Leia com atenção o texto a seguir:
"Em qualquer idioma, a sintaxe trata das relações das partes com o todo. Assim, numa frase, para fazerem sentido, as palavras devem estabelecer relações umas com as outras. Essas relações reservam funções para cada um dos elementos da frase. Assim, os substantivos podem exercer funções diversas como a de sujeito, objeto, adjunto adverbial. Os verbos exercem, precipuamente, a função de predicado. Os adjetivos e advérbios funcionam como modificadores. A análise dessas funções é conhecida nas gramáticas como análise sintática."
(BRISOLARA, Maria Cristina Freitas. Sintaxe Latina: declinações. Disponível em:
encurtador.com.br/juHT8. Acesso em: 17 abr. 2020.)
Quanto à sintaxe do Latim e do Português, analise as afirmativas a seguir:
I) No Latim, a função sintática se dá por meio da marcação das palavras que compõem a sentença, já no Português, as funções se estabelecem, basicamente, pela posição em relação a outras palavras.
II) Não há diferença entre a sintaxe do Latim e a sintaxe do Português. Entre essas duas línguas, as diferenças ocorrem somente na morfologia das palavras.
III) No latim clássico uma mesma palavra podia apresentar até seis formas
diferentes, chamadas de casos, definidos de acordo com sua função sintática na frase. Por isso, em latim, não importa a ordem em que as palavras aparecem.
É correto o que se afirma em:
Ed
há 7 dias
Vamos analisar cada afirmativa: I) No Latim, a função sintática se dá por meio da marcação das palavras que compõem a sentença, já no Português, as funções se estabelecem, basicamente, pela posição em relação a outras palavras. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois no Latim a função das palavras é indicada por suas terminações (casos), enquanto no Português a posição das palavras na frase é mais determinante. II) Não há diferença entre a sintaxe do Latim e a sintaxe do Português. Entre essas duas línguas, as diferenças ocorrem somente na morfologia das palavras. Falso. Essa afirmativa é incorreta, pois existem diferenças significativas na sintaxe entre as duas línguas, além das diferenças morfológicas. III) No latim clássico uma mesma palavra podia apresentar até seis formas diferentes, chamadas de casos, definidos de acordo com sua função sintática na frase. Por isso, em latim, não importa a ordem em que as palavras aparecem. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois os casos no Latim permitem que a ordem das palavras seja mais flexível em comparação ao Português. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I e III.