Leia a citação de José Carlos Libâneo (2017, p. 132):
"[...] a prática educacional se orienta, necessariamente, para alcançar determinados objetivos, por meio de uma ação intencional e sistemática. Os objetivos educacionais expressam, portanto, propósitos definidos explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas que todos os indivíduos precisam adquirir para se capacitarem para as lutas sociais de transformação da sociedade. O caráter pedagógico da prática educativa está precisamente, em explicitar fins e meios que orientem tarefas da escola e do professor para aquela direção. Em resumo, podemos dizer que não há prática educativa sem objetivos".
Com base nessa reflexão, como os objetivos educacionais podem ser aplicados para direcionar práticas docentes que visem à transformação social?
Opções da pergunta 2:
Ignorando as metas de transformação social e focando em objetivos acadêmicos tradicionais.
Concentrando-se apenas em conteúdos que reforcem a ordem social existente.
Definindo objetivos que estimulem os alunos a engajarem-se com a comunidade e problemas sociais.
Limitando os objetivos educacionais ao desempenho em testes padronizados.
Evitando objetivos que encorajem crítica ou questionamento do status quo da realidade.
Ed
há 2 semanas
Com base na citação de José Carlos Libâneo, a opção mais adequada para direcionar práticas docentes que visem à transformação social é: Definindo objetivos que estimulem os alunos a engajarem-se com a comunidade e problemas sociais. Essa abordagem permite que a educação não apenas transmita conhecimento, mas também desenvolva a consciência crítica e a responsabilidade social nos alunos, preparando-os para atuar de forma ativa na transformação da sociedade.