Logo Passei Direto
Buscar
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) está presente em diversos momentos das nossas vidas.
Considerando as características do ICMS, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I – O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) possui natureza não cumulativa
II – o valor devido em cada operação tributada por ICMS é compensado com o montante cobrado nas operações anteriores pelo mesmo ou por outro Estado
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Ensinando Através de Questões

anteontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

anteontem

Vamos analisar cada asserção: I – O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) possui natureza não cumulativa. Verdadeiro, o ICMS é um imposto não cumulativo, o que significa que o imposto pago em uma etapa da cadeia produtiva pode ser compensado nas etapas seguintes. II – O valor devido em cada operação tributada por ICMS é compensado com o montante cobrado nas operações anteriores pelo mesmo ou por outro Estado. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois o ICMS permite a compensação do imposto pago em operações anteriores, independentemente de serem realizadas no mesmo Estado ou em outro. Agora, vamos avaliar as opções: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. Correto, ambas as asserções são verdadeiras, e a II explica como funciona a não cumulatividade, mas não é uma justificativa direta da natureza não cumulativa da I. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Isso não é totalmente correto, pois a II não justifica a I, apenas explica um aspecto da aplicação do ICMS. C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Incorreto, ambas são verdadeiras. D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Incorreto, a I é verdadeira. E) As asserções I e II são proposições falsas. Incorreto, ambas são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em operações de compra e vendas de mercadorias é comum haver a ocorrência de despesas acessórias como fretes e seguros.
Nesse contexto, é correto afirmar que:
A Os valores dos fretes e seguros não são lançados na Contabilidade.
B Os valores dos fretes e seguros das operações de compras são tratados como despesas de vendas.
C Os valores dos fretes e seguros das operações de vendas são incorporados ao custo dos produtos e mercadorias vendidas.
D Os valores de fretes e seguros são contabilizados na conta de estoque independentemente do comprador arcar com o ônus desses valores.
E Os valores dos fretes e seguros pagos pelo comprador de mercadorias são contabilizados e incorporados ao valor da conta de estoque.

Sabe-se que as compras de mercadorias que serão revendidas podem ocorrer com ou sem a incidência de tributos.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos tributos incidentes sobre as compras de mercadorias.
I. Poderá ser recuperado o valor do ICMS destacado na nota fiscal, desde que o regime de tributação permita o aproveitamento de créditos
II. O direito ao crédito de PIS/Pasep e Cofins depende do regime de tributação da empresa
III. Para o PIS/Pasep e a COFINS não é considerado o destaque destes tributos na nota fiscal, mas sim as particularidades da tributação da empresa compradora e dos produtos e mercadorias adquiridas
A V, F, V
B F, V, V
C V, V, V
D V, F, V
E F, F, V

O controle dos valores de estoques pode ser realizado por meio do inventário periódico ou do inventário permanente.
Nesse sentido, avalie as seguintes asserções que tratam do inventário permanente e a relação proposta entre elas:
I – O inventário permanente controla os saldos de estoques a cada operação realizada.
II – nessa modalidade, há um nível de detalhamento maior dos valores de estoques e de custos, pois há um acompanhamento desses valores a cada operação realizada pela empresa.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

As vendas de mercadorias podem ser realizadas com ou sem a incidência de tributos, a depender do regime de tributação da empresa, das Unidades da Federação e dos produtos envolvidos.
Nesse contexto, é correto afirmar que:
A A incidência de tributos sobre as vendas não afeta o valor lançado na conta de Receita Bruta com vendas.
B A incidência de tributos sobre as vendas não afeta os lançamentos de uma devolução de mercadorias vendidas.
C A incidência de tributos sobre as vendas não afeta o valor das receitas líquidas com vendas.
D A incidência de tributos sobre as vendas não afeta o lucro líquido do período consolidado.
E A incidência de tributos não afeta o lucro bruto do período.

O controle dos valores de estoques pode ser realizado por meio do inventário periódico ou do inventário permanente.
Nesse sentido, avalie as seguintes asserções que tratam do inventário periódico e a relação proposta entre elas:
I – O inventário periódico controla os saldos de estoques a cada operação realizada.
II – É denominado de inventário periódico por estabelecer uma aproximação constante dos saldos das contas que movimentam os estoques na contabilidade com os saldos físicos das mercadorias e dos produtos.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E) As asserções I e II são proposições falsas.

Acompanhar as decisões financeiras e gerenciais, conhecer o processo operacional e disponibilizar informações relevantes que auxiliam nas tomadas de decisões cotidianas dos usuários da informação estão entre as principais atribuições dos contadores comerciais.
Considerando as ideias do texto acima, avalie as afirmacoes a seguir.
I. A necessidade de informações personalizadas faz com que o contador comercial tenha que conhecer também os processos operacionais da organização;
II. O domínio de conhecimentos de outras áreas como Tecnologia da Informação e gestão de pessoas é dispensável ao contador, à medida que as empresas possuem profissionais com esses conhecimentos;
III. A composição e as variações patrimoniais são elementos essenciais para que o contador comercial consiga apurar o resultado da organização.
A Apenas a assertiva I
B Apenas a assertiva II
C Apenas a assertiva III
D Apenas as assertivas I e III
E Apenas as assertivas II e III

Mais conteúdos dessa disciplina