Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A legislação está subdivida em duas grandes categorias: a das normas substantivas (direito material) e a das normas adjetivas (direito processual), as quais convivem harmonicamente, na maioria das vezes, no mesmo texto normativo, como é o caso do Código de Defesa do Consumidor.
A partir dessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- Não é por meio do processo, um complexo de direitos e deveres contrapostos entre os sujeitos envolvidos em uma lide, que o Estado entrega a jurisdição.
II- Na primeira categoria estão as leis que regulam e afetam aspectos materiais da vida cotidiana, criando, modificando e/ou extinguindo direitos e obrigações nas relações em sociedade. São exemplos dessa classificação: a Lei do Divórcio, a Lei das Sociedades Anônimas, o Estatuto do Desarmamento e o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.
III- Processo não é concebido como instrumento para o exercício do direito de provocar o Estado a exercer a função jurisdicional.
IV- Na segunda categoria estão as normas que estatuam as ferramentas procedimentais para acesso à jurisdição, à formalização de determinado pedido a partir do modo, forma e no prazo legalmente estatuído, regulando-se por meio da norma adjetiva (direito processual) todas as formalidades para fazer cumprir as normas substantivas (direito material), a exemplo do Código de Processo Civil ou Código de Processo Penal.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II e IV estão corretas.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 dias

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- Não é por meio do processo, um complexo de direitos e deveres contrapostos entre os sujeitos envolvidos em uma lide, que o Estado entrega a jurisdição. Falso. O processo é, na verdade, o meio pelo qual o Estado exerce a jurisdição, permitindo que os direitos e deveres sejam discutidos e decididos. II- Na primeira categoria estão as leis que regulam e afetam aspectos materiais da vida cotidiana, criando, modificando e/ou extinguindo direitos e obrigações nas relações em sociedade. São exemplos dessa classificação: a Lei do Divórcio, a Lei das Sociedades Anônimas, o Estatuto do Desarmamento e o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta, pois descreve adequadamente as normas substantivas. III- Processo não é concebido como instrumento para o exercício do direito de provocar o Estado a exercer a função jurisdicional. Falso. O processo é, de fato, o instrumento que permite que as partes provoquem o Estado para que este exerça sua função jurisdicional. IV- Na segunda categoria estão as normas que estatuam as ferramentas procedimentais para acesso à jurisdição, à formalização de determinado pedido a partir do modo, forma e no prazo legalmente estatuído, regulando-se por meio da norma adjetiva (direito processual) todas as formalidades para fazer cumprir as normas substantivas (direito material), a exemplo do Código de Processo Civil ou Código de Processo Penal. Verdadeiro. Esta afirmativa está correta, pois descreve adequadamente as normas adjetivas. Com base nas análises, as sentenças corretas são II e IV. Portanto, a alternativa correta é: D) As sentenças II e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No Brasil, ainda predomina a cultura do litígio. A população, em geral, quando se vê diante de um conflito, tem a tendência de buscar o Judiciário a fim de que este resolva a questão. Inclusive, dentro da própria estrutura edificada em torno do saber jurídico, é comum considerar a necessidade de pronta judicialização da questão em pauta.
A partir dessa afirmação, analise as sentenças a seguir:
I- O excesso de judicialização não é um problema no país. Primeiro, por que não há aumento das demandas judiciais, sendo que o Poder Judiciário consegue, sozinho, resolver os problemas das pessoas que o procuram diariamente.
II- A decisão do juiz traz sempre a pacificação, na sentença formalizada em um longo processo (na denominada fase de conhecimento), para ser cumprida, e ainda passa por outra nova e longa etapa até que seja efetivada (na denominada fase de cumprimento de sentença).
III- É possível citar pelo menos duas razões pelas quais o excesso de judicialização é um problema no país. Primeiro, pelo aumento das demandas judiciais, sendo que o Poder Judiciário não consegue, sozinho, resolver os problemas das pessoas que o procuram diariamente.
IV- Um segundo ponto diz respeito à satisfação alcançada com a decisão de um juiz, já que nem sempre os envolvidos ficam satisfeitos ou cumprem o que foi judicialmente determinado.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina