Logo Passei Direto
Buscar
Atente para a citação: “Strongyloides stercoralis é um geo-helminto, agente etiológico da estrongiloidíase no Brasil. Trata-se de uma helmintíase intestinal emergente e negligenciada, prevalente nas regiões tropicais e subtropicais, com grande morbidade e mortalidade, principalmente em pacientes imunossuprimidos”.
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base da rota de aprendizagem Parasitologia: aula sobre o verme Strongyloides stercoralis, assinale a alternativa correta:
A Diferentemente dos helmintos dos gêneros Ancylostoma e Ascaris, o verme S. stercoralis tem um ciclo heteroxênico.
B O helminto invade o corpo humano exclusivamente pelo contato das larvas L3 com a pele humana, chegando à corrente sanguínea ou linfática.
C Apesar de sofrerem ecdise, como os demais nematodas, Strongyloides stercoralis não faz o ciclo de
D Uma peculiaridade do parasito, que torna o ciclo bastante complexo, é a capacidade partenogenética das fêmeas resultantes das larvas de estágio L3.
E Como diagnóstico diferencial, recomenda-se a busca por estágios do parasita em líquidos corporais, mas não métodos imunológicos, como o Elisa.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que sabemos sobre o Strongyloides stercoralis: A) Diferentemente dos helmintos dos gêneros Ancylostoma e Ascaris, o verme S. stercoralis tem um ciclo heteroxênico. - Incorreto. S. stercoralis tem um ciclo monoxênico, ou seja, ocorre apenas no hospedeiro humano. B) O helminto invade o corpo humano exclusivamente pelo contato das larvas L3 com a pele humana, chegando à corrente sanguínea ou linfática. - Parcialmente correto, mas não é exclusivo. As larvas L3 realmente penetram pela pele, mas o enunciado pode ser considerado impreciso. C) Apesar de sofrerem ecdise, como os demais nematodas, Strongyloides stercoralis não faz o ciclo de. - A frase está incompleta e não faz sentido. D) Uma peculiaridade do parasito, que torna o ciclo bastante complexo, é a capacidade partenogenética das fêmeas resultantes das larvas de estágio L3. - Correto. S. stercoralis possui a capacidade de reprodução partenogenética, o que torna seu ciclo de vida mais complexo. E) Como diagnóstico diferencial, recomenda-se a busca por estágios do parasita em líquidos corporais, mas não métodos imunológicos, como o Elisa. - Incorreto. Métodos imunológicos, como o ELISA, são utilizados para diagnóstico. Portanto, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina