Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Leia a frase a afirmação a seguir, do historiador francês Philippe Joutard. “É necessário promover um autêntico dever de História, que parte da memória, dela se nutre, mas sabe tomar a distância necessária em relação a ela”.
A observação de Joutard faz referência a um possível problema na realização da escrita da história do tempo presente, pela existência de testemunhos vivos. Assinale a alternativa que explicita esse problema.
A A inexistência de metodologias para o trabalho com as fontes orais.
B A supremacia que as memórias têm em relação ao conhecimento científico.
C O confronto entre as narrativas elaboradas pelos historiadores e as memórias daqueles que participaram dos eventos.
D As dificuldades do historiador em desenvolver empatia em relação às testemunhas orais dos eventos históricos que analisa.
E Os dilemas de como escrever a História quando todas as testemunhas já não estiverem vivas.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar as alternativas em relação à afirmação de Philippe Joutard sobre a necessidade de um "dever de História" que parte da memória, mas que também deve ter uma distância crítica em relação a ela. A) A inexistência de metodologias para o trabalho com as fontes orais. - Embora seja um problema, não é o foco principal da afirmação de Joutard. B) A supremacia que as memórias têm em relação ao conhecimento científico. - Essa alternativa toca na questão, mas não é exatamente o que Joutard menciona. C) O confronto entre as narrativas elaboradas pelos historiadores e as memórias daqueles que participaram dos eventos. - Esta alternativa reflete bem a ideia de que as memórias podem ser subjetivas e podem entrar em conflito com a narrativa histórica, o que se alinha com a necessidade de distanciamento crítico. D) As dificuldades do historiador em desenvolver empatia em relação às testemunhas orais dos eventos históricos que analisa. - Embora a empatia seja importante, não é o problema central que Joutard menciona. E) Os dilemas de como escrever a História quando todas as testemunhas já não estiverem vivas. - Essa alternativa se refere a um problema diferente, que não é o foco da citação. Portanto, a alternativa que melhor explicita o problema mencionado por Joutard é: C) O confronto entre as narrativas elaboradas pelos historiadores e as memórias daqueles que participaram dos eventos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O estudo do tempo presente foi visto com desconfiança por diversos historiadores por motivos de ordem epistemológica e em relação às práticas públicas profissionais.
Sobre essas desconfianças, são feitas as seguintes afirmativas: I) A escrita da história do tempo presente e a valoração positiva da presença de testemunhas oculares nem sempre foi vista com desconfiança por parte dos historiadores, sendo algo praticado na Antiguidade Clássica, por exemplo. II) A institucionalização da história como ciência e certas práticas que se tornaram hegemônicas, assim como os ideais de objetividade e cientificidade, sustentaram a necessidade de um distanciamento do historiador em relação ao seu objeto de pesquisa. III) No século XX, a principal desconfiança em relação à história do tempo presente se deveu à utilização da Segunda Guerra Mundial como marco universal para o início dessa nova cronologia, submetendo as historiografias americana e africana a esses marcos. Assinale a alternativa correta quanto à veracidade dessas afirmacoes.
I) A escrita da história do tempo presente e a valoração positiva da presença de testemunhas oculares nem sempre foi vista com desconfiança por parte dos historiadores, sendo algo praticado na Antiguidade Clássica, por exemplo.
II) A institucionalização da história como ciência e certas práticas que se tornaram hegemônicas, assim como os ideais de objetividade e cientificidade, sustentaram a necessidade de um distanciamento do historiador em relação ao seu objeto de pesquisa.
III) No século XX, a principal desconfiança em relação à história do tempo presente se deveu à utilização da Segunda Guerra Mundial como marco universal para o início dessa nova cronologia, submetendo as historiografias americana e africana a esses marcos.
A Apenas a afirmativa I está correta.
B Apenas a afirmativa II está correta.
C Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
D Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E Todas as afirmativas estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina