Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Humanas / Sociais
Leia a passagem de texto: “Anteontem e ontem, por exemplo, foram dias perdidos. Tentei debalde canalizar para termo razoável esta prosa que se derrama como a chuva da serra, e o que me apareceu foi um grande desgosto. Desgosto e a vaga compreensão de muitas coisas que sinto. Sou um homem arrasado. Doença? Não. Gozo perfeita saúde. Quando o Costa Brito, por causa de duzentos mil-réis que me queria abafar, vomitou os dois artigos, chamou-me doente, aludindo a crimes que me imputam. O Brito da Gazeta era uma besta. Até hoje, graças a Deus, nunca um médico me entrou em casa. Não tenho doença nenhuma. O que estou é velho. Cinquenta anos pelo S. Pedro. Cinquenta anos perdidos, cinquenta anos gastos sem objetivo, a maltratar-me e a maltratar os outros. O resultado é que endureci, calejei, e não é um arranhão que penetra esta casca espessa e vem ferir cá dentro a sensibilidade embotada." Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAMOS, Graciliano. S. Bernardo. 88. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009. E-book. p. 78. Considerando a citação e os conteúdos da rota de aprendizagem aula 3 Clássicos da literatura do modernismo brasileiro sobre São Bernardo de de Graciliano Ramos, analise as seguintes afirmativas:

I. Graciliano Ramos através de São Bernardo problematiza a falência, a solidão e a decadência causadas pela propaganda liberal.
II. Paulo Honório é um personagem fracassado e que vê seu mundo ruir, talvez motivado pelos mesmos fatores que permitiram sua ascensão social.
III. Paulo Honório, por sempre ser rico, se sente horrorizado ao perceber que precisa levantar-se cedo para prover o alimento aos seus filhos.
IV. Graciliano Ramos, em São Bernardo, narra o êxito de Paulo Honório, que decide ser escritor para imortalizar seus feitos bem-sucedidos.
V. O Personagem Paulo Honório tenta escrever um romance após o suicídio de sua esposa, e sua escrita contém reflexões sobre a sua conduta durante seus 50 anos.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A I e IV
B I e III
C III e V
D I, III e IV
E I, II e V
User badge image
Tania Ap

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Graciliano Ramos, através de São Bernardo, problematiza a falência, a solidão e a decadência causadas pela propaganda liberal. Verdadeiro, a obra aborda temas como a solidão e a decadência do personagem Paulo Honório, refletindo sobre a sociedade da época. II. Paulo Honório é um personagem fracassado e que vê seu mundo ruir, talvez motivado pelos mesmos fatores que permitiram sua ascensão social. Verdadeiro, Paulo Honório enfrenta a ruína de seu mundo, e isso está ligado à sua trajetória de ascensão social. III. Paulo Honório, por sempre ser rico, se sente horrorizado ao perceber que precisa levantar-se cedo para prover o alimento aos seus filhos. Falso, Paulo Honório não é retratado como alguém que sempre foi rico; sua riqueza é resultado de seu trabalho e ambição, e ele não se horrorizaria com isso. IV. Graciliano Ramos, em São Bernardo, narra o êxito de Paulo Honório, que decide ser escritor para imortalizar seus feitos bem-sucedidos. Falso, a narrativa não foca no êxito de Paulo Honório como escritor, mas sim em suas frustrações e reflexões sobre sua vida. V. O personagem Paulo Honório tenta escrever um romance após o suicídio de sua esposa, e sua escrita contém reflexões sobre a sua conduta durante seus 50 anos. Verdadeiro, Paulo Honório realmente tenta escrever e reflete sobre sua vida após a morte de sua esposa. Com base nas análises, as afirmativas corretas são I, II e V. Portanto, a alternativa correta é: E) I, II e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina