Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
0 modelo de orçamento público brasileiro é
a) autorizativo ao Poder Executivo.
b) impositivo somente no tocante às emendas parlamentares individuais e de bancadas.
c) impositivo ao Poder Executivo.
d) impositivo somente no tocante às emendas parlamentares individuais.
e) impositivo somente no tocante às emendas parlamentares de bancadas.
User badge image
CuriosidadesGerais

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Para responder à sua pergunta sobre o modelo de orçamento público brasileiro, vamos analisar as alternativas: a) autorizativo ao Poder Executivo - Essa opção sugere que o orçamento é apenas uma autorização, o que não reflete a realidade do orçamento brasileiro. b) impositivo somente no tocante às emendas parlamentares individuais e de bancadas - Essa opção menciona que o orçamento é impositivo, mas apenas em relação a emendas, o que é parcialmente correto, mas não abrange todo o modelo. c) impositivo ao Poder Executivo - Essa opção sugere que o orçamento é totalmente impositivo ao Poder Executivo, o que não é o caso, pois existem limitações. d) impositivo somente no tocante às emendas parlamentares individuais - Essa opção é mais específica e correta, pois as emendas individuais têm caráter impositivo. e) impositivo somente no tocante às emendas parlamentares de bancadas - Essa opção também é específica, mas não abrange o caráter impositivo das emendas individuais. A alternativa que melhor reflete o modelo de orçamento público brasileiro, considerando que as emendas parlamentares individuais são impositivas, é: d) impositivo somente no tocante às emendas parlamentares individuais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) O princípio orçamentário da OCDE que tem por objetivo proporcionar um debate inclusivo, participativo e realista sobre as opções orçamentais pode ser relacionado no Brasil com a constitucionalidade da afetação de parte do orçamento estadual a determinado programa específico, por meio de lei de iniciativa popular, desde que aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governador do Estado. ( ) O princípio orçamentário da OCDE que tem por objetivo assegurar que os documentos e dados do orçamento sejam abertos, transparentes e acessíveis pode ser relacionado, no Brasil, com a decisão do Supremo Tribunal Federal, que declarou a inconstitucionalidade, em sede de controle abstrato, da previsão de emendas parlamentares ao orçamento, por violação aos princípios da divulgação, da transparência, da acessibilidade das informações, do fomento à cultura da transparência e do controle social. ( ) O princípio orçamentário da OCDE que tem por objetivo identificar, avaliar e gerenciar com prudência a sustentabilidade a longo prazo pode ser relacionado, no Brasil, com a previsão constitucional de que os entes públicos conduzam suas políticas fiscais de forma a manter a dívida pública em níveis sustentáveis, devendo a elaboração e a execução de planos e orçamentos refletir a compatibilidade dos indicadores fiscais com a sustentabilidade da dívida. As afirmativas são, respectivamente,
a) F-F-V.
b) V-F-V.
c) F-V-V.
d) F-V-F.
e) V-F-F.

Relacione os Princípios Orçamentários a seguir, com suas respectivas definições: I. Totalidade II. Periodicidade III. Exclusividade IV. Universalidade ( ) Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do Art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os Poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público. ( ) Previsto, de forma expressa, pelo caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, determina a existência de orçamento único para cada um dos entes federados - União, Estados, Distrito Federal e Municípios com a finalidade de se evitarem múltiplos orçamentos paralelos dentro da mesma pessoa política. Dessa forma, todas as receitas previstas e despesas fixadas, em cada exercício financeiro, devem integrar um único documento legal dentro de cada esfera federativa: a Lei Orçamentária Anual (LOA). ( ) Estipulado, de forma literal, pelo caput do Art. 2º da Lei nº 4.320/1964, delimita o exercício financeiro orçamentário: período de tempo ao qual a previsão das receitas e a fixação das despesas registradas na LOA irão se referir. Segundo o Art. 34 da Lei nº 4.320/1964, o exercício financeiro coincidirá com o ano civil, ou seja, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano. ( ) Previsto no § 8º do Art. 165 da Constituição Federal de 1988, estabelece que a LOA não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa. Ressalvam-se dessa proibição a autorização para abertura de crédito suplementar e a contratação de operações de crédito, nos termos da lei. Assinale a opção que indica a correspondência correta, na ordem apresentada.
a) III - I - II - IV.
b) IV - II - I - III.
c) IV - I - II - III.
d) IV - I - III - II.
e) III - IV - I - II.

Mais conteúdos dessa disciplina