Logo Passei Direto
Buscar
Quanto à garantia legal e ao regime de responsabilização do Código de Defesa do Consumidor, considere as proposições seguintes e assinale a alternativa correta:
O CDC determina que os produtos e serviços colocados no mercado sejam de boa qualidade: sem vícios ou defeitos que os tornem impróprios para uso ou consumo ou que lhes diminuam o valor.
O CDC adotou o regime de garantia legal. A própria lei dá a garantia, independentemente de garantia contratual.
As duas proposições são corretas e a segunda justifica a primeira.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 2 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 semanas

Vamos analisar as proposições apresentadas em relação ao Código de Defesa do Consumidor (CDC): 1. Primeira proposição: O CDC realmente determina que os produtos e serviços colocados no mercado sejam de boa qualidade, sem vícios ou defeitos que os tornem impróprios para uso ou consumo ou que diminuam seu valor. Isso está de acordo com o que estabelece o artigo 18 do CDC. 2. Segunda proposição: O CDC adota o regime de garantia legal, que é uma proteção ao consumidor, garantindo que os produtos e serviços tenham um padrão mínimo de qualidade. Essa garantia é dada pela própria lei, independentemente de uma garantia contratual adicional. Agora, analisando a afirmação final: "As duas proposições são corretas e a segunda justifica a primeira." Isso é verdadeiro, pois a garantia legal (segunda proposição) é uma forma de assegurar que a qualidade dos produtos e serviços (primeira proposição) seja mantida. Portanto, a alternativa correta é que as duas proposições são corretas e a segunda justifica a primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Pode-se afirmar que:
As duas proposições são corretas e a segunda justifica a primeira.
É preciso estabelecer se houve dolo ou culpa, ou se o erro médico decorreu de caso fortuito, ou da culpa de terceiros, como o Estado, que não forneceu material ou ambiente necessário para o tratamento.
Se não houver culpa ou dolo, não há obrigação de indenizar – a responsabilidade do médico não é objetiva.

Pode-se afirmar que:
Apenas I é correta.
I. O erro médico pode ensejar sanções nos âmbitos penal, civil e administrativo.
II. A responsabilidade civil do médico é objetiva, não depende de culpa, por se tratar, o paciente, de consumidor dos serviços do profissional da saúde.
III. A doutrina aponta exclusivamente vantagens na contratação do seguro de responsabilidade civil por parte do médico.

Mais conteúdos dessa disciplina