-
DAILANE ALVES DE SOUSA
16_33049939
Hipertensão arterial (HA) é condição clínica multifatorial, caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos 140 e/ou 90 mmHg. Frequentemente se associa a distúrbios metabólicos, alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo, sendo agravada pela presença de outros fatores de risco (FR), como dislipidemia, obesidade abdominal, intolerância à glicose e diabetes mellitus
(DM). Mantém associação independente com eventos como morte súbita, acidente vascular encefálico (AVE), infarto agudo do miocárdio (IAM), insuficiência cardíaca (IC), doença arterial periférica
(DAP) e doença renal crônica (DRC) fatal e não fatal (VII Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial).
Acerca da HAS e dos fatores de risco e doenças associadas à esta, julgue os itens abaixo:
I. Para pacientes hipertensos e diabéticos, a melhor escolha para tratamento da hipertensão seria associação de um diurético tiazídico com um diurético poupador de potássio, em soro glicosado.
Il. O losartan é um potente agente anti-hipertensivo, porque inibe a conversão da angiotensina I em angiotensina II.
Ill. Conforme descrito no texto, a HAS é uma doença que pode estar associada a Insuficiência Cardíaca. Caso o paciente possua as duas patologias, o tratamento correto seria a utilização de diuréticos poupadores de potássio.
IV. Para uma paciente gestante e hipertensa, o tratamento deve ser realizado utilizando o captopril, devido à segurança do medicamento.
A
F, F, F, F.
B V, F, V. F.
C V, V, V, V.
D F, F, V, F.
E V,V,F,F
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre hipertensão arterial (HA) e os fatores de risco associados: I. Para pacientes hipertensos e diabéticos, a melhor escolha para tratamento da hipertensão seria associação de um diurético tiazídico com um diurético poupador de potássio, em soro glicosado. É falsa. A combinação de diuréticos tiazídicos com diuréticos poupadores de potássio não é a abordagem padrão, e o uso de soro glicosado não é uma prática comum nesse contexto. II. O losartan é um potente agente anti-hipertensivo, porque inibe a conversão da angiotensina I em angiotensina II. É falsa. O losartan é um bloqueador do receptor da angiotensina II, não inibe a conversão, que é feita pela enzima conversora de angiotensina (ECA). III. Conforme descrito no texto, a HAS é uma doença que pode estar associada a Insuficiência Cardíaca. Caso o paciente possua as duas patologias, o tratamento correto seria a utilização de diuréticos poupadores de potássio. É verdadeira. Diuréticos poupadores de potássio são frequentemente utilizados em pacientes com insuficiência cardíaca e hipertensão, mas devem ser usados com cautela. IV. Para uma paciente gestante e hipertensa, o tratamento deve ser realizado utilizando o captopril, devido à segurança do medicamento. É falsa. O captopril é contraindicado durante a gestação, pois pode causar malformações fetais. Agora, vamos classificar as afirmações: I - F II - F III - V IV - F Portanto, a sequência correta é: D) F, F, V, F.