Um espelho esférico tem a forma de uma pequena seção da superfície de uma esfera e pode ser côncavo (caso em que o raio de curvatura r é positivo), convexo (caso em que r é negativo) ou plano (caso em que r é infinito).
Neste contexto, analise as afirmações abaixo.
I - Quando raios luminosos paralelos incidem em um espelho cônvado(esférico) paralelamente ao eixo central, raios refletidos convergem em um ponto (o foco real F) situado a uma distância f (uma grandeza positiva) à frente do espelho.
II - Quando raios luminosos incidem em um espelho convexo (esférico) paralelamente ao eixo central, os prolongamentos dos raios refletidos convergem em um ponto (o foco virtual F), situado a uma distância f (uma grandeza negativa) atrás do espelho.
III - Um espelho convexo pode formar uma imagem real (se o objeto estiver do lado de dentro do ponto focal).
IV - Um espelho côncavo só pode formar uma imagem virtual.
Assinale a alternativa correta.
A.- Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
B. - Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
C.- Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
D.- Apenas as afirmativas I, II, IV estão corretas.
E.- Todas as afirmativas estão corretas.
Ed
há 21 horas
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre espelhos esféricos: I - Quando raios luminosos paralelos incidem em um espelho côncavo (esférico) paralelamente ao eixo central, raios refletidos convergem em um ponto (o foco real F) situado a uma distância f (uma grandeza positiva) à frente do espelho. Verdadeiro. Os raios paralelos que incidem em um espelho côncavo realmente convergem para um ponto focal real. II - Quando raios luminosos incidem em um espelho convexo (esférico) paralelamente ao eixo central, os prolongamentos dos raios refletidos convergem em um ponto (o foco virtual F), situado a uma distância f (uma grandeza negativa) atrás do espelho. Verdadeiro. Os raios que incidem paralelamente em um espelho convexo parecem divergir de um ponto focal virtual atrás do espelho. III - Um espelho convexo pode formar uma imagem real (se o objeto estiver do lado de dentro do ponto focal). Falso. Um espelho convexo sempre forma imagens virtuais, independentemente da posição do objeto. IV - Um espelho côncavo só pode formar uma imagem virtual. Falso. Um espelho côncavo pode formar tanto imagens reais (quando o objeto está além do foco) quanto imagens virtuais (quando o objeto está entre o foco e o espelho). Agora, com base nas análises: - Afirmativas I e II são verdadeiras. - Afirmativas III e IV são falsas. Portanto, a alternativa correta é: C.- Apenas as afirmativas I e II estão corretas.