Logo Passei Direto
Buscar

Os escravos eram utilizados em patriarcalmente todas as atividades produtivas no Brasil e em todas as regiões, era a essência da economia brasileira. Mas em diversas outras regiões também observa-se a presença maciça de escravos nas lavouras de tecimento interno, na plantação de cereais, da mandioca, de produtos hortifrutigranjeiros, na pesca, na caça, na coleta de madeiras, em pequenas indústrias. (REIS, 1999, p. 1).

REIS, João José. Nós achamos em campo a tratar da liberdade: a resistência negra no Brasil oitocentista. In: MOTA,C,G. (Org.). Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 1999. 

Com base nisto, analise as afirmativas abaixo:

I. Nas cidades desenvolveu-se um sistema peculiar de trabalho escravo ao ganho, abrangendo sobretudo os serviços de transporte de cargas e pessoas (em cadeiras de arruar), mas também no pequeno comércio ambulante, nos ofícios manuais e, é claro, o serviço doméstico, um setor numeroso e ocupado principalmente por escravas.

II. Mesmo os setores mais progressistas e liberais, como os irmãos Andradas, por exemplo, consideravam que o fim da escravidão deveria ser lento e gradual, para uma adaptação da economia e da sociedade para essa conjuntura.

III. Muitas vezes falamos dos ciclos econômicos do Brasil citando o açúcar, o ouro e o café, esquecendo de dar destaque ao tráfico de escravos como uma atividade que interessava comerciantes não só portugueses como ingleses, holandeses e espanhóis.

IV. O que inviabilizou o escravismo brasileiro foi o avanço do socialismo no País.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:

a. Apenas I, II e III estão corretas.

b. Apenas II e III estão corretas.

c. Apenas I, III e IV estão corretas.

d. Apenas I e II estão corretas.

e. Apenas III e IV estão corretas.

User badge image
EDUARDO SOUZA

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada afirmativa: I. Nas cidades desenvolveu-se um sistema peculiar de trabalho escravo ao ganho, abrangendo sobretudo os serviços de transporte de cargas e pessoas (em cadeiras de arruar), mas também no pequeno comércio ambulante, nos ofícios manuais e, é claro, o serviço doméstico, um setor numeroso e ocupado principalmente por escravas. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve bem a realidade do trabalho escravo nas cidades. II. Mesmo os setores mais progressistas e liberais, como os irmãos Andradas, por exemplo, consideravam que o fim da escravidão deveria ser lento e gradual, para uma adaptação da economia e da sociedade para essa conjuntura. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois muitos pensadores da época acreditavam que a abolição deveria ser gradual. III. Muitas vezes falamos dos ciclos econômicos do Brasil citando o açúcar, o ouro e o café, esquecendo de dar destaque ao tráfico de escravos como uma atividade que interessava comerciantes não só portugueses como ingleses, holandeses e espanhóis. Verdadeiro, essa afirmativa é correta, pois o tráfico de escravos foi uma parte importante da economia colonial e envolveu várias nações. IV. O que inviabilizou o escravismo brasileiro foi o avanço do socialismo no País. Falso, essa afirmativa é incorreta, pois o fim da escravidão no Brasil foi mais influenciado por fatores econômicos, sociais e políticos do que pelo avanço do socialismo. Com base nas análises, as afirmativas I, II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: a. Apenas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina