Logo Passei Direto
Buscar

Patologia

Colégio Objetivo
A produção de espécies reativas – radicais livres é parte integrante do metabolismo e está presente em condições normais, notadamente nos processos fisiológicos envolvidos na produção de energia, regulação do crescimento celular, fagocitose, sinalização intracelular e síntese de substâncias importantes, tais como hormônios e enzimas. Para contrabalançar essa produção e seus potenciais efeitos negativos, o organismo dispõe de um sistema antioxidante.
Diante do exposto, analise as seguintes afirmacoes: I. Radicais livres são átomos, grupos de átomos ou moléculas que possuem elétrons livres não pareados em sua camada orbital externa, o que explica sua instabilidade e elevada reatividade. II. Os radicais livres podem ser iniciados dentro das células pela absorção de energia radiante; por reações exógenas que ocorrem durante os processos metabólicos normais; e no metabolismo enzimático de drogas ou substâncias químicas. III. Quando o equilíbrio entre a formação e inativação dos radicais livres gerados nas células se rompe, quer por aumento na produção dos radicais, quer por redução nos mecanismos antioxidantes, inicia-se o estresse oxidativo, que resulta em lesões celulares. IV. O estresse oxidativo pode originar danos, como envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares ou neurodegenerativas, influenciando negativamente na qualidade de vida. Marque a alternativa que contenha as afirmações corretas:
a. I, III e IV.
b. II e IV.
c. I, II e III.
d. II, III e IV.
e. I, II, III e IV.
User badge image
patologia360

há 5 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 dias

Vamos analisar cada uma das afirmações: I. Radicais livres são átomos, grupos de átomos ou moléculas que possuem elétrons livres não pareados em sua camada orbital externa, o que explica sua instabilidade e elevada reatividade. Verdadeiro, essa definição está correta e descreve bem o que são radicais livres. II. Os radicais livres podem ser iniciados dentro das células pela absorção de energia radiante; por reações exógenas que ocorrem durante os processos metabólicos normais; e no metabolismo enzimático de drogas ou substâncias químicas. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois descreve as várias formas pelas quais os radicais livres podem ser gerados. III. Quando o equilíbrio entre a formação e inativação dos radicais livres gerados nas células se rompe, quer por aumento na produção dos radicais, quer por redução nos mecanismos antioxidantes, inicia-se o estresse oxidativo, que resulta em lesões celulares. Verdadeiro, essa afirmação está correta e explica bem o conceito de estresse oxidativo. IV. O estresse oxidativo pode originar danos, como envelhecimento precoce, doenças cardiovasculares ou neurodegenerativas, influenciando negativamente na qualidade de vida. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois relaciona o estresse oxidativo a várias condições de saúde. Como todas as afirmações (I, II, III e IV) estão corretas, a alternativa correta é: e) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Lesão ou processo patológico é o conjunto de alterações morfológicas, moleculares e/ou funcionais que surgem nas células e tecidos após agressões. As alterações morfológicas que caracterizam as lesões podem ser observadas a olho nu (alterações macroscópicas) ou ao microscópio de luz ou eletrônico (alterações microscópicas e submicroscópicas).
Diante do exposto, analise as seguintes afirmacoes: I- Lesão celular ocorre quando as células são estimuladas tão intensamente que não são mais capazes de se adaptar ou quando são expostas a agentes naturalmente nocivos ou são prejudicadas devido a anormalidades intrínsecas. II- A resposta celular independe da natureza e/ou gravidade do estresse e do estado intrínseco da célula. III- Nos estágios iniciais ou nas formas leves de lesão, as alterações morfológicas e funcionais são reversíveis, se o estímulo nocivo for removido. IV- A lesão pode progredir a partir de um estágio reversível e culminar na morte celular. Marque a alternativa que contenha as afirmações corretas:
a. I, II, III e IV.
b. I, II e IV.
c. II, III e IV.
d. I, III e IV.
e. II e IV.

Os cigarros eletrônicos contêm um composto químico que pode causar câncer e que foi proibido como aditivo alimentar segundo um estudo publicado pelo jornal "JAMA Internal Medicine". O composto, chamado pulegona, “está presente em extratos de óleo preparados de menta e as suas variedades como hortelã e poejo", afirmou o pesquisador Sairam Jabba, do Departamento de Anestesiologia na Faculdade de Medicina de Duke, na Carolina do Norte. A pulegona é um cancerígeno que causa câncer de fígado, metaplasia pulmonar e outros neoplasmas nos roedores que recebem administração oral.
Diante do exposto, analise as seguintes afirmações sobre Metaplasia: I. Metaplasia é uma resposta adaptativa reversível em que um tipo de célula epitelial ou mesenquimal adulta sensível a um determinado estímulo nocivo é substituído por outro tipo de célula em desenvolvimento que tenha maior capacidade de suportar o ambiente adverso. II. No fumante habitual de cigarros, as células epiteliais normais, colunares e ciliadas da traqueia e dos brônquios, são, com frequência, substituídas por células epiteliais escamosas estratificadas. III. O epitélio escamoso estratificado, mais resistente, é capaz de sobreviver sob circunstâncias nas quais o epitélio colunar especializado, mais frágil, teria sucumbido. IV. É considerada uma alteração indesejável devido ao início de uma transformação maligna no epitélio metaplásico, pois embora o revestimento epitelial se torne resistente, os mecanismos de proteção contra infecções são perdidos. Marque a alternativa que contenha as afirmações corretas:
a. I, II, III e IV.
b. III e IV.
c. II, III e IV.
d. II e III.
e. I, II e III.

