Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo

Logística

Colégio Objetivo
A indústria de transporte marítimo desempenha um papel fundamental na realização do comércio mundial. E David (2016) destaca que, há mais de 50 mil navios mercantes que operam no mundo, registrados em mais de 150 países e operados por mais de um milhão de trabalhadores marítimos de praticamente todas as nacionalidades. E essas operações dos navios mercantes geram uma receita estimada anual de mais de US$ 380 bilhões em mercadorias na economia global e transportam mais de 7,7 bilhões de toneladas de cargas.
Diante disso, Keedi (2011) considera que as embarcações podem ser divididas em carga de:
I. Especializados;
II. Multipropósitos;
III. Porta-containers;
IV. Geral.
a. Apenas as alternativas I e III estão corretas.
b. Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas as alternativas II e IV estão corretas.
e. As alternativas I, II, III e IV estão corretas.
User badge image
logisticaeficiente

há 23 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 23 horas

Vamos analisar cada uma das alternativas apresentadas: I. Especializados - Esta categoria é correta, pois existem embarcações projetadas para transportar tipos específicos de carga, como grãos, líquidos, entre outros. II. Multipropósitos - Esta categoria também é correta, pois embarcações multipropósitos são projetadas para transportar diferentes tipos de carga. III. Porta-containers - Esta categoria é correta, pois os porta-containers são embarcações especificamente projetadas para o transporte de contêineres. IV. Geral - Esta categoria é correta, pois embarcações de carga geral são projetadas para transportar uma variedade de mercadorias que não se encaixam nas categorias específicas. Dessa forma, todas as alternativas I, II, III e IV estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: e) As alternativas I, II, III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Os INCOTERMS ou Termos Internacionais de Comércio são utilizados nas negociações internacionais e servem para padronizar as operações. Em geral, pode-se dizer que os Incoterms são regras internacionais que definem de quem é a responsabilidade do pagamento do frete, o local de entrega, entre outros pontos muito importantes para o comércio internacional.
Diante disso, com base nos materiais de apoio para seus estudos, relacione os 11 Incoterms:
EXW ( 1 ) (    ) ENTREGUE NO LOCAL (local de destino nomeado) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando coloca a mercadoria à disposição do comprador, na data ou dentro do período acordado, num local indicado no país de destino, pronta para ser descarregada do veículo transportador e não desembaraçada para importação.
FCA ( 2 ) (    ) LIVRE NO TRANSPORTADOR (local de entrega nomeada) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando entrega a mercadoria, desembaraçada para a exportação, ao transportador ou a outra pessoa indicada pelo comprador, no local nomeado do país de origem.
FAZ ( 3 ) (    ) TRANSPORTE PAGO ATÉ (local de destino nomeado) Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FCA, o vendedor contrata e paga frete e custos necessários para levar a mercadoria até o local de destino combinado.
FOB ( 4 ) (    ) ENTREGUE COM DIREITOS PAGOS (local de destino nomeado) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador, na data ou dentro do período acordado, no local de destino designado no país importador, não descarregada do meio de transporte.
CFR ( 5 ) (    ) CUSTO E FRETE (porto de destino nomeado) Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FOB, o vendedor contrata e paga frete e custos necessários para levar a mercadoria até o porto de destino combinado.
CIF ( 6 ) (    ) LIVRE A BORDO (porto de embarque nomeado) O vendedor encerra suas obrigações e responsabilidades quando a mercadoria, desembaraçada para a exportação, é entregue, arrumada, a bordo do navio no porto de embarque, ambos indicados pelo comprador, na data ou dentro do período acordado.
CPT ( 7 ) (    ) NA ORIGEM (local de entrega nomeado) O vendedor limita-se a colocar a mercadoria à disposição do comprador no estabelecimento do vendedor, no prazo estabelecido, não se responsabilizando pelo desembaraço para exportação nem pelo carregamento da mercadoria em qualquer veículo coletor.
CIP ( 8 ) (    ) CUSTO, SEGURO E FRETE (porto de destino nomeado) Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FOB, o vendedor contrata e paga frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria até o porto de destino combinado.
DAP ( 9 ) (    ) LIVRE AO LADO DO NAVIO (porto de embarque nomeado) O vendedor encerra suas obrigações no momento em que a mercadoria é colocada, desembaraçada para exportação, ao longo do costado do navio transportador indicado pelo comprador, no cais ou em embarcações utilizadas para carregamento da mercadoria, no porto de embarque nomeado pelo comprador.
DPU ( 10 ) (    ) TRANSPORTE E SEGURO PAGOS ATÉ (local de destino nomeado) Além de arcar com obrigações e riscos previstos para o termo FCA, o vendedor contrata e paga frete, custos e seguro relativos ao transporte da mercadoria até o local de destino combinado.
DDP ( 11 ) (    ) ENTREGUE NO LOCAL DESCARREGADO (local de destino) O vendedor completa suas obrigações e encerra sua responsabilidade quando a mercadoria é colocada à disposição do comprador, na data ou dentro do período acordado, em local determinado no país de destino, descarregada do veículo transportador mas não desembaraçada para importação.
a. 1, 2, 7, 11, 5, 4, 3, 10, 8, 9, 6.
b. 4, 9, 2, 1, 6, 10, 8, 3, 7, 11, 5.
c. 10, 2, 7, 8, 3, 11, 5, 4, 1, 9, 6.
d. 7, 11, 5, 4, 1, 6, 3, 8, 10, 2, 9.
e. 9, 2, 7, 11, 5, 4, 1, 6, 3, 8, 10.

