Logo Passei Direto
Buscar
Leia o texto a seguir: “Bactrocera carambolae (mosca-da-carambola) é uma espécie de grande relevância à fruticultura devido ao ataque a diversas plantas de importância agrícola (carambola, manga, tomate, laranja, limão, acerola, caju, goiaba, jambo, pimenta, entre outras). Sua origem é asiática e em 1975 foi introduzida no continente americano através do Suriname.
Acerca das atividades do Sistema Nacional de Sementes e Mudas – SNSM, julgue as afirmativas a seguir sobre suas áreas de competência.
I – Análise de sementes.
II – Produção de mudas.
III – Registro Nacional de Certificação – RNC.
IV – Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM.
V – Comercialização e utilização de sementes e mudas.
a. Somente IV
b. I III V
c. II e IV
d. I e II
User badge image
Aprendendo com Exercícios

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa sobre as áreas de competência do Sistema Nacional de Sementes e Mudas – SNSM: I – Análise de sementes. Verdadeiro, a análise de sementes é uma das competências do SNSM. II – Produção de mudas. Verdadeiro, a produção de mudas também é uma competência do SNSM. III – Registro Nacional de Certificação – RNC. Falso, o SNSM não é responsável pelo RNC, que é uma certificação específica. IV – Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM. Verdadeiro, o RENASEM é uma das competências do SNSM. V – Comercialização e utilização de sementes e mudas. Verdadeiro, essa também é uma competência do SNSM. Agora, vamos verificar as alternativas: a. Somente IV - Falso, pois I, II e V também são verdadeiros. b. I, III, V - Falso, pois III é falso. c. II e IV - Falso, pois II é verdadeiro, mas não abrange todas as competências. d. I e II - Verdadeiro, ambas são competências do SNSM. Portanto, a alternativa correta que contém todos os itens verdadeiros é: d) I e II.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O sistema de capacidade de uso das terras (Lepsch et al., 2015) propõe a classificação do uso máximo das terras de uma determinada área, para auxiliar a elaboração de planos de manejo sustentáveis para propriedades rurais e bacias hidrográficas.
Dentre as limitações que caracterizam as subclasses deste sistema, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma dessas limitações ou deficiências.
a. E – Limitações por excesso de água
b. M – Limitações por mecanização
c. S – Limitações devidas ao sistema
d. A – deficiência de oxigênio

Sobre os conhecimentos acerca do RENASEM – Registro Nacional de Sementes e Mudas, assinale a alternativa correta.
a. As pessoas físicas ou jurídicas que importem sementes ou mudas para uso próprio em sua propriedade, ou em propriedades de terceiros cuja posse detenham, devem se registrar no RENASEM
b. O credenciamento no RENASEM do responsável técnico é feito somente junto ao MAPA
c. A pessoa física ou jurídica que exercer mais de uma atividade pagará o valor referente a maior anuidade, porém pagará todas as taxas de inscrição ou de credenciamento nas atividades que desenvolve
d. O registro nacional de sementes e mudas é obrigatório para todos que comerciantes de sementes, inclusive agricultores familiares, assentados da reforma agrária e indígenas que comercializem sementes entre si

Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica uma técnica de propagação vegetativa na qual um ramo da planta é colocado sobre o solo para que seu enraizamento seja induzido e, depois, é separado da planta original.
a. Alporquia
b. Estaquia
c. Mergulhia
d. Enxertia

Nas hortas comunitárias:
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Espécies como alecrim espantam muitos animais devido ao cheiro forte, evitando possíveis ataques.
2. O cultivo de plantas nativas da região representa uma das maneiras de economizar trabalho e recursos, pois necessita de menos cuidados e menos manejo para seu desenvolvimento.
3. Faz-se aproveitamento racional do uso do solo urbano para a produção de alimentos, podendo contribuir com a alimentação de famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional, auxiliando na redução da fome da população.
a. 1 e 2
b. 1 e 3
c. 1, 2 e 3
d. 2 e 3

Para a prática de poda é interessante conhecer a classificação das gemas com relação às suas funções, que são:
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
a. Vegetativa, Florífera e Frutífera
b. Florífera, Mista e Frutífera
c. Formação, Vegetativa e Frutífera
d. Vegetativa, Florífera e Mista

O processo de semeadura em sementeiras já foi a prática mais utilizada para a produção de mudas florestais, atualmente esse processo é utilizado principalmente para espécies que possuem dificuldade em germinar.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A semeadura em sementeiras impossibilita a alta densidade de mudas.
( ) A semeadura em sementeiras propicia maior uniformidade nos canteiros após a repicagem.
( ) O processo de repicagem torna-se mais simples e fácil em mudas semeadas em sementeira.
( ) O custo de produção final da muda semeada em sementeira se torna um pouco superior.
a. FVFV
b. VVFF
c. VFVF
d. FVVF

O principal objetivo da semeadura é realizar a implantação da cultura de forma adequada, buscando alcançar os maiores rendimentos possíveis, falhas na regulagem e na semeadora podem ocasionar diminuição do estande inicial de plantas entre outros problemas associados, não passíveis de serem corrigidas em etapas posteriores. Neste sentido, considere a implantação e 1 hectare de milho, com espaçamento entre sulcos de 0,6 m, densidade de 70.000 sementes emergidas/ha, pureza de 99% e o poder germinativo de 96%.
A quantidade de sementes por metro linear será:
a. 4 – 5
b. 6
c. 3 – 3
d. 4 – 4

Considere as afirmativas abaixo em relação à Técnica de Semeadura Direta.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. A técnica de semeadura direta é uma das formas de utilizar a regeneração artificial e consiste na deposição das sementes diretamente na área onde será estabelecido o povoamento florestal.
2. Essa técnica é indicada para espécies com sementes pequenas, com baixa produção e fáceis de coletar, bem como é utilizada em espécies que se desenvolvem bem em viveiros.
3. A técnica de semeadura direta apresenta as vantagens de ser mais barata e produzir plantas sem defeitos no sistema radicular, comparada com o processo de produção de mudas em viveiro.
4. Algumas desvantagens da técnica de semeadura direta são a necessidade de grande quantidade de sementes, a distribuição irregular dos povoamentos e a necessidade de maiores cuidados silviculturais.
a. 3, 4
b. 2, 3, 4
c. 1, 3, 4
d. 1, 2, 3

Em relação aos cuidados com as mudas em viveiros, é CORRETO afirmar que:
a. Somente mudas com deficiência de nutrientes deve receber a adubação específica, não sendo necessário fazer nenhuma preparação ou cuidado especial com as mudas comuns.
b. A rega das mudas pode ser feita manualmente ou até mesmo utilizando mecanismos automáticos, desde que sejam respeitadas as particularidades e necessidades da planta para não ocorrer o excesso ou a falta de água.
c. Para controle de pragas nos viveiros, é recomendado utilizar apenas do controle químico ou físico, jamais o controle mecânico (remoção direta da planta).
d. Deve-se realizar o manejo adequado de pragas e doenças no viveiro, removendo a planta doente do local logo após a detecção de algum problema para esta não transmitir a doença às outras mudas.

Mais conteúdos dessa disciplina