Logo Passei Direto
Buscar
Com base no texto acima, assinale a opção correta acerca de desenvolvimento:
a Desenvolvimento e crescimento econômico podem ser entendidos como sinônimos, pois ambos tratam da transformação social qualitativa atrelada a aspectos sociais, econômicos e ambientais. b A medida do crescimento econômico de um país, representada pelo PIB, também permite a análise de benefícios no campo social e ambiental. c O crescimento econômico garante o desenvolvimento de um país, a distribuição de renda e IDH (índice de Desenvolvimento Humano) alto. d O aumento no crescimento econômico gera um aumento proporcional na qualidade de vida das pessoas e contribui para o desenvolvimento sustentável. e O desenvolvimento é uma transformação social qualitativa que depende de forças sociais e econômicas, mas que não pode deixar de levar em conta as forças naturais e o meio ambiente.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 dias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 dias

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre desenvolvimento: a) Desenvolvimento e crescimento econômico podem ser entendidos como sinônimos, pois ambos tratam da transformação social qualitativa atrelada a aspectos sociais, econômicos e ambientais. - Esta afirmação é incorreta, pois desenvolvimento e crescimento econômico não são sinônimos; o crescimento é uma parte do desenvolvimento, mas não abrange todos os aspectos qualitativos. b) A medida do crescimento econômico de um país, representada pelo PIB, também permite a análise de benefícios no campo social e ambiental. - Embora o PIB seja uma medida de crescimento, ele não captura adequadamente os benefícios sociais e ambientais, portanto, essa afirmação é enganosa. c) O crescimento econômico garante o desenvolvimento de um país, a distribuição de renda e IDH (índice de Desenvolvimento Humano) alto. - Essa afirmação é problemática, pois o crescimento econômico não garante automaticamente desenvolvimento ou uma boa distribuição de renda. d) O aumento no crescimento econômico gera um aumento proporcional na qualidade de vida das pessoas e contribui para o desenvolvimento sustentável. - Essa afirmação é simplista, pois o crescimento econômico não necessariamente resulta em aumento proporcional da qualidade de vida. e) O desenvolvimento é uma transformação social qualitativa que depende de forças sociais e econômicas, mas que não pode deixar de levar em conta as forças naturais e o meio ambiente. - Esta afirmação é correta, pois reconhece que o desenvolvimento envolve aspectos sociais, econômicos e ambientais, enfatizando a importância das forças naturais. Portanto, a alternativa correta é: e) O desenvolvimento é uma transformação social qualitativa que depende de forças sociais e econômicas, mas que não pode deixar de levar em conta as forças naturais e o meio ambiente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A esse respeito, leia a citação abaixo: O planejamento físico e regional pode desempenhar um papel fundamental na harmonização de interesses econômicos e ecológicos, até o ponto que uma adequada localização de atividades industriais e de qualquer outro tipo possa levar a uma melhor utilização de recursos, reduzindo ao mesmo tempo os possíveis impactos ambientais negativos (SACHS, 2007, 140). Assinale a alternativa que melhor explicita o conceito definido na citação:
a Refere-se ao regionalismo, que prioriza os interesses locais em detrimento dos interesses globais, uma vez a tendência atual é se fechar contra o mundo, promovendo fortalecimento das fronteiras e o nacionalismo ao invés da abertura de mercados e da globalização. b Refere-se às parcerias entre os setores público e privado, que busca a oferta de serviços à população com um custo menor, mais eficiência e menos burocracia. c Refere-se à logística reversa, que busca primeiro visualizar impacto da produção de uma mercadoria para depois planejar toda a cadeia produtiva. Assim, especialistas são convocados para essa articulação e para pensar todas as situações envolvidas no processo. d Refere-se à injeção da lógica econômica dentro da lógica ecológica, visto que discurso ambientalista há muito tempo advoga contra o consumismo e à transformação acentuada da natureza, o que prejudica a geração de empregos e o desenvolvimento de países pobres. e Refere-se ao planejamento participativo, que prioriza a participação dos indivíduos envolvidos nos processos para que haja uma harmonia entre os interesses sociais, ecologia e economia.

Mais conteúdos dessa disciplina