a cores, dependendo da técnica utilizada. II. Até mesmo o papel manteiga branco pode ser usado em fotocopiadora em preto-e-branco. Verdadeiro, o papel manteiga pode ser utilizado em fotocopiadoras, embora sua transparência possa afetar a qualidade da cópia. III. Permite a fácil transferência de desenhos a traço, por exemplo, do papel manteiga para o papel Canson, para obter um desenho a cores com melhor acabamento. Verdadeiro, o papel manteiga é frequentemente utilizado para transferir desenhos devido à sua transparência. IV. Ao escolher um papel para iniciar seu processo de desenho, é importante entender que os papéis de gramatura baixa são indicados para técnicas secas como o grafite ou lápis de cor. Verdadeiro, papéis de gramatura baixa são geralmente mais adequados para técnicas secas. Com base na análise, todas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: b) I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O universo do desenho nos permite explorar não só as técnicas, mas também a forma de pensar a aplicação de cores e a construção do traçado. O profissional deve sempre ter em mente, que cada um possui uma forma de criar por meio do desenho, por isso é importante dominar a técnica que mais lhe agradar. Quanto ao processo de desenho a mão livre é uma ferramenta única, pois além de, também faz com que cada proposta visual apresentada tenha personalidade, pois dificilmente será possível replicar um desenho igualmente duas vezes.
Analisando o fragmento do texto, podemos afirmar a importância do processo de desenho a mão livre, ressalta-se que:
a. Permitir somente a elaboração de projetos industriais.
b. O desenho a mão livre permite somente a utilização de papel com alta gramatura.
c. Permitir a similaridade nos desenhos.
d. O desenho a mão livre permite somente o uso de nanquim.
e. Permitir a livre expressão do profissional.

A cor como parte do processo de desenvolvimento de um projeto, o profissional deve pensar em um recurso complementar ao processo de desenho e de elaboração de um projeto, mas de extrema importância, uma vez que seu impacto pode enaltecer uma proposta ou levá-la a ruínas, visto que se um projeto não agradar pela cor a aceitação deste pode ser prejudicial para os negócios, pois ao final de tudo um projeto precisa ser vendável e atender as necessidades do (s) cliente (s).
Analisando o fragmento do texto mencionado, abordando algumas outras classificações das cores para que haja a compreensão mais completa da organização do sistema de percepção tonal, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) Cor natural: é a coloração existente na natureza. Para a reprodução aproximada de sua infinita variedade.
( ) Cor induzida: é a coloração acidental de que se tinge uma cor sob a influência de uma cor indutora. Nessa indução reside a essência da beleza cromática. Em certa medida, podemos classificar como indução as manifestações dos contrastes simultâneos de cores, das mutações cromáticas e do fenômeno da cor inexistente.
( )Cor cambiante por: é a que apresenta fulgurações análogas às cores espectrais, comuns das asas de borboletas e nas refrações de um modo geral.
( ) Colorido: diz-se da distribuição das cores na natureza. Efeito da aplicação de cor-pigmento (ou tinta) sobre uma superfície.
( ) Cor crua: é o conjunto de dados e circunstâncias que, numa obra de arte, caracteriza o lugar e o tempo.
a. F-F-F-F-F
b. F-V-V-V-F
c. V-V-V-V-V
d. V-V-F-V-F
e. V-F-V-F-V

A experiência do profissional com os tipos de desenho e suas estruturas no processo de representação de uma composição, podem categorizá-la em dois tipos, e assim entender como cada um deles pode ser utilizado em projetos gráficos. O desenho Figurativo e o Desenho abstrato, podem ser trabalhados com as estruturas que fazem parte da composição visual nos desenhos, se faz necessário pensar em quais elementos podem ser agrupados na composição, desta forma é possível pensar primeiramente em especial nos elementos geométricos.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I. Ao desenhar a partir de observação direta, nos baseamos em nosso sistema visual para interpretar as informações tridimensionais absorvidas pelos nossos olhos a fim de tentar retratar uma cena em uma superfície bidimensional.
II. No entanto, nossos olhos enxergam aquilo que nossas mentes estão preparadas para ver. Sem frequência, vemos aquilo que esperamos ver e, no processo, ignoramos elementos de importância igual ou maior na cena.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
b. As asserções I e II são proposições falsas
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

