A Lei Federal 11.326/06, também conhecida como Lei da Agricultura Familiar, finalmente definiu os critérios para que um determinado agricultor possa ser classificado como Agricultor Familiar e possa ser beneficiado por todas as políticas públicas recentemente desenvolvidas para auxiliar o desenvolvimento deste segmento. Sobre a Agricultura Familiar e sua relação com o Agronegócio, analise as afirmações:
I – A Agricultura Familiar é a principal geradora de valores no PIB do Agronegócio Brasileiro, levando-se em conta que sua produção é totalmente voltada à agroexportação e às commodities.
II – Não se pode afirmar que a Agricultura Familiar faça parte do contexto do Agronegócio, levando-se em conta que sua produção é totalmente voltada à subsistência, sem participação em cadeias produtivas.
III – O fato da Agricultura Familiar ter sido oficialmente reconhecida em 2006 não condiz com sua inexistência prévia. Pelo contrário, a Agricultura de bases familiares sempre existiu no contexto da Agricultura, sendo deveras sobrepujada, em termos de representatividade produtiva e econômica, no período da Revolução Verde, pelas cadeias produtivas e sistemas agroindustriais de exportação de commodities.
Mediante o exposto, assinale a alternativa correta:
a.
Somente a afirmação I é verdadeira
b.
Somente a afirmação III é verdadeira
c.
Somente a afirmação II é verdadeira
d.
Somente as afirmações I e III são verdadeiras
e.
Somente as afirmações I e II são verdadeiras
Ed
há 6 dias
Vamos analisar cada afirmação: I – A Agricultura Familiar é a principal geradora de valores no PIB do Agronegócio Brasileiro, levando-se em conta que sua produção é totalmente voltada à agroexportação e às commodities. Falso. Embora a Agricultura Familiar tenha um papel importante na economia, sua produção não é totalmente voltada à agroexportação e commodities, pois também atende ao mercado interno e à subsistência. II – Não se pode afirmar que a Agricultura Familiar faça parte do contexto do Agronegócio, levando-se em conta que sua produção é totalmente voltada à subsistência, sem participação em cadeias produtivas. Falso. A Agricultura Familiar faz parte do Agronegócio e participa de cadeias produtivas, mesmo que em menor escala em comparação com grandes produtores. III – O fato da Agricultura Familiar ter sido oficialmente reconhecida em 2006 não condiz com sua inexistência prévia. Pelo contrário, a Agricultura de bases familiares sempre existiu no contexto da Agricultura, sendo deveras sobrepujada, em termos de representatividade produtiva e econômica, no período da Revolução Verde, pelas cadeias produtivas e sistemas agroindustriais de exportação de commodities. Verdadeiro. A Agricultura Familiar sempre existiu e foi historicamente ofuscada por outras formas de produção. Com base nas análises, apenas a afirmação III é verdadeira. Portanto, a alternativa correta é: b) Somente a afirmação III é verdadeira.