A doutrina define que o Constitucionalismo consiste na divisão do poder, para que se evite o arbítrio e a prepotência, e representa o governo das leis e não dos homens, da racionalidade do Direito e não do mero poder. Já o poder constituinte é aquele capaz de editar uma Constituição, estabelecendo uma organização jurídica fundamental, dando forma ao Estado, constituindo poderes e criando normas de exercício de governo, tal qual o estabelecimento de seus órgãos fundamentais, os limites da sua ação e as bases do ordenamento econômico e social. Acerca do constitucionalismo e poder constituinte, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Constitucionalismo moderno consiste em regras e princípios organizadores do Estado sempre voltados à limitação dos poderes políticos e os estabelecimentos de regras referentes aos direitos e garantias fundamentais em favor do povo daquele país.
( ) O poder constituinte é a expressão da vontade popular que representa o anseio da sociedade politicamente organizada, delimitando a estrutura do Estado e fazendo com que os representantes do povo não possam alterar as normas constitucionais.
( ) O Poder Constituinte é o poder de concepção da Constituição, e esses poderes devem ser exercidos por pessoas autorizadas.
( ) Todos os aparecimentos dos poderes constituídos na constituição só podem ser acatados como válidos se respeitarem as disposições existentes no conhecido texto constitucional.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:A) V - F - F - F.
B) V - F - V - V.
C) V - F - V - F.
D) F - V - F - V.
Ed
há 5 dias
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o Constitucionalismo e o poder constituinte: ( ) Constitucionalismo moderno consiste em regras e princípios organizadores do Estado sempre voltados à limitação dos poderes políticos e os estabelecimentos de regras referentes aos direitos e garantias fundamentais em favor do povo daquele país. É verdadeira (V). O constitucionalismo moderno realmente busca limitar os poderes do Estado e garantir os direitos fundamentais dos cidadãos. ( ) O poder constituinte é a expressão da vontade popular que representa o anseio da sociedade politicamente organizada, delimitando a estrutura do Estado e fazendo com que os representantes do povo não possam alterar as normas constitucionais. É falsa (F). Embora o poder constituinte represente a vontade popular, os representantes do povo podem, em certas circunstâncias, alterar normas constitucionais, desde que sigam os procedimentos estabelecidos na própria Constituição. ( ) O Poder Constituinte é o poder de concepção da Constituição, e esses poderes devem ser exercidos por pessoas autorizadas. É verdadeira (V). O poder constituinte é, de fato, o poder que cria a Constituição e deve ser exercido por pessoas ou entidades que tenham a devida autorização para tal. ( ) Todos os aparecimentos dos poderes constituídos na constituição só podem ser acatados como válidos se respeitarem as disposições existentes no conhecido texto constitucional. É verdadeira (V). Os poderes constituídos devem respeitar a Constituição, que é a norma suprema do ordenamento jurídico. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a B) V - F - V - V.