O profissional da área criativa pode explorar os materiais utilizados como o lápis de cor, por se tratar de um material de fácil acesso, é comum trabalharmos nossos primeiros esboços com este material. Uma dica é utilizar o lápis de cor aquareláveis, pois assim você terá dois materiais em um. Marcas comuns como a Faber Castell são materiais com um custo benefício excelente no mercado nacional, mas existem materiais profissionais e com qualidade técnica excepcional.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I. Os lápis Sanford Prismacolor e Design Spectracolor são duas das melhores marcas. Os lápis de ambas as marcas têm grande variedade de cores, são suficientemente macios para serem aplicados de forma fácil e suave e conseguem dar uma cor sólida e brilhante quando preciso.
II. Os lápis de cor Bruynzeel Design Fullcolor (da Holanda), e os lápis de cor Derwent Studio, da empresa britânica Rexel Cumberland, são ligeiramente mais duros que os lápis Prismacolor e Spectracolor, sendo mais difícil criar cores brilhantes sem marcar a superfície do papel.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Quando o profissional desenvolve uma composição de natureza morta feita em lápis grafite, onde objetos representados apresentam luz e sombra, nesse caso a fonte de luz está também na esquerda, mas um pouco a frente, pois somente um dos objetos projeta sombra e todos eles fazem sombra na parede ao fundo. Esse entendimento de estruturação de uma composição considerando os efeitos de luz e sombra combinados com a perspectiva garantem ao desenho legitimidade.
Analisando o fragmento do texto mencionado e a imagem abaixo, ressalta-se que:
a. É possível entender somente a forma de volumetria
b. É possível entender de forma clara a volumetria e a estruturação da composição.
c. É possível entender de forma abstrata a composição dos materiais utilizados
d. Não é possível entender de forma clara a volumetria e a estruturação da composição
e. É possível entender somente a estruturação da forma

Ao idealizarmos uma composição visual, se faz necessário pensar na forma como esta composição se manifestará, ou seja, é necessário entender de proporção, luz, sombra e volumetria para que os elementos representados na composição façam sentido. Não se trata de realismo, mas sim de entendimento da estrutura de uma imagem, que pode ou não ser realista. Nesse sentido é primordial que a composição tenha de forma correta a representação da perspectiva, para que seja possível localizar e compreender a noção espacial na qual a composição se encontra.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
I. A percepção visual é, portanto, uma criação mental. Os olhos são cegos para aquilo que a mente não vê.
II. Uma figura, em nossa mente, não é baseada apenas nos impulsos extraídos da imagem que se forma na retina, mas também é formada a partir dos interesses, do conhecimento e das experiências que cada um de nós agrega ao ato de ver.
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Quando idealizamos uma composição visual, temos uma intencionalidade enquanto profissionais da área criativa, essa intencionalidade por meio do desenho, muitas vezes faz com que percamos a noção da qualidade do desenho, pois nos preocupamos com a representação realística daquilo que vemos, e isso se mistura com as imagens de referência que já temos em nossa mente. Portanto, ao trabalhar o processo de desenho de observação, ou seja, quando você está olhando para um objeto e então começa a desenhá-lo, e ter o foco na observação e não na imaginação, pois são formas diferentes de acessar o cérebro e desenhar.
Considerando o texto citado, abordando as formas diferentes de acessar o cérebro e desenhar, a seguir analise as afirmações abaixo:
I. É preciso relaxar e resistir à tendência de definir os formatos emergentes e de se ater aos detalhes nas primeiras etapas.
II. Quando se começa pelo formato reconhecível de um objeto, geralmente ele se baseia mais no que você pensa do que no que você vê.
III. Ao iniciar um desenho baseando-se principalmente em um estilo de processamento racional, você tende a produzir formatos e detalhes simbólicos gerais.
IV. Aplicar o processamento racional ao gesto logo no começo sempre gera distorções feias e indesejáveis de tamanho, formato, localização e proporção.
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I está correta.
c. I, II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina