Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O retrocruzamento é o cruzamento de um descendente com qualquer um dos seus genitores. O resultado do método é que o genótipo se torna cada vez mais parecido com o pai com que ele está sendo retrocruzado. Diversos melhoristas optam pelo uso de retrocruzamentos na formação das populações quando é introduzido germoplasma exótico ou não adaptado à região. Dessa forma, pode-se reduzir a sua contribuição na população formada.
Sobre as vantagens e desvantagens do retrocruzamento, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I. É vantajoso porque o método de retrocruzamento pode ser conduzido fora da região onde o cultivar é utilizado.
II. É desvantajoso devido ao tempo gasto até obter a introdução de um alelo de interesse na população de interesse.
III. É um método vantajoso e com alto nível de previsibilidade de resultado, pois apenas a característica em transferência precisa ter herdabilidade alta.
IV. É vantajoso devido à possibilidade de condução do método fora do ambiente a que o genitor recorrente está adaptado, oferecendo uma ótima previsibilidade do resultado.
A II e IV, apenas.
B I e II, apenas.
C I, II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E I, II, III e IV.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 3 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 dias

Vamos analisar cada afirmativa: I. É vantajoso porque o método de retrocruzamento pode ser conduzido fora da região onde o cultivar é utilizado. Falso, o retrocruzamento geralmente é realizado em ambientes onde o cultivar é adaptado, pois isso ajuda a garantir que as características desejadas sejam mantidas. II. É desvantajoso devido ao tempo gasto até obter a introdução de um alelo de interesse na população de interesse. Verdadeiro, o retrocruzamento pode ser um processo demorado, pois requer várias gerações para que o alelo de interesse se estabeleça na população. III. É um método vantajoso e com alto nível de previsibilidade de resultado, pois apenas a característica em transferência precisa ter herdabilidade alta. Verdadeiro, o retrocruzamento é vantajoso quando a característica a ser transferida tem alta herdabilidade, pois isso aumenta a previsibilidade dos resultados. IV. É vantajoso devido à possibilidade de condução do método fora do ambiente a que o genitor recorrente está adaptado, oferecendo uma ótima previsibilidade do resultado. Falso, como mencionado anteriormente, o retrocruzamento é mais eficaz quando realizado em ambientes onde o genitor recorrente está adaptado. Com base nas análises, as afirmativas verdadeiras são II e III. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: C) I, II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No melhoramento das espécies autógamas, procura-se obter indivíduos em homozigose. As populações dessas espécies são, em geral, constituídas de um único genótipo homozigótico ou de uma mistura de genótipos homozigóticos. Já no melhoramento das espécies alógamas, caracterizada pela sua recombinação durante o processo de reprodução, procura-se explorar a natureza heterozigótica dos genótipos. Nessas populações, o indivíduo é portador de loci em homozigose e heterozigose, porém são os loci em heterozigose que caracterizam a sua estrutura genética. Portanto, o principal objetivo é a obtenção dos híbridos, que são indivíduos resultantes do processo de hibridação, ou seja, do cruzamento entre parentais geneticamente diferentes.
Sobre esses aspectos, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- A seleção dos parietais é baseada apenas em características monogênicas e oligogênicas, que são aquelas controladas por um ou poucos genes.
II- A herança genética das características de interesse do melhorista é levada em consideração durante os planejamentos da etapa de hibridização.
III- A escolha dos parentais é baseada apenas na sua capacidade de produzir descendentes, ou seja, a característica agronômica não é importante nesta etapa.
IV- A divergência genética entre os possíveis parentais para as características de interesse é importante para que aumente as chances de ampliar a variabilidade nas progênies.
A II e IV, apenas.
B I, II e III, apenas.
C II e III, apenas.
D IV, apenas.
E II, III e IV, apenas.

Compreender as características reprodutivas é fundamental para a atuação do melhorista de plantas. Nesse contexto, plantas alógamas possuem características que devem ser consideradas e resultam em metodologias específicas nos programas de melhoramento genético.
Sobre a biologia reprodutiva das plantas alógamas e sua relação com o melhoramento genético, assinale a alternativa INCORRETA:
A) A alogamia é uma estratégia de reprodução assexuada, resultando na formação de clones e, por isso, obtendo plantas idênticas às plantas matrizes, incluindo suas características.
B) Nas plantas alógamas, a população de plantas é caracterizada pela heterozigose, resultando em distintos alelos, tendo como efeito a elevada variabilidade entre os indivíduos.
C) Entre as estratégias que promovem a alogamia em plantas estão a autoincompatibilidade, o distanciamento das partes florais masculinas e femininas e também, as diferenças nos tempos de liberação do pólen e de receptividade do estigma.
D) Na reprodução de plantas alógamas, ocorre a fusão dos gametas masculinos (presentes nos grãos de pólen) aos gametas femininos (óvulos), sendo preferencialmente através de fecundação cruzada.

As plantas que são propagadas vegetativamente apresentam algumas vantagens pela fixação das características genéticas através da clonagem. Diversos métodos podem ser usados, como a estaquia, a enxertia e a mergulhia. Sobre esse contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Estaquia.
II- Enxertia.
III- Mergulhia.
( ) Estratégia que resulta no contato de uma parte da planta com o solo ou com um substrato, sendo que a separação da planta ocorre somente após a emissão e a formação das raízes.
( ) Essa técnica envolve a cicatrização e a formação de novas raízes, além de brotações, em segmentos de órgãos (caule, folhas ou raízes), submetidos a cuidados que favoreçam essas respostas.
( ) Metodologia que envolve a união de duas ou mais plantas, com o objetivo de oportunizar as vantagens genéticas e adaptativas de cada indivíduo, neste caso, sem que ocorra cruzamentos entre os genomas.

Mais conteúdos dessa disciplina