Logo Passei Direto
Buscar
Silmara, brasileira naturalizada, verificou a Constituição Federal brasileira a respeito de possível extradição de brasileiro naturalizado. Assim, constatou que, dentre os direitos e deveres individuais e coletivos, está previsto que
a) nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes ou depois da naturalização, ou de comprovado envolvimento em milícia armada e grupos guerrilheiros. b) a extradição de qualquer brasileiro, seja ele naturalizado ou não, consta em diversas hipóteses taxativas do artigo 5o da Carta Magna. c) a extradição de qualquer brasileiro, seja ele naturalizado ou não, somente poderá ocorrer em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins. d) nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. e) a extradição de qualquer brasileiro, seja ele naturalizado ou não, somente poderá ocorrer em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, envolvimento em milícia armada e grupos guerrilheiros e prática de ato de terrorismo.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar as alternativas com base no que diz a Constituição Federal sobre a extradição de brasileiros naturalizados. O artigo 5º, inciso LI, da Constituição Federal estabelece que "nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, milícias armadas e grupos guerrilheiros". Agora, vamos analisar as alternativas: a) "nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes ou depois da naturalização, ou de comprovado envolvimento em milícia armada e grupos guerrilheiros." - Incorreta, pois a extradição de naturalizados só se aplica a crimes praticados antes da naturalização. b) "a extradição de qualquer brasileiro, seja ele naturalizado ou não, consta em diversas hipóteses taxativas do artigo 5o da Carta Magna." - Incorreta, pois a extradição de brasileiros naturalizados tem regras específicas. c) "a extradição de qualquer brasileiro, seja ele naturalizado ou não, somente poderá ocorrer em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins." - Incorreta, pois não abrange todas as situações previstas na Constituição. d) "nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei." - Correta, pois reflete o que está na Constituição. e) "a extradição de qualquer brasileiro, seja ele naturalizado ou não, somente poderá ocorrer em caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, envolvimento em milícia armada e grupos guerrilheiros e prática de ato de terrorismo." - Incorreta, pois não é uma descrição precisa das condições de extradição. Portanto, a alternativa correta é: d) "nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme estabelece a Constituição Federal, são dois exemplos de cargos públicos privativos de brasileiro nato:
a) de Ministro do Supremo Tribunal Federal e de oficial das Forças Armadas.
b) de Deputado Federal e de Presidente da República.
c) de Senador da República e de Ministro de Estado da Defesa.
d) de Deputado Federal e de Deputado Estadual.
e) de Vereador e da carreira diplomática.

A Constituição Federal prevê, expressamente, dentre os direitos sociais, que é direito dos trabalhadores urbanos e rurais, a
a)
redução do salário proporcional a diminuição do trabalho limitada em 10%.
b) redução do salário proporcional a diminuição do trabalho limitada em 30%.
c) redução do salário proporcional a diminuição do trabalho limitada em 15%.
d) irredutibilidade do salário, salvo o disposto em acordo coletivo, sendo vedada a convenção coletiva estipular qualquer tipo de redução salarial.
e) irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.

Mais conteúdos dessa disciplina