CATALÁN, Victor Hugo. “Trazemos cultura, educação e progresso!”; “E para que a espada Senhor?”. 2010. Charge. In: FERNANDES, Ana Claudia. Araribá mais: História. São Paulo: Moderna: 2018, p. 111.
Seguem algumas proposições em relação à charge acima. Analise-as, de modo a classificá-las como V (para verdadeiro) ou F (para falso):
( ) O personagem de chapéu simboliza a elite espanhola, e o homem com penas na cabeça, um nativo da América. O encontro dos dois simboliza a chegada dos espanhóis ao continente americano no final do século XV.
( ) O personagem europeu apresenta gestos agressivos e um discurso falso de amizade. Ao analisarmos os gestos e discurso do espanhol é possível notar que ele aparenta acreditar que as tradições de seu povo são superiores às da cultura do nativo americano.
( ) Essa charge é um exemplo de que como a ideia de “superioridade” de um povo, em vários momentos históricos, foi utilizada como argumento para a invasão ou exploração de uns sobre outros.
( ) O homem que está de chapéu representa os povos originários da América ao passo que o homem que está com penas na cabeça simboliza a elite espanhola.
A sequência correta é:
Alternativas
Alternativa 1:
F, V, F e V.
Alternativa 2:
V, F, V e F.
Alternativa 3:
V, V, F e F.
Alternativa 4:
V, V, V e F.
Alternativa 5:
F, F, F e V.
Ed
há 2 semanas
Vamos analisar cada proposição da charge para determinar se são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O personagem de chapéu simboliza a elite espanhola, e o homem com penas na cabeça, um nativo da América. O encontro dos dois simboliza a chegada dos espanhóis ao continente americano no final do século XV. É verdadeira (V). O personagem de chapéu geralmente representa a elite ou colonizadores, enquanto o nativo é simbolizado pelo homem com penas. ( ) O personagem europeu apresenta gestos agressivos e um discurso falso de amizade. Ao analisarmos os gestos e discurso do espanhol é possível notar que ele aparenta acreditar que as tradições de seu povo são superiores às da cultura do nativo americano. É verdadeira (V). A charge frequentemente critica a hipocrisia dos colonizadores que se apresentavam como amigos, mas tinham intenções agressivas. ( ) Essa charge é um exemplo de que como a ideia de “superioridade” de um povo, em vários momentos históricos, foi utilizada como argumento para a invasão ou exploração de uns sobre outros. É verdadeira (V). A charge ilustra como a noção de superioridade cultural foi usada para justificar a colonização e a exploração. ( ) O homem que está de chapéu representa os povos originários da América ao passo que o homem que está com penas na cabeça simboliza a elite espanhola. É falsa (F). Esta afirmação inverte os papéis dos personagens, pois o homem de chapéu representa a elite espanhola e o homem com penas representa os nativos. Portanto, a sequência correta é: V, V, V, F. A alternativa que apresenta essa sequência é a Alternativa 4: V, V, V e F.