Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
As Normas Brasileiras de Contabilidade NBC TP 01 (R1) apresentam os procedimentos técnicos- científicos periciais que fundamentam as conclusões que serão abordadas no laudo pericial contábil ou no parecer pericial. Tais procedimentos abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, a determinação de valores ou a solução controversa.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Exame: é a análise de livros, registros das transações e documentos. Exemplo: o perito realiza exame ao analisar a conciliação bancária com o livro Diário.
II. Indagação: é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia. Exemplo: a realização de entrevista com os funcionários da controladoria da empresa periciada, a fim de apurar evidências para o laudo pericial.
III. Vistoria: é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial. Trata-se de um procedimento de inspeção, por exemplo: o perito faz uma vistoria in loco dos meios de controle utilizados pela empresa para a guarda do estoque.
IV. Investigação: é a pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer técnico-contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias. Exemplo: o perito realiza investigação da vida particular dos envolvidos no objeto da perícia, descobrindo, por exemplo, que o fornecedor de material de uso e consumo para a empresa tem um forte vínculo de amizade com o responsável pelo setor de aquisição.
A I, II, III e IV.
B III e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D II e IV, apenas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada afirmativa: I. Exame: é a análise de livros, registros das transações e documentos. Exemplo: o perito realiza exame ao analisar a conciliação bancária com o livro Diário. Verdadeiro, essa definição está correta e o exemplo é pertinente. II. Indagação: é a busca de informações mediante entrevista com conhecedores do objeto ou de fato relacionado à perícia. Exemplo: a realização de entrevista com os funcionários da controladoria da empresa periciada, a fim de apurar evidências para o laudo pericial. Verdadeiro, essa definição também está correta e o exemplo é adequado. III. Vistoria: é a diligência que objetiva a verificação e a constatação de situação, coisa ou fato, de forma circunstancial. Trata-se de um procedimento de inspeção, por exemplo: o perito faz uma vistoria in loco dos meios de controle utilizados pela empresa para a guarda do estoque. Verdadeiro, essa definição está correta e o exemplo é apropriado. IV. Investigação: é a pesquisa que busca trazer ao laudo pericial contábil ou parecer técnico-contábil o que está oculto por quaisquer circunstâncias. Exemplo: o perito realiza investigação da vida particular dos envolvidos no objeto da perícia, descobrindo, por exemplo, que o fornecedor de material de uso e consumo para a empresa tem um forte vínculo de amizade com o responsável pelo setor de aquisição. Essa afirmativa é um pouco mais controversa, pois a investigação deve se restringir ao objeto da perícia e não necessariamente envolver a vida particular dos envolvidos, a menos que isso tenha relevância direta para a perícia. Com base na análise, as afirmativas I, II e III estão corretas, enquanto a IV pode ser considerada questionável. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: C) I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Norma Brasileira de Contabilidade NBC TP 01 (R1) apresenta os procedimentos técnicos- científicos periciais que fundamentam as conclusões que serão abordadas no laudo pericial contábil ou no parecer pericial. Tais procedimentos abrangem, total ou parcialmente, segundo a natureza e a complexidade da matéria, a determinação de valores ou a solução controversa.
Considerando o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I. Arbitramento: é a determinação de valores ou a solução de controvérsia por critério técnico- científico. Exemplo: há o arbitramento de valores ao se estimar a quantidade de combustível utilizada pelos veículos de determinada empresa.
II. Mensuração: é o ato de qualificação e quantificação física de coisas, bens, direitos e obrigações. Exemplo: contagem física do estoque, medidas de áreas, avaliação de componentes patrimoniais etc. Avaliação: é o ato de estabelecer o valor de coisas, bens, direitos, obrigações, despesas e receitas. Exemplo: avaliação do imobilizado da empresa.
III. Certificação: é o ato de atestar a informação trazida ao laudo pericial contábil pelo perito contador, conferindo-lhe caráter de autenticidade pela fé pública atribuída a esse profissional. Exemplo: o contador apresenta uma importação não contabilizada que foi certificada pelo despachante aduaneiro.
IV. Testabilidade: é a verificação dos elementos comprobatórios (probantes) juntados aos autos e o confronto com as premissas estabelecidas. Exemplo: o autor de determinada ação apresenta uma planilha nos autos, então o perito contábil testará se os cálculos apresentados na planilha estão corretos.
A I, II, III e IV.
B III e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D II e IV, apenas.

Quando uma medida processual não pode ser executada no juízo em que o processo se encontra, faz-se necessário requisitar um instrumento a outro juiz para o cumprimento de algum ato necessário ao andamento do processo. Logo, a designação está subordinada ao juízo de outra localidade.
Com base no assunto apresentado no texto, sobre o instrumento referido, assinale a alternativa correta:
A Termo de auxílio direto.
B Despacho saneador.
C Carta precatória.
D Carta rogatória.

Mais conteúdos dessa disciplina