Atente para a citação:
“O Papa Honório, intervindo na controvérsia [sobre o monotelismo], não quis proferir definições ex cathedra, nem quis discutir como teólogo. Unilateralmente informado por Sérgio [patriarca de Constantinopla], julgou que a discussão a respeito de uma ou duas vontades em Cristo era mero litígio de palavras, como estava nos hábitos dos bizantinos; por isto julgou que podia aprovar a posição de Sérgio sem afetar a reta fé. A expressão ‘uma vontade’, aliás, foi explicada pelo próprio Honório em sua carta a Sérgio, no sentido de conformidade do querer humano com o divino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BETTENCOURT, E. As Heresias cristológicas e trinitárias. Acesso em: 29 abr. 2019.
Com base na citação dada e nos conhecimentos hauridos do livro-base História dos Concílios Ecumênicos sobre o monotelismo e o Concílio de Constantinopla III, leia as afirmativas abaixo:
I. O papa Honório aderiu à heresia monotelista, motivo pelo qual caiu no anátema do III Concílio Constantinopolitano e do papa Leão II.
II. O monoenergismo foi uma fórmula doutrinária criada pelo Patriarca Sérgio de Constantinopla com o propósito de facilitar uma aproximação dos bizantinos com os miafisistas do Egito e da Pérsia.
III. O Concílio de Constantinopla III afirmou a existência de duas vontades e operações distintas em Cristo, uma divina e uma humana, com a subordinação da vontade/operação humana à vontade/operação divina.
Estão corretas apenas as afirmativas:
A
IB
IIC
IIID
I e IIE
II e III
Marcelo Tavares
há 4 semanas
letra ddddddd