Alterações nucleares aparecem em um de três padrões, todos devidos à destruição inespecífica do DNA. A basofilia da cromatina pode perder a cor que é a _________________, uma alteração que, provavelmente, reflete a perda de DNA pela degradação enzimática por endonucleases. Um segundo padrão é a _________________, caracterizada por retração nuclear e aumento da basofilia. No terceiro padrão, conhecido como __________________, o núcleo picnótico sofre fragmentação. Com o decorrer do tempo (1 ou 2 dias), o núcleo da célula necrótica desaparece totalmente.
As palavras que completam as frases acima corretamente de acordo com as alterações nucleares devido à degradação do DNA são, respectivamente:
a. Cariorrexe, Picnose, Cariólise
b. Cariólise, Picnose, Cariorrexe
c. Picnose, Cariólise, Cariorrexe
d. Picnose, Cariorrexe, Cariólise
e. Cáriólise, Cariorrexe, Picnose

A patologia se dedica ao estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais em células, tecidos e órgãos que constituem a base das doenças. Por meio do uso de técnicas moleculares, microbiológicas e morfológicas, a patologia tenta explicar os porquês e as causas dos sinais e sintomas manifestados pelos pacientes, fornecendo, portanto, uma base racional para a terapêutica e os cuidados clínicos.
Diante do exposto, analise as seguintes afirmações: I. O estudo da patologia é dividido em patologia geral e patologia sistêmica. A patologia geral se preocupa com as reações comuns das células e tecidos aos estímulos nocivos. Tais reações, geralmente, não são específicas de um determinado tecido. Por outro lado, a patologia sistêmica examina as alterações e os mecanismos subjacentes das doenças específicas de determinado órgão. II. Os quatro aspectos de um processo de doença que formam o cerne da patologia são: sua causa (etiologia), os mecanismos bioquímicos e moleculares do seu desenvolvimento (alterações morfológicas), as alterações estruturais provocadas nas células e órgãos do corpo (patogenia ou patogênese) e as consequências funcionais dessas alterações. III. Os resultados das alterações genéticas, bioquímicas e estruturais nas células e tecidos são anormalidades funcionais, as quais provocam as manifestações clínicas (sinais e sintomas) das doenças, bem como a sua progressão (curso clínico e consequências). IV. Sinais são as alterações orgânicas evidentes no paciente, ou seja, é o que o profissional da área de saúde pode detectar clinicamente no paciente e sintomas são as manifestações clínicas que o paciente relata e, por isso, são consideradas objetivas. Marque a alternativa que contenha as afirmações corretas:
a. II e III.
b. II, III e IV.
c. I e II.
d. I e III.
e. I, II e IV.

A patologia se dedica ao estudo das alterações estruturais, bioquímicas e funcionais em células, tecidos e órgãos que constituem a base das doenças. Por meio do uso de técnicas moleculares, microbiológicas e morfológicas, a patologia tenta explicar os porquês e as causas dos sinais e sintomas manifestados pelos pacientes, fornecendo, portanto, uma base racional para a terapêutica e os cuidados clínicos.
A Patologia cuida dos aspectos de ______________________ (estudo das causas), ______________________ (estudo dos mecanismos), _______________________________ (estudo das alterações morfológicas dos tecidos que, em conjunto, recebem o nome de lesões) e ___________________________ (estudo das alterações funcionais de órgãos e sistemas afetados). As palavras que completam as frases acima corretamente de acordo com as áreas da Patologia são, respectivamente:
a. Etiologia, Patogênese, Anatomia Patológica e Fisiopatologia.
b. Patogênese, Anatomia Patológica, Etiologia e Fisiopatologia.
c. Etiologia, Anatomia Patológica, Patogênese e Fisiopatologia.
d. Etiologia, Anatomia Patológica, Patogênese e Fisiopatologia.
e. Etiologia, Fisiopatologia, Patogênese e Anatomia Patológica.

Mais conteúdos dessa disciplina