Em cada país encontramos diferentes tipos de processos a serem realizados no desembaraço aduaneiro, mas basicamente este processo engloba a conferência dos itens importados e exportados, cujo é feita a verificação do produto e da documentação apresentada, a fim de averiguar se as informações apresentadas estão corretas. E para que esse processo funcione, existem etapas e procedimentos padronizados que devem ser seguidos.
Com base na Receita Federal de nosso país, como o desembaraço aduaneiro é definido?
( ) Em sua regra geral, é processada no Siscomex, por meio de Declaração de Importação (DI), Declaração Única de Importação (Duimp) ou Declaração Simplificada de Importação (DSI eletrônica);
( ) Esse registro consiste em uma numeração da RFB, emitida pela Declaração de Importação (DI);
( ) O despacho aduaneiro de importação é processado com base em declaração e inicia-se quando o registro da declaração de importação é feito.
( ) Não existem exceções, em razão da natureza da mercadoria, da operação e da qualidade do importador, em que o despacho de importação é processado sem registro.
a. V, V, F, F.
b. F, V, F, V.
c. F, F, V, V.
d. V, F, V, F.
e. F, V, V, F.

É um conjunto ordenado de procedimentos que conduz adequadas soluções para as expectativas dos participantes do comércio internacional, sistema este que não possui relação necessária com os sistemas jurídicos estatais, embora, independentemente disto, seja juridicamente válido e eficaz.
O enunciado acima corresponde a qual sistema:
a. Camex.
b. Siscomex.
c. MDIC.
d. CISG.
e. Lex Mercatoria.

De acordo com o autor Ludovico (2018, p. 05), a globalização é um processo de “integração mundial que está ocorrendo há pelo menos três décadas nos setores de comunicação, economia, finanças e comércio. Por sua velocidade e amplitude, esse fenômeno já afetou indivíduos, empresas e nações” que faz a alteração dos fundamentos sobre os quais se organizou a economia mundial nos últimos 50 anos.
Dito isso, analise as afirmativas abaixo e classifique quais são os impactos no qual a globalização causou no mundo e vem causando. Relacionando V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) Este processo interfere em nossas escolhas como consumidores;
( ) Em um mundo globalizado, não há dificuldades em se obter itens estrangeiros;
( ) A globalização gerou impacto nas relações comerciais entre as nações;
( ) Em um mundo conectado pela tecnologia, as dificuldades em se obter itens estrangeiros praticamente não existem mais.
a. V, F, F, V.
b. V, F, V, V.
c. F, F, V, V.
d. V, F, V, F.
e. V, V, V, V.

É importante observar que as fases de expansão do comércio internacional estavam ligadas ao atendimento das necessidades e demandas que surgiam em determinada região, mas que não podiam ser sanados com a produção local, o que impulsionava os comerciantes dessas épocas a busca por novas regiões e tecnologias que pudessem aumentar e melhorar o acesso a novos mercados e novos produtos.
Com base nisso, complete: A Revolução Industrial passa a fomentar o comércio internacional no qual a __________ se destacou por oferecer produtos industrializados e com menor preço.
a. Inglaterra.
b. China.
c. Rússia.
d. França.
e. Índia.

Mais conteúdos dessa disciplina