Logo Passei Direto
Buscar

Economia

Outros
Ao refletir sobre a origem e a dinâmica da ascensão chinesa, Giovanni Arrigui levantou questões e promoveu algumas reflexões sobre a Nas palavras do autor: "Mas como a China se tornou tão importante? A que a combinação de ações e de circunstâncias podemos atribuir essa transformação econômica extraordinária, provavelmente a mais [...] notável da história, segundo Stiglitz? [...] Na busca de respostas a estas perguntas começaremos descartando mito de que é possível atribuir a ascensão chinesa a sua suposta adesão ao credo neoliberal".
Para descartar a alternativa de adesão ao credo neoliberal pela China, Giovanni Arrigui defende que os resultados chineses são devidos:
I- À desregulamentação plena, de moda que a produção é equilibrada pela lei da oferta e demanda, e a liberdade de atuação no mercado interno sem concorrência.
II- Às privatizações de empresas estatais chinesas e aos investimentos realizados em educação e em projetos de infraestrutura.
III- À ruptura com a dependência do capital chines ultramarino, de Hong Kong especialmente, e à abertura, sem restrições, aos capitais japoneses, norte-americanos e europeus.
IV- Ao gradualismo das reformas, que contrariam as terapias de choque defendidas pelo Consenso de Washington, e à desregulamentação seletiva, sem redução do controle do Estado sobre a economia.
A - IV, apenas.
B - III e V, apenas.
C - II, apenas.
D - I, apenas.
User badge image
EconomiaNova

mês passado

11
1 pág.

UniAGES

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas: I- À desregulamentação plena, de modo que a produção é equilibrada pela lei da oferta e demanda, e a liberdade de atuação no mercado interno sem concorrência. Falso, Arrigui critica a ideia de desregulamentação plena, pois a China manteve um controle estatal significativo sobre a economia. II- Às privatizações de empresas estatais chinesas e aos investimentos realizados em educação e em projetos de infraestrutura. Parcialmente verdadeiro, embora a China tenha realizado algumas privatizações, o foco principal de Arrigui é mais sobre o investimento em educação e infraestrutura, mas não necessariamente atribui a ascensão apenas a isso. III- À ruptura com a dependência do capital chinês ultramarino, de Hong Kong especialmente, e à abertura, sem restrições, aos capitais japoneses, norte-americanos e europeus. Falso, Arrigui não defende uma abertura sem restrições, mas sim uma abordagem mais controlada. IV- Ao gradualismo das reformas, que contrariam as terapias de choque defendidas pelo Consenso de Washington, e à desregulamentação seletiva, sem redução do controle do Estado sobre a economia. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois Arrigui enfatiza a importância do gradualismo e do controle estatal na economia chinesa. Com base nessa análise, a única afirmativa verdadeira é a IV. Portanto, a alternativa correta é: A - IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

11
1 pág.

UniAGES

Mais conteúdos dessa disciplina