Logo Passei Direto
Buscar

Urbanismo

Outros
Sobre as características da arquitetura moderna brasileira, assinale a alternativa correta.
“A nossa arquitetura deve ser apenas racional, deve basear-se apenas na lógica e essa lógica devemos opô-la aos que estão procurando por força imitar algum estilo”, afirmava Warchavchik.
A. O projeto moderno paisagístico tem como marco o trabalho de Burle Marx, que, em seus projetos, dava ênfase a padrões rígidos e simétricos.
B. O ornamento na arquitetura moderna está reduzido ao revestimento das paredes, em pedra ou azulejos; no mais, a arquitetura se apresenta sóbria e limpa. (correta)
C. O emprego de grandes superfícies de vidro não foi utilizado na arquitetura moderna brasileira, devido aos aspectos climáticos do país.
D. O uso de materiais como o aço e o vidro está presente em poucos exemplares modernos.
E. A fachada livre era uma das caraterísticas das obras modernistas no Brasil, com o intuito de permitir o uso de diferentes revestimentos.
User badge image
Ensinando Através de Questões

mês passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as características da arquitetura moderna brasileira: A. O projeto moderno paisagístico tem como marco o trabalho de Burle Marx, que, em seus projetos, dava ênfase a padrões rígidos e simétricos. - Burle Marx é conhecido por seu uso de formas orgânicas e não rígidas, então essa alternativa está incorreta. B. O ornamento na arquitetura moderna está reduzido ao revestimento das paredes, em pedra ou azulejos; no mais, a arquitetura se apresenta sóbria e limpa. - Esta alternativa está correta, pois a arquitetura moderna realmente buscou uma estética mais limpa e sóbria, reduzindo ornamentos. C. O emprego de grandes superfícies de vidro não foi utilizado na arquitetura moderna brasileira, devido aos aspectos climáticos do país. - Na verdade, o uso de vidro foi bastante comum na arquitetura moderna brasileira, então essa alternativa está incorreta. D. O uso de materiais como o aço e o vidro está presente em poucos exemplares modernos. - O aço e o vidro foram amplamente utilizados na arquitetura moderna brasileira, portanto, essa alternativa também está incorreta. E. A fachada livre era uma das características das obras modernistas no Brasil, com o intuito de permitir o uso de diferentes revestimentos. - Embora a fachada livre seja uma característica da arquitetura moderna, a afirmação sobre o uso de diferentes revestimentos não é a principal característica associada a ela. Diante da análise, a alternativa correta é: B. O ornamento na arquitetura moderna está reduzido ao revestimento das paredes, em pedra ou azulejos; no mais, a arquitetura se apresenta sóbria e limpa.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A Carta de Atenas é um documento síntese dos trabalhos dos arquitetos presentes no IV CIAM (Congresso Internacional de Arquitetura Moderna), realizado em Atenas, no ano de 1933.
Assinale a alternativa que expressa melhor as propostas da Carta de Atenas:
A. A cidade tem valor material e simbólico. Todas as cidades têm uma história escrita nas suas ruas, praças e pontes. A função da arquitetura moderna é preservar toda a edificação e espaços abertos possíveis e zelar pela manutenção das suas formas originais. A cidade deveria se organizar ainda por zonas de uso bem definidas, adivindas da cultura local.
B. A rua apresenta diversas funções e significados. Tem substancial importância na vida urbana porque é lugar de encontro e de troca. A arquitetura moderna não pode considerar a rua apenas como espaço de circulação de automóveis, mas deve fortalecer as relações entre a moradia e a rua, a fim de que seja sempre povoada e segura. Na Carta de Atenas, a rua ganha novos significados, acrescentando à tradiconal ideia de rua como circulação, a função do encontro.
C. As cidades agrádaveis e saudáveis são aquelas em que as edificações não ultrapassam cinco andares. Os edifícios baixos propiciam uma relação dos moradores diretamente com a rua. Eles também não geram grandes áreas de sombra e propiciam a construção da cidade a partir de pequenos núcleos habitacionais. Esses núcleos devem ser implantados em meio a uma grande área verde, distantes das vias de circulação.
D. A Carta de Atenas conclui que o zoneamento das cidades vinha se revelando o culpado de diversos males urbanos: ele isola a vida urbana, que, por essência, é feita de diversidade. A Carta de Atenas recomenda que os espaços urbanos devem ser todos multifuncionais, exceto as zonas de preservação natural e as industriais, que devem ser isoladas, enquanto o restante da cidade deve ser zona mista.
E. A cidade deve funcioar como uma máquina. Cada parte da cidade deve ter uma função específica, as ruas devem ser qualificadas pelo fluxo de automóveis. Devem-se construir torres altas, de muitos apartamentos e de térreo livre para liberar mais espaço para as áreas verdes e de lazer. A Carta original tratava os problemas e soluções das cidades a partir de quatro pontos: habitação, lazer, trabalho e circulação. (correta)

