Logo Passei Direto
Buscar

Nutrição

UNICSUL

A teníase humana é uma infecção parasitária causada por espécies de tênia Taenia saginata, Taenia solium e Taenia asiatica. As pessoas podem infectar-se com esses parasitas comendo carne bovina ou suína crua ou mal cozida. As pessoas com teníase geralmente têm sintomas gastrointestinais leves ou podem não apresentar sintomas. As tênias variam de tamanho de acordo com a espécie, podendo atingir 12 metros de comprimento e produzir até 100.000 ovos, sendo um grande problema de saúde pública em todo o mundo.


A respeito do ciclo e da epidemiologia da teníase, avalie as proposições a seguir.


I. Os ovos de tênias podem sobreviver dias, até meses, a infecção de bovinos e suínos ocorre pela ingestão de vegetação contaminada com a tênia adulta, que consegue se reproduzir no animal.


II. No intestino humano, os cisticercos desenvolvem-se em torno de 2 meses para atingir o estágio adulto, podendo sobreviver até anos no intestino delgado através de sua fixação pelo escólex.


III. O diagnóstico da doença é realizado através de exames de fezes, que devem ser coletadas em três dias diferentes, e a análise deve ser realizada em microscópio para avaliar a presença de ovos.


IV. A prevenção é realizada através do cozimento correto das carnes em temperaturas seguras que garantam a destruição do patógeno. Para o tratamento, são indicados anti-helmínticos, como praziquantel e niclosamida.


É correto o que se afirma em


A- II,III e IV, apenas


B- I e II, apenas


C- III e IV, apenas


D- II e III, apenas


E- I,II,III e IV  

User badge image
Leandro Sorbo

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada proposição: I. Os ovos de tênias podem sobreviver dias, até meses, a infecção de bovinos e suínos ocorre pela ingestão de vegetação contaminada com a tênia adulta, que consegue se reproduzir no animal. Essa afirmativa é incorreta, pois a infecção em bovinos e suínos ocorre pela ingestão de ovos, e não pela ingestão de vegetação contaminada com a tênia adulta. II. No intestino humano, os cisticercos desenvolvem-se em torno de 2 meses para atingir o estágio adulto, podendo sobreviver até anos no intestino delgado através de sua fixação pelo escólex. Essa afirmativa é verdadeira, pois os cisticercos se desenvolvem em tênias adultas no intestino humano. III. O diagnóstico da doença é realizado através de exames de fezes, que devem ser coletadas em três dias diferentes, e a análise deve ser realizada em microscópio para avaliar a presença de ovos. Essa afirmativa é verdadeira, pois o diagnóstico realmente envolve a coleta de fezes em dias diferentes para aumentar a chance de detectar ovos. IV. A prevenção é realizada através do cozimento correto das carnes em temperaturas seguras que garantam a destruição do patógeno. Para o tratamento, são indicados anti-helmínticos, como praziquantel e niclosamida. Essa afirmativa é verdadeira, pois o cozimento adequado das carnes é uma forma eficaz de prevenção e os medicamentos mencionados são utilizados no tratamento. Agora, resumindo as análises: - I: Falsa - II: Verdadeira - III: Verdadeira - IV: Verdadeira Portanto, as proposições corretas são II, III e IV. A alternativa que contém todas as proposições verdadeiras é: A- II, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina