Nos termos do art. 491, do CC, “não sendo a venda a crédito, o vendedor não é obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço”, assim como o cumprimento do contrato. Assinale a alternativa incorreta.
a.Se o preço não for pago, o vendedor tem o direito de retenção, fundamento legal de sua recusa em entregar a coisa.
b.O comprador pode se recusar a pagar o preço se o vendedor não estiver aparelhado para entregar a coisa no mesmo ato.
c.O vendedor pode sobrestar a assinatura da escritura de compra e venda até haver recebido o preço.
d.Mesmo na venda a prazo, o vendedor pode suspender a entrega da coisa se o comprador cair em insolvência, até que o comprador dê caução de pagar no tempo ajustado (CC, art. 495).
e.O art. 477 não permite a retenção da prestação do vendedor pela mera diminuição do patrimônio do comprador.
Ed
há 4 semanas
Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que é incorreta, conforme solicitado: a) Se o preço não for pago, o vendedor tem o direito de retenção, fundamento legal de sua recusa em entregar a coisa. - Correto. O vendedor pode reter a coisa até que o preço seja pago. b) O comprador pode se recusar a pagar o preço se o vendedor não estiver aparelhado para entregar a coisa no mesmo ato. - Correto. O comprador pode se recusar a pagar se o vendedor não estiver pronto para entregar. c) O vendedor pode sobrestar a assinatura da escritura de compra e venda até haver recebido o preço. - Correto. O vendedor pode adiar a assinatura até receber o pagamento. d) Mesmo na venda a prazo, o vendedor pode suspender a entrega da coisa se o comprador cair em insolvência, até que o comprador dê caução de pagar no tempo ajustado (CC, art. 495). - Correto. O vendedor pode suspender a entrega em caso de insolvência do comprador. e) O art. 477 não permite a retenção da prestação do vendedor pela mera diminuição do patrimônio do comprador. - Incorreto. O artigo 477 do CC trata da possibilidade de retenção, e a mera diminuição do patrimônio do comprador pode sim ser um motivo para o vendedor reter a prestação. Portanto, a alternativa incorreta é: e) O art. 477 não permite a retenção da prestação do vendedor pela mera diminuição do patrimônio do comprador.