As tranformações culturais, territoriais e técnicas durante os séculos XVIII e XIX provocaram o surgimento do movimento moderno de arquitetura no inicío do século XX.
Assinale a alternativa que descreve melhor as mudanças ocorridas:
A. Entre 1750 e 1939, ocorreram mudanças provocadas pela ascensão de grandes líderes ao poder, como Napoleão, por exemplo. Estes questionaram o rumo das pesquisas científicas, fecharam as Universidades, assim restituíram a moral ética cristã, fazendo com a sociedade europeia tivesse grande desenvolvimento tecnológico.
B. Até o final do século XIX, as cidades eram pequenas e pacatas, envoltas ainda nas muralhas medievais. As muralhas faziam com que o número de habitantes da cidades fosse controlado, então não havia problemas de habitação, circulação ou organização da cidade. Os arquitetos modernos do século XX gostariam de uma vida mais intensa e diversa e, por isso, criaram o conceito de metrópole.
C. Para os historiadores, a Idade Moderna da História corresponde ao período que vai do Renascimento aos dias atuais. Esse período histórico corresponde ao momento em que a humanidade apresenta um relevante aumento de domínio sobre o meio e uma mudança na consciência humana em relação à natureza e à sociedade, produzindo assim novas categorias de conhecimento, como, por exemplo, a Sociologia e a Biologia. (correta)
D. O desenvolvimento de novos campos da ciência e a evolução do campo tecnológico e produtivo fizeram com que os séculos XVIII e XIX ficassem conhecidos como os séculos do Iluminismo e da Revolução Industrial. Porém, o desenvolvimento da indústria e da ciência apenas gerou caos e problemas sociais, nenhum benefício ou melhoria podem ser apontados nesse período.
E. O século XIX foi um século de contradições. Apesar de apresentar mudanças culturais e tecnológicas significativas, também apresenta retrocessos por parte da classe trabalhadora. Devido à sua natureza indolente, os trabalhadores que migravam do campo para cidade não sabiam se comportar e, nesse ambiente, preferiam morar todos juntos em barracos insalubres, aumentando o número de doenças.

A corrente moderna racionalista apresentou não só novas e ousadas teorias para a construção das cidades, como pôde implantá-las por meio dos recursos tecnológicos disponíveis e das necessidades urgentes de habitação e equipamentos públicos ocasionadas pela destruição decorrente das duas guerras mundiais na Europa.
Assinale a alternativa que contém as inovações modernistas que ainda persistem na cidade contemporânea:
A. Algumas tipologias urbanas modernistas são parques públicos, ruas comerciais e mercado público. No que diz respeito às construções, pode-se apontar a alvenaria de blocos estruturais como uma inovação tecnológica.
B. Os modernistas se preocupavam em preservar a cidade histórica, construir casas com técnicas tradicionais e coibir o tráfego de automóveis. As técnicas construtivas utilizadas eram de acordo com o país ou região onde eles atuavam.
C. Algumas herenças racionalistas notáveis nas cidades contemporâneas são as ruas organizadas pela sua capacidade viária, zoneamento, desalinhamento da edificação com a rua. No aspecto da edificação, pode-se citar o sistema construtivo pilar-viga com concreto armado. (correta)
D. Certamente são os palácios e igrejas que mais se destacam no urbanismo racionalista. São essas edificações em particular que passam a organizar a cidade moderna por meio de seus edifícios mais representativos. No aspecto construtivo, podemos notar o uso extensivo do vidro.
E. O urbanismo corbusiano pode ser visto ainda nas cidades contemporâneas pelo conceito de habitação individual, em grandes condomínios separados por classes sociais. Uma das técnicas construtivas ainda utilizada é o concreto armado.

Mais conteúdos dessa disciplina